Confira resultados da pesquisa CONNECTED KIDS, da Nickelodeon

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Estudo explora hábitos de consumo de mídia pelas crianças e a relação delas com diferentes dispositivos e tipos de conteúdo

Pesquisa online realizada em 10 países com pais e filhos de 4 a 11 anos

A Nickelodeon, uma das marcas multimídia de entretenimento para crianças e família mais reconhecidas e amplamente distribuídas em todo o mundo, acaba de revelar os achados da primeira fase da pesquisa “Connected Kids”, que investiga os hábitos de consumo de mídia das crianças e a relação delas com diferentes dispositivos e conteúdos – e que contará com mais duas etapas. O grande objetivo do estudo é compreender as mudanças recentes na maneira como as crianças assistem à TV. Para isso, foram ouvidas famílias com filhos na faixa dos 4 a 11 anos em dez países: Brasil, México, Reino Unido, Austrália, Itália, Alemanha, Filipinas, França, Malásia e Holanda.

Segundo a pesquisa, 72% das crianças consideram assistir a conteúdos de TV e vídeo sua atividade de entretenimento favorita – 98% declararam que desenhos animados é o conteúdo que mais assistem e 60% adoram assisti-los na TV.

O estudo foi conduzido pelo departamento de Consumer Insights e Data Innovation da Viacom International Media Networks (VIMN) e apresentado ao mercado brasileiro por Adriana Pascale, Diretora de Consumer Insights & Analytics da Viacom Brasil. “O principal insight que tiramos nessa primeira fase da pesquisa é que a TV permanece como o aparelho preferido entre as crianças. Os novos dispositivos estão sendo cada vez mais utilizados, mas sempre de forma complementar à TV”, comenta a executiva.

Abaixo seguem alguns resultados do estudo:

72% das crianças consideram assistir a conteúdos de TV e vídeo sua atividade preferida de entretenimento. No Brasil, o número sobe para 75%.

Ø Depois da TV, as crianças preferem brincar dentro de casa, brincar fora de casa, desenhar, jogar vídeo game, ler, acessar redes sociais e ouvir música, nessa ordem;
Ø Apenas na Alemanha a TV não foi apontada como atividade preferida de entretenimento entre as crianças, elencada em quarto lugar;
Ø 60% das crianças adoram assistir a desenhos na TV;

51% das crianças assistem a programas de TV e vídeos durante mais de 2 horas por dia.
No Brasil, o número sobe para 70%.

Ø Crianças passam menos tempo assistindo à TV e vídeos – menos de duas horas por dia – na Holanda (79%), Alemanha (74%), França (67%) e Austrália (63%);
Ø Filipinas apresenta maior proporção de crianças que assistem à TV e vídeos mais de 5 horas por dia (21%). O país asiático é o único à frente do Brasil, onde o índice é de 18%;
Ø Holanda apresenta maior proporção de crianças que assistem à TV e vídeos menos de 1 hora por dia (32%).

Onde e quando: as crianças assistem a maioria dos conteúdos de TV e vídeo em casa (94%)
Proporção brasileira é a mesma da média global, mas acima no que diz respeito a como o surgimento de novas mídias e dispositivos tem permitido o acesso a esses conteúdos de vários novos lugares.

Ø 26% assistem a conteúdos de vídeo no carro – no Brasil, proporção é de 30%;
Ø 16% assistem a conteúdos de vídeo enquanto estão em salas de espera (consultório médico ou dentista) – no Brasil, proporção é de 30%;
Ø Os momentos preferidos das crianças para assistir a conteúdos de TV são durante à tarde e à noite – no Brasil, a manhã também é importante;

63% das crianças brasileiras já possuem tablets próprios.
Conforme as crianças vão crescendo, a posse de aparelhos próprios aumenta.

Ø No Brasil, assim como na média global, 80% dos televisores estão em posse de toda a família;
Ø Tablet é o dispositivo de maior posse das crianças: 52%. No Brasil, o número sobe para 63%;
Ø Filipinas aparece como o país com maior quantidade de smartphones (34%) e tablets (66%) em posse das crianças – e como o país com menor quantidade de consoles de vídeo game em posse das crianças (15%);
Ø Na Austrália, apenas 7% dos smartphones estão em posse das crianças;

Atributos associados à TV revelam conexão emocional entre as crianças e o aparelho.

Ø Os cinco atributos mais associados ao televisor pelas crianças, foram: Fácil de Usar, Compartilhado, Confiável, Amigável e Rápido;
Ø Os cinco atributos mais associados ao tablet pelas crianças, foram: Portátil, Fica por perto, Pessoal, Flexível e Novo;
Ø A TV foi apontada como o aparelho mais fácil de usar por 64% das crianças – tablet foi eleito o mais portátil por 57%;

Televisores e Smart TVs são os aparelhos preferidos pelas crianças para assistir a conteúdos de TV e vídeo.

Ø Televisores e Smart TVs são aparelhos que as crianças SEMPRE utilizam para assistir a conteúdos de TV e vídeo para 67% e 52% dos entrevistados, respectivamente – terceiro e quarto aparelhos do ranking são TV + Dispositivo de Streaming (29%) e Tablet (25%);
Ø Dentre os dispositivos utilizados ÀS VEZES pelas crianças para assistir a conteúdos de TV e vídeo, TV + Dispositivo de Streaming e aparelho de DVD lideram com 59% e 69%, respectivamente;
Ø Smartphone NUNCA é utilizado para assistir a conteúdos de TV e vídeo para 46% dos entrevistados;
Ø Brasil é o país com maior índice de crianças que SEMPRE utilizam a TV para assistir a conteúdos de TV e vídeo: 82%, contra 67% da média global. Holanda apresenta o menor índice: 46%.
Ø A Smart TV é o aparelho preferido das crianças: engloba o melhor dos dois mundos: a comodidade da TV e a flexibilidade da internet;

TV é o aparelho mais utilizado quando a criança sabe o que quer assistir em 73% dos casos analisados. No Brasil, índice sobe para 79%.

Ø Quando querem assistir algo em particular que não está passando na TV no momento, 33% das crianças recorrem ao Tablet, mesmo índice para o Notebook. Smartphone aparece como última opção, com 24%;
Ø Quando não estão em casa, Smartphone aparece como solução para 26% das crianças;

TV e Smart TV são utilizadas na maior parte do dia.
Outros dispositivos obtiveram percentual maior de respostas para “nenhum horário especifico”.

Ø Período da manhã se mostra particularmente importante no Brasil, onde 36% das crianças consideram o momento favorito para assistir TV. No mundo, a média é de 21%;
Ø A TV e a Smart TV são os únicos aparelhos utilizados tanto durante a semana como no fim de semana. No caso dos outros aparelhos, o uso é maior durante os fins de semana;

TV e Smart TV são utilizadas em família, enquanto outros dispositivos são utilizados quando as crianças estão sozinhas ou com amigos.

Ø 46% das crianças passam mais tempo assistindo a conteúdos de TV e vídeo na Smart TV com os pais;
Ø 42% das crianças passam mais tempo assistindo a conteúdos de TV e vídeo no Tablet quando estão sozinhas;
Ø 40% das crianças passam mais tempo assistindo a conteúdos de TV e vídeo no Smartphone quando estão sozinhas. No Brasil, índice sobe para 51%;

Todos adoram desenhos animados: 98% das crianças SEMPRE costumam assistir a esse tipo de conteúdo. No Brasil índice é de 99%.

Ø Filmes aparecem como o segundo tipo de conteúdo preferido para assistir SEMPRE: 86%. No Brasil, índice sobe para 98%;
Ø Brasil lidera no índice de crianças que assistem SEMPRE a vídeos divertidos na internet: 94%. Média global é de 74%;

As crianças assistem a qualquer episódio de seus programas favoritos, seja uma repetição ou uma estreia. No entanto, conforme vão crescendo demostram maior interesse pelas estreias.

Ø Entre crianças de 4 a 6 anos, 92% assistem aos episódios dos seus programas de TV favoritos sem se importar com a quantidade de vezes que já os tenham visto;
Ø Já entre crianças de 7 a 11 anos, índice cai para 79%: 21% afirmam fazer o possível para se manterem atualizados com os últimos episódios de seus programas favoritos;

Mais informações sobre VIMN Insights and Research podem ser encontradas em: http://vimninsights.viacom.com/

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A Nickelodeon é uma das marcas multimídia de entretenimento para crianças e família mais reconhecidas e amplamente distribuídas em todo o mundo. Ao longo dos anos construiu um negócio diversificado e global, colocando sempre as crianças em primeiro lugar. O portfólio da empresa inclui a programação de televisão e produção em todo o mundo, além de eventos especiais, produtos de consumo, serviços digitais, recreação, livros, filmes e iniciativas de responsabilidade social. Fora dos Estados Unidos, a Nickelodeon faz parte da Viacom International Media Networks, uma divisão da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB, VIA), um dos líderes mundiais em criação de conteúdo e programação em todas as plataformas de mídia.

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A Viacom International Media Networks Américas, uma unidade da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB,VIA), é proprietária e opera as marcas de entretenimento do portfólio da companhia, que figuram entre as mais populares do mundo, as quais incluem a MTV, Nickelodeon, Comedy Central, BET, Paramount Channel, Channel 5 no Reino Unido, VH1, VIVA, COLORS, Spike, Game One and Tr3s: MTV, Música y Más, além de suas respectivas propriedades na América Latina (incluindo o Brasil).
As marcas Viacom atingem, em todo o mundo, um acumulado de mais de 3,4 bilhões de assinantes em cerca de 180 países e territórios através de mais de 200 operadoras locais e mais de 550 propriedades em mídia digital e TV mobile, em 40 idiomas. Fique pode dentro das novidades da VIMN através do canal VIMN PR no Twitter: www.twitter.com/VIMN_PR. Para mais informações sobre a Viacom e seus negócios, visite www.viacom.com, www.blog.viacom.com e a conta da empresa no Twitter (www.twitter.com/Viacom)

Fontes: Viacom Brasil – Nickelodeon – Natasha Szaniecki Novak e Felipe M. Reis.

Fundamento Produções – Luís Siciliano e Ana Amaral – (11) 5095-3888.

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