Centro Marista de Defesa da Infância lança livro pelo Direito ao Brincar

Publicação visa contribuir para o fortalecimento do Direito ao Brincar e o desenvolvimento integral e humano na primeira infância

 Observando as crianças brincarem, podemos notar que esse ato é essencial para a construção das relações, e que brincar acontece durante toda a vida. É muito comum que crianças ao se juntarem, sempre questionam vamos “— Brincar de quê?”. Pensando nisso, o termo foi escolhido para dar nome ao projeto e ao título do livro desenvolvido pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lançado no dia 20 de março, na PUCPR, em Curitiba.

O lançamento do livro “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, foi realizado no Espaço FTD Digital Arena, durante o seminário “O Direito ao Brincar e as Práticas Lúdicas para a Infância”. Um dos destaques do seminário é a participação de Adriana Klisys, pesquisadora sobre o brincar na infância e autora de livros como o Ciência, Arte e Jogo – Projetos e Atividades Lúdicas na Educação Infantil.

Capa_livroBrincadique

“Brincar é ganho de tempo, não perda de tempo! A brincadeira embala a criança para a vida e o adulto para encontrar sua natureza primeira. Brincadeira não tem idade, nem pra começar, nem pra terminar! Com ou sem filho, todo mundo deveria entrar na brincadeira e poder desfrutar dela o maior tempo possível”, diz Klisys.

O direito ao brincar está previsto no artigo 31 da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. É um dos temas do assessoramento a instituições, realizado pelo Centro Marista de Defesa da Infância, que considera o brincar na primeira infância fundamentais para a formação que embasa o desenvolvimento humano integral.

Conforme informações do livro, em pesquisa realizada pelo International Play Association (IPA) em 2010, envolvendo oito países em quatro continentes, foram identificadas 115 violações do direito de brincar pelo mundo, tais como a pressão para a aquisição de conhecimento educacional, o crescente papel da mídia eletrônica e a baixa consciência da importância do brincar e da recreação.

“É importante fomentar os projetos e políticas públicas com foco no brincar, a fim de fortalecer e efetivar esse direito para as crianças. Cabe aos adultos, educadores, voluntários, agentes sociais e de saúde, entre outros, facilitar a ação lúdica e a promoção desse direito”, enfatiza Sheila Pomilho, analista de assessoramento do Centro Marista de Defesa da Infância e organizadora do livro.

A publicação tem o intuito de contribuir para que as crianças sejam reconhecidas como sujeitos de direitos. Reúne artigos com temas que tratam do brincar, a exemplo das diferentes culturas infantis, das múltiplas linguagens, do espaçotempo, da educação, dos jogos, brinquedos e brincadeiras e da convivência familiar e comunitária. O livro trás, ainda, relatos de experiências e apresenta ações e práticas que apoiam e indicam novas possibilidades para efetivação deste direito nos cotidianos das instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br.

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br.

Fonte: Lead Comunicação – Cíntia Gomes e Denise Angelo – (11) 3168-1412.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×