Exclusivo! Fase de transição e mudanças

Falando sobre comportamento

Se formos comparar uma criança de 3 anos há 10 anos e uma criança de 3 anos hoje, teremos grandes surpresas. Bom, mas isso não me parece novidade. O que pode surpreender são as principais mudanças que aconteceram ao longo desses anos.

Em pesquisa realizada pela Play, com mães de crianças de 3 até 5 anos de idade, fase na qual são denominadas Crianscentes (sim, aqui temos a primeira adolescência da infância), conseguimos perceber algumas mudanças. A pesquisa teve uma base comparativa avaliando como era uma criança da geração Y – aquelas nascidas entre 1980 e 1995 – aos 5 anos de idade e uma criança hoje com até 5 anos.

Alguns pontos foram avaliados:

1. Quem era a referência de comportamento até os 5 anos de idade?
Resposta da geração Y: Os pais.
Resposta dos crianscentes: Os pais ainda, mas também o grupo e, claro, os personagens.
O que mudou?
Os pais deixaram de ser a única referência das crianças, dando espaço para o grupo, uma vez que hoje começam a frequentar desde muito cedo a escola. Com isso, elas têm a influência dos colegas e até mesmo de seus cuidadores. Sem contar que, quanto mais cedo a criança recebe estímulos, mais cedo ela começa a se relacionar com o universo de oportunidades. Aqui entram também os personagens, que engajam e geram identificação.

2. Quando a criança começava a construir suas verdades?
Resposta da geração Y: A partir dos 5 anos de idade.
Resposta dos crianscentes: A partir da sua diversidade de contatos.
O que mudou?
Socialmente a criança tinha como regra entrar na escola a partir dos 5 anos de idade, quando iniciava a preparação da alfabetização. Atualmente, o ingresso se dá antes de 1 ano de idade, muitas vezes, com 5 ou 6 meses, o que estimula ainda mais o convívio social e as projeções desta criança.

3. Como eram divididas as brincadeiras?
Resposta da geração Y: Por gênero (meninos e meninas).
Resposta dos crianscentes: Por interesse.
O que mudou?
Nessa fase, a criança não entende muito a diferença de gêneros, sendo que para ela é natural se relacionar, brincar e aprender, sem levar em consideração essa distinção. Antigamente existia uma imposição maior da sociedade – não que hoje não exista, mas a criança já consegue lidar melhor com o não e com as diferenças quando o assunto são brincadeiras. Principalmente pelo estímulo da escola que favorece que essa fase seja de experimentação e descoberta e que todos podem ser e brincar com o que quiserem.

Isso acaba abrindo uma oportunidade maior em várias categorias de produto em que o gênero cede espaço para o grupo de interesses.

Sem contar que essa é a fase da busca pela autonomia. Não que eles já consigam fazer todas as coisas sozinhos, mas existe um desejo e, aqui, está a grande oportunidade de pensar em produtos e experiências com os quais as crianças tenham autonomia, podendo fazer sozinhas, pois esse é o grande driver dessa fase.

A fase crianscente é de total valorização do conhecimento, das descobertas, dos porquês. É uma fase marcada por aprendizados, mas engana-se quem acredita que apenas eles aprendem. Todos passam por constantes aprendizados tendo crianças nessa fase por perto – desde os pais, que aprendem a lidar com diversas situações, até a escola e a sociedade, que passa por um grande processo de transformações e mudanças, adaptando-se a essa nova geração disposta a mudar o mundo… Esperamos que para melhor!

Ana Amélia De Cesaro e Aurélia Picoli, sócias-diretora da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente. Empresa de pesquisa e conteúdo especializado em crianças, adolescentes, jovens adultos e famílias.

Fonte: Revista Zero a Três #44 [EP Grupo] – Coluna Falando sobre Comportamento.

 

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • [cycloneslider id="slide-banners"]

  • Siga-nos no Facebook

  • EP Grupo no Instagram

    No images found!
    Try some other hashtag or username
  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Primeiros passos protegidos
    23 Aug 20190 comentários

    © Copyright 2018 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×
    MAILLING EPGRUPO


    ×