Estúdio de Violet Evergarden é vítima de incêndio criminoso: 24 pessoas morreram

Por Rafael Arbulu

Um incêndio com ares criminosos tomou os estúdios Kyoto Animation, tirando a vida de pelo menos 24 pessoas. Pelas informações divulgadas pela agência de notícias AFP, um homem que aparentava mais de 40 anos de idade foi visto despejando um líquido “parecido com gasolina” em diversas áreas da empresa e ateando fogo com um isqueiro.

Violet Evergarden é uma produção dos estúdios Kyoto Animation e está no catálogo global da Netflix (Imagem: Divulgação/Netflix)

Cerca de 30 caminhões dos bombeiros e ambulâncias foram direcionados ao local, que contava com mais de 70 pessoas presentes na hora do incidente. Muitos acabaram se ferindo em graus variados de queimaduras.

O suspeito acabou ferido durante o incêndio e foi levado para o hospital, onde está mantido sob guarda da polícia local. Informações não-confirmadas indicam que ele teria dito “Eu comecei o fogo” durante o socorro prestado.

Em torno das 10h30, horário local, uma explosão foi ouvida no primeiro andar do prédio conhecido como “Primeiro Estúdio”, onde a maior parte das produções da Kyoto Animation — popularmente conhecida como “KyoAni” — são feitas.

A empresa tem a reputação de ser um ambiente favorável à valorização dos funcionários: é prática comum no Japão que animadores sejam pagos por produções quadro a quadro, ou seja, ganham por produção desenvolvida, sem vínculo empregatício com os estúdios em si. No caso da KyoAni, os profissionais são devidamente contratados, com salários fixos e benefícios, além de terem horários de trabalho majoritariamente respeitados (a comunidade de animadores diz que o chamado “crunch”, ou seja, esticar o tempo de trabalho para acelerar a entrega de um produto, não existe na empresa).

Algumas das produções da KyoAni atingiram popularidade global, com o caso mais recente sendo o de Violet Evergarden, cujo anime teve seus direitos de transmissão adquiridos pela Netflix. Outros nomes bem conhecidos, como K-On!, The Melancholy of Harumi Suzumiya e Full Metal Panic, saíram da Kyoto Animation.

A empresa foi fundada por Yoko e Hideaki Hatta no ano de 1981, situada em Uji, um município localizado nos arredores da cidade de Kyoto. Um tuíte capturou, de longe, o momento do incêndio.

Fonte: Canal Tech – Por Rafael Arbulu – 18/7/2019.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui