Foroni comemora 90 anos com crescimento embasado em inovação e portfólio diversificado

Entrada da nova direção marcou a terceira virada da empresa que ganha espaço em um mercado estabilizado graças às inovações em desenvolvimento de produto.

Empresa familiar e 100% brasileira, a Foroni atravessou seus 90 anos de história colecionando sucessos frente aos diversos desafios enfrentados pelo setor papeleiro durante o período. Sob o comando da terceira geração de herdeiros de Primo e Yolanda Foroni, a empresa se modernizou e apresenta ritmo de crescimento constante.

O segredo para a boa performance da empresa, que em 2013 cresceu 19%, está no portfólio de produtos, cuidadosamente pensado para contemplar opções de marcas para públicos de todos os perfis econômicos, sociais, de faixa etária e de estilo. Além de um olhar atento de seus diretores para os anseios dos consumidores. “Os grandes desafios enfrentados pela Foroni ao longo dos tempos estão ligados à evolução do setor e do consumidor. Nosso grande diferencial sempre foi a adaptação àquilo que o mercado demanda a cada período”, afirma Marici Foroni, diretora de marketing.

Ela mesma foi responsável por uma das grandes viradas da empresa, na década de 90 quando começaram a fabricar agendas e cadernos, tendo pela primeira vez produtos para o consumidor final. “Durante as últimas quatro décadas, podemos dizer que a Foroni passou por quatro grandes viradas, uma a cada 10 anos, apresentando saltos de crescimento e marcando importantes mudanças estratégicas”, explica Marici.

Fundada em 1924, pelo casal de jovens imigrantes italianos, Yolanda e Primo Foroni, a empresa nasceu como uma pequena fábrica de blocos e cadernetas no bairro do Cambuci, em São Paulo.

linha-de-producao_foroni_2_baixa

Graças à boa visão de mercado e oportunidades dos fundadores, o negócio foi ampliando. Em 1970, já com a participação dos herdeiros do casal na direção, a Foroni diversificou a produção e passou a fabricar livros fiscais. Com a instabilidade econômica, as normas contábeis se alteravam com frequência, gerando aumento da procura por documentos atualizados. Nesta época, como reflexo do sucesso, a empresa adquiriu seu primeiro prédio próprio.

A década de 80 foi marcada pela aquisição da JB envelopes, o produto acabou se tornando muito importante no portfólio da Foroni. Com vendas até então majoritariamente corporativas, durante o início dos anos 90, a Foroni entrou para o mercado de produtos para o consumidor final, produzindo agendas e cadernos.

“Essa mudança de trajetória foi estrategicamente crucial para o futuro do nosso negócio. Pouco tempo depois, a internet se disseminou, os livros fiscais deixaram de existir e os envelopes perderam muito mercado. Com o investimento em cadernos e agendas ganhamos um novo fôlego”, esclarece Marici.

No ano de 2000, já firmada nos segmentos de cadernos e agendas, a empresa busca diferenciação para ampliar seu market share. “Focamos no desenvolvimento de produto, com tendências de moda e estilo, investimos em marcas licenciadas e inovações para gerar maior valor agregado”, salienta Marici.

Com esse novo posicionamento, a Foroni conquistou destaque no mercado de papelaria e se posicionou entre os três principais players do mercado papeleiro. “Sem dúvidas, o investimento em novas marcas e inovações na categoria foram fundamentais para que a Foroni chegasse à posição que ocupa atualmente. Muitos concorrentes nossos, que não se atualizaram, foram ficando pelo caminho”, diz Marici.

Para o gerente de vendas Ricardo Luccas Baena, outro diferencial histórico da Foroni é sua escalada financeira de acordo com o crescimento de mercado. “A direção sempre teve a preocupação de crescer conforme a realidade do negócio. Investimentos foram feitos e equipamentos comprados para atender à demanda do mercado. poucas empresas apostaram em tendências ou equipamentos para atender às demandas específicas de determinadas épocas. A Foroni soube investir naquilo que é sólido para manter a base crescente e manter a competitividade”, avalia Baena.

Além dos cadernos e agendas, principal fonte de faturamento, a empresa ainda produz e comercializa uma extensa linha de gifts, envelopes, impressos fiscais, cadernetas, fichários, mochilas e linha para escritório. Atualmente a empresa conta com três unidades industriais, mais de 500 colaboradores e atua tanto no mercado nacional, como internacional, atendendo mais de 12 mil clientes localizados no Brasil, EUA, América Latina, África e Europa.

www.foroni.com.br

Fonte: Ralcoh – Gisele Araújo – (11) 3257-4741 ramal 16.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×