Gibiteca de Santos abre exposição de 40 anos da Turma do Gabi

A Gibiteca Municipal de Santos “Marcel Rodrigues Paes”, abre no dia 27 de junho a exposição “40 anos da Turma do Gabi”, em homenagem aos personagens criados pelo quadrinhista e ilustrador Moacir Torres. A abertura será às 17h e a entrada será gratuita.

A mostra é uma realização do Estúdio Moacir Torres (EMT) e conta com mais de 30 peças do ilustrador, mas também de outros artistas de diversos estados brasileiros e também da Argentina.

Participam da exposição: Mario Cau, Marcos Gratão, Jorge Araujo, Marcelo Marão, Júlio Magá, Marcio Meyer, Paulo José, Nestablo Ramos, Xavier, Bira Dantas, Luke Ross, Gustavo Machado, Manoel Dama, Verde, Laudo, Antonio Tenório, Spacca, Paulo Borges, Pat Menghi, Jal, Mastrotti e Aluir Amâncio.

Imagem-40-Anos-Divulgação

Imagem-40-Anos-Divulgação

Criada em 1975, a Turma do Gabi foi lançada como tirinha de jornal na região do Grande ABC, no interior de São Paulo um ano depois. Mas, somente em 1997, a Turma virou uma revista em quadrinhos. Chegou a ter nove edições com circulação nacional, um feito para a época. Até hoje, os personagens de Moacir Torres são usados em livros didáticos, campanhas educativas e quadrinhos para crianças.

Com um traço simples e cheio de movimento, Torres criou uma turma de crianças que se diverte e passa mensagens positivas ao mesmo tempo. Apesar da “idade”, Gabi, Geninha, Bacana, o vira lata Fred, o palhaço Piruquinha, Lorenço e o gato Malucats ainda são personagens muito queridos Brasil afora.

Moacir Torres nasceu em Agudos, no interior de São Paulo em 1957, mas desde 1993 mora em Indaiatuba. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974. Em 1978 fundou a Editora Taturana, que publicou dezenas de títulos, além de jornais como o “Jornal da Taturana” e “Tempo Livre”. Criou e publicou revistas em quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis.

Duas revistas criadas por ele foram lançadas na Espanha e em Portugal. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e produzindo revistas de atividades, passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros, além de animações da Turma do Gabi.

A Gibiteca de Santos é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, a SECULT, e fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3288-1300.

Fonte: Comunicação & Design EMT – Moacir Torres – (19) 3834-3869.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×