17º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi reúne 5 mil pessoas

Considerado o maior da América Latina, o evento contou com 25 maquetes com dimensões de até 11,50 x 1,80 metros e público de diversos Estados do Brasil

O 17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi, considerado o maior da modalidade de trens elétricos na América Latina, reuniu cinco mil visitantes, no último dia 25 de julho (sábado), na Estação Ferroviária de Bebedouro (SP). O evento contou com a exposição de 25 maquetes, que caracterizam cidades e paisagens rurais por onde o trem passava, as dimensões chegavam a 11,50 x 1,80 metros. A ação reuniu famílias de diversos Estados do Brasil, como, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Segundo Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos e organizador da mostra, o objetivo da ação é o de aproximar a modalidade da comunidade. “O 17º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi foi um sucesso. Recebemos pessoas de diversas regiões do país, que não mediram esforços para conhecer e prestigiar”, comenta.

O evento também contou com o concurso de relíquias da empresa, que premiou os colecionadores de modelos antigos fora de linha. As categorias premiadas foram: locomotiva, carro de passageiro, vagão de carga, publicações da Frateschi e kit, além de o ferreomodelista mais antigo e ferreomodelista do município mais distante do Encontro.

“Na minha cidade eu sou o único colecionador. Conheci o hobby em Uberlândia (MG), passei a gostar e levar toda a minha família para os encontros pelo país. A minha paixão passou para os meus filhos, que estão sempre me acompanhando. Fico muito feliz em ser premiado pela distância”, comemora Cleidomar Coimbra Divino, de Catalão (GO).

Os maquinistas Luiz Marcelo e Roberto Strasser, de Curitiba (PR), acompanham os Encontros promovidos pela Frateschi desde 2005. “Sou ferreomodelista há 20 anos. De lá pra cá não falto a nenhum evento. Eu e o Roberto trabalhamos na Rumo, como maquinistas profissionais, em Curitiba. Entramos na companhia em 1998. Desde pequeno, o meu sonho era conduzir trens. Tenho mais de mil vagões em miniatura”, explica Marcelo.

Já Roberto conta que o ferreomodelismo o conquistou com o passar do tempo. “Aprendi a gostar. Hoje, dedico um quarto da minha casa a maquetes e itens raros. Lá é o meu lazer e descanso”, conta.

Marcos Antonio, do Rio de Janeiro (RJ), e o filho Daniel Prado, fizeram uma surpresa para a colecionadora e apaixonada pelas miniaturas Adriana Prado, mulher e mãe, respectivamente. Descobriram o evento e planejaram a viagem a Bebedouro sem que ela desconfiasse. “Meu marido e meu filho me sequestraram. Eu achei que ia para outro lugar. Sou apaixonada por ferreomodelismo e eles admiram aeromodelismo. Vamos aos eventos sempre juntos. Amei a surpresa”, enaltece Adriana.

imagem_release_466293

Atrações

No Encontro, as crianças tiveram um espaço especial, onde puderam manusear as miniaturas com a orientação de monitores. Os admiradores da fotografia conheceram um pouco mais da história da ferrovia com a mostra “Trens, Trechos e Estações – fotografias de um amador”, do fotógrafo Antonio Sergio Britto. As imagens foram expostas dentro de um vagão, estacionado na estação e, durante todo o dia foram sorteadas caixas de trens elétricos, vagões, kits para montagens de casinhas e prédios, entre outros.

Um dos destaques foi lançamento de uma réplica da locomotiva mais utilizada no modal ferroviário brasileiro. O modelo AC44i da marca GE (General Electric), exclusivo da Frateschi no país, produzido em escala HO 1:87, ou seja, 87 vezes menor do que o modelo real.

O 17º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi contou com o apoio da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo e da Prefeitura de Bebedouro.

História da Estação de Bebedouro – A Estação Ferroviária de Bebedouro foi inaugurada em 1902, como linha tronco da Cia Paulista de Estrada de Ferro (CPEF). No final dos anos 90 ela foi fechada. Em 2004, depois de reformada e pintada, foi reinaugurada pela Prefeitura como “Memorial dos Ferroviários”. Atualmente existe no local, um museu ferroviário e um carro Pullmann restaurado pela ABF (Associação Bebedourense de Ferreomodelismo).

Sobre a Frateschi – Localizada em Ribeirão Preto (SP), a Frateschi Trens Elétricos é uma empresa que há 47 anos se dedica à fabricação de trens elétricos em miniatura, réplicas de composições reais. A indústria tem o objetivo de preservar a memória ferroviária por meio da prática do ferreomodelismo.

Os produtos da Frateschi se destacam no Brasil, e também no exterior, pela precisão dos detalhes originais e pela capacidade de resgatar valores como a interação familiar por meio de uma brincadeira saudável que passa de geração para geração.

Curiosidades sobre os trens – Não se pode precisar exatamente quando surgiu o primeiro modelo em miniatura de uma locomotiva ou vagão, mas certamente desde o advento da Ferrovia na Europa. Os primeiros trens em miniatura foram construídos por relojoeiros alemães entre 1850 e 1856, utilizando mecanismos de corda. Escalas – Existem diversas bitolas no mundo, sendo que a mais comum é a de 1453 mm, que dividida por 87, totaliza 16,49mm (16,5mm), na escala HO. A medida é referente à bitola dos trilhos, ou seja, a distância de um trilho ao outro, nessa escala.

Fonte: Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa – Felipe Teruel  – (16) 3237-7367.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×