A importância da leitura no desenvolvimento infantil

Além de ser um hábito muito enriquecedor, a prática cria elo afetivo entre pais e filhos

A leitura é fundamental para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças, além de melhorar a compreensão e a produção de textos. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Itaú Social, o incentivo à leitura na primeira infância está entre os fatores determinantes para o desenvolvimento intelectual e motivação acadêmica do estudante. Além disso, o aprimoramento da leitura, aos sete anos, afeta o nível socioeconômico que o indivíduo obterá aos 42.

De acordo com Thalita Thomé, coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar para alunos do Ensino Fundamental, ler histórias é a forma mais eficaz de gerar interesse pelos livros. “Quando os pais se sentam com os filhos para ler, criam um laço afetivo entre a criança e a literatura, além de ser um momento muito especial de interação familiar, algo tão importante nos dias de hoje”, afirma a pedagoga.

Na hora de contar histórias, Thalita Thomé afirma que a criatividade é livre. “Os livros têm o poder de transportar a criança para outro mundo e ampliar seus conhecimentos de forma divertida. Por isso, os pais podem usar a criatividade com teatros, usar objetos que tenham em casa, fazendo com que a criança se senti a parte de uma aventura”, acrescenta Thalita.

Para dar início a essa prática de maneira prazerosa e educativa, Thalita Tomé indica alguns livros: “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”, que aborda o respeito às diferenças e a criatividade, “A menina bonita do laço de fita”, sobre diversidade racial, “Pedro e Tina”, uma história mostra a força e a importância das amizades, “História dos Pingos”, que, de forma sensível e criativa, toca na questão da personalidade e da individualidade e, por fim, o livro-imagem “A Onda”, uma história que usa apenas ilustrações e incentiva o leitor a criar o enredo em sua cabeça. “Essas obras usam uma linguagem simples e criativa e estimula as crianças, isso é muito importante para o desenvolvimento infantil”, finaliza a pedagoga.

Sobre Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica
Os Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica oferecem cursos de português, matemática e inglês para alunos do Ensino Fundamental I e II. Baseada nas novas tendências educacionais do século 21, sua metodologia inovadora oferece aprendizagem individual especializada, por meio da utilização de recursos tecnológicos e ilustrados pelos personagens da Turma da Mônica e aulas totalmente interativas, dinâmicas e de alta qualidade, visando o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança. Os Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica trouxeram para o mercado de complemento escolar um grande diferencial, propondo um aprendizado até 50% maior por saber se comunicar na mesma linguagem desta nova geração. Atualmente, a rede conta com 100 unidades em operação em todo o país.

Fonte: Dezoito Comunicação – Ruhama Rocha – (11) 3674-4400.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Riclan vence o Prêmio Embanews 2017
    23 May 20170 comentários

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×