Foroni conquista mercado internacional

Empresa brasileira investe em mercados internacionais e registra recorde de exportação em 2015

Com sua marca consolidada no mercado nacional de artigos papeleiros e em uma trajetória de sucesso de mais de 90 anos e com mais de 3.000 itens em seu portfólio de produtos distribuídos em linhas licenciadas e próprias, como Disney, Barbie, Ferrari, Rio 2016, Peppa Pig, Candy Crush, Paul Frank, Minions, entre muitas outras que estampam cadernos e agendas, a Indústria Gráfica Foroni também é destaque nos territórios internacionais. A exportação de cadernos, agendas e envelopes já representa para a empresa mais de 12% do volume de vendas anual.

Marici Foroni, diretora de marketing da Foroni
Marici Foroni, diretora de marketing da Foroni

Atualmente a Foroni está presente em sete países: Estados Unidos, Costa Rica, República Dominicana, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No total, a quantidade de material exportado em 2015 somou mais de 17.000.000 de unidades divididos em: 9.500.000 cadernos e agendas e cerca de 7.600.000 envelopes, número recorde desde 15 anos atrás, quando a empresa começou a voltar suas atenções para os mercados internacionais.

Só para os Estados Unidos, maior comprador, foram exportados 8.166.204 cadernos. Além de diversos pontos de vendas nos EUA, desde 2015 os produtos da marca são comercializados na famosa rede Staples. No Chile, outro grande país importador dos artigos Foroni, a distribuição é grande na rede de supermercados Wallmart.

Para os países da América Central (Republica Dominicana e Costa Rica) foram exportados mais de 67.000 itens. Na América Latina (Chile, Paraguay, Uruguai e Venezuela), mercado onde a Foroni está em forte expansão, foram distribuídos mais de 8.818.000 entre cadernos, agendas e envelopes.

Para atender a este volume, que no total é de 3 toneladas de papel, a produção dos materiais para os países da América Latina é feita praticamente junto com a produção para o mercado nacional durante 8 meses (julho a fevereiro). Os 4 meses restantes do ano (março a junho) são dedicados somente a produção para exportação de produtos para o mercado dos Estados Unidos.

“A Foroni possui uma planta muito automatizada que possibilita maior eficiência e controle nos processos de fabricação. Permitindo assim o reconhecimento da marca em novos mercados”. Destaca Marici Foroni, diretora de marketing.

Além de seguirem os altos padrões de qualidade e apresentarem a certificação internacional FSC® (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), ou seja, serem fabricados com matéria prima proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente responsável, cumprindo todas as condições necessárias e as leis vigentes, os produtos comercializados internacionalmente são adaptados para cada país. Itens como pauta, idioma e tamanho são alterados de acordo com o país de destino.

Contudo, o foco da Foroni é introduzir a cultura do caderno como ela é conhecida no Brasil, pois o mercado nacional é altamente exigente. Em muitos países já é possível ver isto acontecer. A ideia é que com o tempo, o caderno tenha cada vez mais um padrão universal.

O planejamento para o ano de 2016/17 é expandir ainda mais esta distribuição, ultrapassando novas fronteiras e investindo em um crescimento sólido nos mercados já estabelecidos. Atualmente a empresa está em negociação com países em potencial como, Peru, Nicaragua e El Salvador e até em destinos mais distantes, como os Emirados Árabes.

SAC: 11/2016-2000
www.foroni.com.br
Instagram: @clube_foroni
Fan Page: facebook.com/clubeforoni1
Twitter: @clube_foroni

Fonte: David do Carmo Comunicação.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui