Estúdio catarinense produz jogos para mercado americano

Tem criação verde e amarela levando diversão, interatividade e promoção de marcas a empresas dos Estados Unidos. As diversas utilidades dos jogos eletrônicos conquistaram os americanos e estão aos poucos atraindo investidores brasileiros. Quem participa desse processo de propagação do potencial de jogos eletrônicos com foco em divulgação de marcas ou produtos é a catarinense Orbitotal, um estúdio de criação de conteúdo digital com foco em games.

A tecnologia produzida é interativa: de sites a games, de aplicativos a animações. A Orbitotal é uma empresa startup e tem cerca de dois anos de existência. Mas afinal, o que são esses produtos? Marlon Moser, um dos idealizadores da Orbitotal, explica que a empresa atua principalmente em duas vertentes. Os advergames, que há mais de uma década são fortes fora do Brasil, e a gamificação que está começando a se fortalecer no país e no Exterior. Ambos são recursos atraentes para os amantes de jogos eletrônicos. Porém, com propósitos distintos.

Os advergames são jogos promocionais usados para promover produtos e marcas. Além disso, eles são um estímulo extra para que o usuário sempre retorne para o site, atraído pela diversão oferecida pelo jogo. Uma organização da Flórida, nos EUA, por exemplo, pediu à Orbitotal um site e um game educacional chamado Factanium. O material ensina fatos sobre a Segunda Guerra Mundial entre outros (www.nextgenerations.org).

Já a gamificação é o uso do design e da mecânica de jogos para enriquecer atividades e contextos diversos normalmente não relacionados a jogos. Na gamificação, o competidor é recompensado a cada fase concluída. É muito usada para treinamento. O usuário pode interagir como em uma rede social, comparando o próprio desempenho com o de um amigo na web. Um bom exemplo de gamificação é o trabalho feito pela Orbitotal para uma organização americana, em que estudantes enviam trabalhos, competem entre si e ganham medalhas virtuais pelo desempenho. (www.genzproject.org/contests-test.html).

Para 2014, a meta da Orbitotal é conquistar o mercado interno. Tudo o que foi produzido lá fora poderá servir de modelo para dar segurança a empresas que ainda sintam-se inseguras com essas ferramentas de divulgação e fidelização. Já faz alguns anos, antes mesmo de o projeto de criar a Orbitotal, que o empresário Marlon Moser vem se envolvendo no desenvolvimento de conteúdo multimídia.

Ele estudou esta área e também animação 3D em São Paulo, Washington DC e Nova York. Hoje, ele está com um pé no mercado americano, mas de olho no Brasil. “Aposto que vamos conseguir auxiliar na propagação desse mercado de criação no nosso país. Nossos produtos representam um grande retorno de investimento aos clientes e uma forma muito eficaz de assimilação de conteúdo”, comenta o empreendedor.

Foto_007-2014 (Game Factanium-menor)

Quer saber mais?

– A Orbitotal foi conteúdo de uma reportagem no jornal Chicago Tribune sobre o game educacional

(http://www.chicagotribune.com/news/fl-holocaust-game-20140502,0,3375498.story)

– Advergame chamado “Pep Man” feito para o restaurante Pepper Jack, de Blumenau (SC). O game ensina, entre outras coisas, boas maneiras. Se o jogador tentar pegar a chave do carro depois de beber, uma voz avisa: “Você bebeu e não pode dirigir”. O game será também disponibilizado na forma de aplicativo para celular.

(https://www.youtube.com/watch?v=eKIp-FasnXs)

– O game Hallo Blumenau faz uma crítica bem humorada ao trânsito do município e também divulga a cidade mostrando os ícones turísticos. O game é vendido na forma de aplicativo na App Store. (https://vimeo.com/89759839)

– A Orbitotal lançou recentemente sua plataforma para gamificação chamada ORBIGAME. O grande diferencial é o uso frequente de jogos com bastante movimento e diversão. (http://www.orbitotal.com/gamification/brasil.html)

Fonte: Oficina das palavras – Lucas Paraizo – (47) 3346-3797.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×