Expo Toys 2018: Personagens impulsionam vendas e lançamentos

Os produtos licenciados, com personagens do cinema e TV, já representam em torno de 30% do mercado de brinquedos. A feira Expo Toys 2018, que começa dia 24 em São Paulo, traz inúmeros lançamentos nessa área.

Com estreia programada ainda neste mês de junho, o filme “Os Incríveis 2”, da família de super-heróis que encanta a todos, está sendo aguardado não somente pelos fãs dos personagens, mas também pelo comércio varejista.

Isso porque seus personagens saltaram da tela do cinema para as prateleiras das lojas de brinquedos de todo o País em formato de uma infinidade de produtos – bonecos, relógios, ioiôs, barcos, quebra-cabeças, bonecos de pelúcia, livros, entre outros. E com a estreia do novo filme, os lojistas têm uma certeza: as vendas de produtos com os personagens do filme irão aumentar.

Este casamento entre o cinema/tevê com a indústria de brinquedos é um dos principais fatores que tem impulsionado as vendas do setor nos últimos anos. Para aumentar a atração de um brinquedo sobre o consumidor, os fabricantes estampam a imagem de algum super-herói ou personagem famoso. Trata-se da estratégia de licenciamento, em plena ascensão no segmento de brinquedos, que mais a utiliza no Brasil.

Segundo dados da empresa de pesquisa GFK, o número de licenças para brinquedos cresce a cada ano. E o segmento de itens licenciados já representam em torno de 30% do mercado de brinquedos. Isso porque as crianças “antenadas” (com acesso a muitos canais de TV por assinatura, tablets e Internet) querem ter os personagens famosos que já conhecem do mundo digital.

“O licenciamento é uma poderosa ferramenta de marketing que pode ajudar o varejo a se aproximar e estreitar relacionamento com o cliente, além de gerar crescimento de vendas”, ressalta Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL). Segundo dados da entidade, o mercado brasileiro de itens licenciados no varejo tem crescido em média cerca de 5% ao ano e movimenta negócios de quase R$ 20 bilhões/ano.

Vitrine de licenciados
A feira de brinquedos Expo Toys 2018 que acontece em São Paulo (SP) de 24 a 26 de junho, no pavilhão Pró Magno Centro de Eventos, pretende atrair lojistas de diferentes partes do País para as compras do Dia das Crianças e Natal.
Além de brinquedos com descontos de até 60% para os lojistas, a Expo Toys 2018 será uma importante vitrine com mais de 200 lançamentos e inovações de brinquedos em diversos setores, entre eles o de licenciamento.

A Brasilflex, por exemplo, expositora da feira, possui linha com cerca de 200 itens licenciados, como o Relógio do Mickey, Big Bolhão Masha e o Urso, Bolha de Sabão Princesinha Sofia, Bubble Brister Meu Malvado Favorito etc.
Entre suas novidades nessa área estarão brinquedos com os personagens do filme “Os Incríveis 2”, da Disney; a princesa corajosa Nella, da Nickelodeon; e produtos da novela “As Aventuras de Poliana”, que acabou de estrear no SBT. “Cerca de 60% da linha de produtos da Brasilflex é constituída por licenciados, com personagens da Disney, Warner, Cartoon, Galinha Pintadinha, Nickelodeon e Lady Bug”, revela Eliane Mason, diretora comercial.

Licenciamento também é uma das apostas da Brinquedos Anjo na Expo Toys 2018. A empresa levará inúmeros itens com personagens de destaques como o da gatinha mais famosa do mundo, a Hello Kity, além de artigos da Warner Bros, Capcom, Hasbro e outros.

Segmento crescente dos licenciados é o dos livros infantis. A Ciranda Cultural, outra participante da Expo Toys 2018, apresentará novas marcas que serão suas grandes apostas para o mercado infantil este ano, como a PJ Masks, Peppa Pig, Masha e o Urso. A editora possui mais de 30 linhas de produtos com diferentes personagens na área de produtos licenciados, que representam cerca de 40% do seu catálogo.

A Editora DCL – Difusão Cultural do Livro Eireli também apostará na feira Expo Toys divulgar seus produtos licenciados. A empresa apresentará novos livros de atividades e máscaras com licenças da Disney. Outros destaques da empresa serão os livros embalados em latas, entre eles “Princesas”, licença da Disney, e “Meu Malvado Favorito”, da Universal Studios.

Os livros de personagens da Disney e da Universal relacionados a filmes e séries de TVs, como o da Frozen e do Pica-Pau, são também apostas da empresa nesse segmento. “A maior parte de nosso catálogo é de produtos licenciados. Os produtos com personagens favoritos das crianças funcionam como forma de incentivo no processo da leitura”, esclarece Nilton Barbosa, gerente comercial da empresa.

2ª FEIRA DE BRINQUEDOS EXPO TOYS
Data: 24 a 26 de junho/2018
Local: Pró Magno Centro de Eventos – São Paulo (SP)
Horário: 24 e 25/06 – 10h às 20h – 26/06 -10h às 17h
Expositores: mais de 80 marcas da indústria nacional e importadores
Público: em torno de 3 mil visitantes/compradores
Entrada: profissionais do setor mediante credenciamento online (expobrasilfeiras.com.br) ou na entrada do evento
Pacotes de viagem e hotés: (11) 5033-3137
Organização e Promoção: Expo Brasil
Mídias Sociais: facebook.com/ExpoToys1 – instagram.com/expotoys
Informações: www.expobrasilfeiras.com.br

Fonte: IGP House Comunicação & Marketing – Ivaldo Gonçalves.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui