Faber-Castell comemora 85 anos no Brasil

Faber-Castell-–-Produtos

Subsidiária brasileira possui a maior fábrica de EcoLápis do mundo

A Faber-Castell, líder mundial na produção de EcoLápis, completa 85 anos de operações no Brasil e comemora o bom momento pelo qual a empresa passa. Líder mundial no setor, a subsidiária brasileira representa 40% do faturamento global da companhia, produz 1,9 bilhões de EcoLápis ao ano, emprega 2.700 colaboradores e exporta seus produtos para mais de 70 países. Com um portifólio abrangente e sempre investindo em tecnologia e inovação, a Faber-Castell Brasil comercializa mais de 1000 itens que acompanham os consumidores em todas as fases da vida, entre eles: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, minas, Gift Sets, além dos produtos artísticos e dos exclusivos instrumentos e acessórios de luxo para a escrita, das marcas Graf von Faber-Castell, Art & Graphics e Design.

A Faber-Castell Brasil manterá o intenso trabalho para continuar melhorando a qualidade, competitividade e inovação de seus produtos em direção às necessidades dos consumidores. “Realizamos pesquisas e estudos constantes para aprimorar os produtos já existentes e também desenvolver outros. Um exemplo é a Linha Grip – uma linha de produtos de escrita com design inovador que traz formato triangular e exclusivas esferas antideslizantes que proporcionam maior conforto e firmeza nono traço”, afirma Marcelo Tabacchi, Presidente da Faber-Castell Brasil. “Outro destaque é a Canetinha Ponta Vai e Vem, que foi desenvolvida com base nas necessidades e expectativas de professores, pais e alunos, diagnosticadas em pesquisas realizadas pela empresa ao longo de três anos. O produto inédito do mercado traz uma tecnologia que impede que a ponta afunde, garantindo maior durabilidade. Estas canetinhas possuem, ainda, outros diferenciais como espaço para escrever o nome da criança – o que facilita a identificação do material”, completa Tabacchi.

Todos os produtos da Faber-Castell são fabricados com matérias-primas de altíssima qualidade, atóxicas e totalmente seguras para o uso infantil, testadas em laboratório próprio e aprovados pelo INMETRO, além de atenderem à legislação da União Européia e às especificações dos órgãos competentes dos Estados Unidos.
Nestes 85 de atuação no Brasil, a empresa conquistou uma reconhecida reputação em responsabilidade socioambiental. A Faber-Castell Brasil é a única empresa no mundo a trabalhar exclusivamente com madeira reflorestada certificada pelo FSC®: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de Ecolápis em terras devastadas e impróprias para a produção agrícola. Ao todo, a Faber-Castell mantém em Prata 9.6 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 3.1 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6.5 mil de áreas plantadas com pinus caribaea, matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos por ano no País, 100% são de madeira certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), principal órgão internacional na área de manejo florestal sustentável.

Em 2015, a Faber-Castell registrou um saldo positivo em relação à proteção climática. Um estudo científico realizado pela associação de inspeção técnica alemã TÜV Rheinland® confirmou que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono do que emite. Isto significa que elas retêm consideravelmente mais CO2 do que a empresa emite em todo o mundo. Ao contrário de outras empresas que apenas compensam suas emissões de carbono através da compra de créditos de carbono, a Faber-Castell pode considerar-se completamente carbono neutro e contribui verdadeiramente para a proteção climática.

A filial brasileira conta com uma fábrica em São Carlos (SP), uma em Manaus (AM), e uma unidade de produção de mudas e operações florestais com industrialização da madeira em Prata (MG), onde possui ainda um projeto sustentável pioneiro no mundo, sendo a única empresa a plantar madeira para seus EcoLápis. O projeto de reflorestamento da empresa foi iniciado em 1989 e hoje conta com uma área de aproximadamente 10.000 hectares divididos em 10 parques florestais, sendo que cerca de 2.300ha são de área de preservação permanente e 6.700ha são de áreas plantadas com Pinus Caribea. O projeto e seus EcoLápis são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Números curiosos

Os 9,6 hectares de áreas plantadas, em Prata (MG) equivalem a 9 campos de futebol;
Com a quantidade de EcoLápis produzidos em um ano – 1,9 bilhão de unidades – enfileirados é possível dar 10 voltas ao redor da Terra;
O Animalis, projeto da Faber-Castell que existe há 23 anos, já identificou 237 espécies de aves, 25 espécies de répteis, 35 espécies de anfíbios, 159 espécies de formigas, além de 64 espécies diferentes de mamíferos;
A Faber-Castell em parceria com a TerraCycle, por meio da “Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell”, programa contínuo de coleta e reciclagem de materiais escolares superou a marca de 500 mil unidades coletadas e 200 mil pessoas impactadas em quatro anos.
História no Brasil

1926 – Os empresários Joaquim Gabriel Penteado e Luiz Faber fundaram a L. Faber & Cia. em Campinas (SP). Na mesma época, foi inaugurada também a empresa Lápis H. Fehr, do suíço Germano Fehr, em São Carlos (SP).
1930 – Acontece a fusão da H Fehr com a alemã Johann Faber, dando início a Lápis Johann Faber S.A. Com a compra da Alemã Johann Faber pelo Conde Roland von Faber-Castell, membro da sétima geração da família, a indústria brasileira passa a fazer parte do grupo A.W. Faber-Castell. Sete anos mais tarde, a L Faber & Cia une-se ao grupo.
1967 – A Lápis Johann Faber passa a usar a marca Faber-Castell em seus produtos no Brasil.
Anos 50 – a Faber-Castell inicia as primeiras pesquisas na área de reflorestamento, mostrando seu pioneirismo nas questões ambientais.
1983 é lançada a famosa propaganda Aquarela, conhecida por gerações. Referência do mercado e sucesso até hoje.
1989 – a Faber-Castell Brasil dá inicio ao projeto de plantio e cultivo de árvores, em busca da auto-suficiência madeireira para produção de seus lápis. dez anos depois, o projeto é certificado pelo FSC (Sprest Stwardship Council).
1992 – é inaugurado o SAC Faber-Castell, o primeiro Centro de Atendimento ao Consumidor do segmento.
2007 – os lápis de cor e de grafite Faber-Castell passam a ser chamados de EcoLápis, trazendo um novo conceito para o principal produto da empresa e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
2012 – a Faber-Castell estabelece uma parceria com a TerraCycle e lança um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente.
2015– As florestas da Faber-Castell Brasil garantem ao grupo internacional a posição de empresa Carbono Neutro.

Sobre a Faber-Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Em 2012 a Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html).

Faber-Castell
SAC: 0800-7017068
Site: www.faber-castell.com.br

Fonte: Ideal – Assessoria de imprensa Faber-Castell Brasil – Mirella Gutierrez, Carla Saemi e Andréa Farias – (11) 4873 7900.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Inove na comemoração do seu filho
    13 Dec 20170 comentários

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×