Brinquedos estimulam o desenvolvimento das crianças

Eles servem como ferramenta de aprendizagem e para extravasar emoções durante a infância

Você já viu o que significa o verbo brincar no dicionário? Alguns resumem como se divertir ou se entreter com alguma coisa infantil. Mas para especialistas esse não é apenas um momento lúdico. A diversão está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil. “Os brinquedos didáticos ou educativos são uma ferramenta de aprendizagem. Eles influenciam a criança em várias dimensões, seja intelectual, social e física, promovendo o desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, o raciocínio, noções de cores, formas e tamanhos, já que através deles acontecem estímulos de vários sentidos e habilidades”, analisa a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.

Foto_011-2016 (Brinquedo Educativo 6)

A indústria investe cada vez mais nos brinquedos diferenciados. É o caso da Calesita, de Pomerode (SC), que está há 20 anos no mercado. “Nossa equipe está focada sempre na combinação de diversão e aprendizado. Acreditamos que toda criança deve crescer brincando e que cada fase é importante. Todos os brinquedos da nossa marca são desenvolvidos com muito carinho e cuidado para estimular, desenvolver a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória e facilitar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos”, destaca a gerente comercial da Calesita e especialista em brinquedos, Josiane de Mattos Dalmann.

A psicóloga destaca a importância de brinquedos adequados a cada idade. “O brincar primeiramente é a forma de expressão e comunicação, funcionando como uma porta de entrada para o acesso das emoções, conceitos e dificuldades”, diz Valéria. Alguns exemplares encontrados atualmente reforçam a aposta da indústria em brinquedos didáticos, como a Doceria Animada, o Zoo Maluco, a Mesinha Encantada ou a Smart Table e a Casinha Alegre da Calesita.

 

Foto_009-2016 (Brinquedo Educativo 4)

A empresa explica que a Casinha Alegre, por exemplo, estimula o desenvolvimento psicomotor fino e grosso. “Promove a integração de pequenos músculos para a realização de ações como encaixar as pecinhas nas formas geométricas (fino) e estimula o controle do corpo, músculos e movimentos de grandes massas musculares para realização das atividades (grosso). Nesse mesmo brinquedo a criança precisa da força dos braços para conseguir abrir as portinhas ou trancar. Além disso, o brinquedo desperta habilidades cognitivas de exploração, experimentação e manipulação de objetos”, fala Josiane.

Foto_006-2016 (Brinquedo Educativo 1)

Brincar em família

Um dos diferenciais dos brinquedos educacionais ou didáticos é que, normalmente, a criança pode utiliza-lo sozinha. Mas vale destacar que brincar prepara as crianças para o futuro, o que faz importante a companhia dos pais nesse momento. “Brincar ativa a atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Por isso a importância dos pais e a família brincarem juntos. Assim os pequenos estarão trabalhando não só a sua relação com o mundo, mas também dividindo espaços e experiências com outras pessoas”, pontua a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.

Outro fator lembrado pela especialista é que é interessante que os pais deixem que a criança conduza a brincadeira. “É importante ressaltar que a negociação entre pais e filhos durante a brincadeira deve existir, até mesmo para se ter claro o papel de cada um. Esse momento também é importante para que os pequenos aprendam a lidar com frustrações e perdas”, completa. 

 

Calesita Brinquedos

SAC Calesita: 47 3242-2222

Rua Hermann Guenther,525, Ribeirão Clara

Pomerode (SC)

Fonte: Oficina das Palavras – Camile Magalhães – (47) 3322-0545.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×