Faber-Castell marca presença na Bett Educar

Com palestra do pesquisador Leo Burd do MIT Media Lab e oficina mão na massa, os participantes poderão mergulhar em uma experiência única.

Pesquisas internacionais já apontam a criatividade como uma competência importante para os desafios do futuro. Especialistas na área de educação estão em busca de soluções inovadoras que irão preparar as crianças a partir de habilidades e competências fundamentais, como a capacidade de resolução de problemas complexos. Nesse cenário, a Faber-Castell identificou a oportunidade de ajudar pais, professores e escolas a alavancar o potencial criativo das crianças: em 2017, criou seu Programa de Aprendizagem Criativa, uma iniciativa pioneira desenvolvida em parceria com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab, que já está em prática em escolas no Brasil.

Para fomentar discussões consistentes sobre o tema, a Faber-Castell marca presença na Bett Educar, entre os dias 14 e 17 de maio, com estande exclusivo e programação de atividades na feira e no congresso. O objetivo é apresentar a aprendizagem criativa, que explora ferramentas como storytelling, design thinking e maker (atividades mão na massa) a gestores, coordenadores pedagógicos e educadores. Além disso, o Programa tem como princípio a participação do professor como mediador e sua abordagem está totalmente integrada à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Ainda no espaço da marca, os visitantes poderão participar de uma Oficina de Aprendizagem baseada em micromundos, que irá transportá-los para uma floresta encantada. A atividade será durante todos os dias da feira, com duração de até 15 minutos. Uma equipe dedicada a projetos de educação da Faber-Castell estará disponível no local para conversar sobre a abordagem.

De acordo com Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell, a intenção é cada vez mais investir em metodologias e soluções que ampliem as possibilidades do pensamento criativo dentro e fora de sala.

“A velocidade das mudanças que temos enfrentado nos últimos anos, e que possivelmente irá se acentuar no futuro, faz com que novos modelos de aprendizagem, que estimulem as crianças a pensarem de forma inovadora, sejam fundamentais. Cada vez mais habilidades como senso crítico, comunicação, criatividade e colaboração são fundamentais para prepará-las para a vida adulta. Não bastará apenas ter a informação e o conhecimento. O grande diferencial será como usá-los de forma criativa e inovadora”, explica o executivo.

Confira a programação:

Rodas de conversa no estande

14/5
Bate-papo sobre como a abordagem da Aprendizagem Criativa potencializa as competências gerais da BNCC com Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare,.
Horário: 15h
Duração: 40 minutos

15/5
Bate-papo sobre Aprendizagem Criativa Faber-Castell com Leo Burd, do MIT Lab.
Horário: 15h
Duração: 40 minutos

16/5
Bate-papo sobre Criatividade e Neurociência na escola com Adriessa Santos.
Horário: 15h
Duração: 40 minutos

Programação Congresso

14/5
Palestra sobre Aprendizagem Criativa Faber-Castell: uma abordagem que integra storytelling, ideação e mão na massa com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab.
Horário: 17h30
Duração: 1 hora
Onde: Auditório 6

15 e 16/5
Workshop sobre Aprendizagem Criativa com a pedagoga Ana Carolina Dorigon.
Horários: Manhã – das 10h às 13h; tarde – das 14h às 17h
Duração: 3 horas
Onde: conferir no site do evento – www.bettbrasileducar.com.br/agenda-congresso

A Bett Educar deve reunir mais de 22 mil visitantes, além de cerca de 250 expositores. Com extensa grade de conteúdo, o evento conta com congresso voltado a educadores e um Fórum de Gestores. Para mais informações: https://www.bettbrasileducar.com.br/

Fonte: Ideal H+K – Giovanna Bizelli – (11) 4873 7900.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui