Novas regras para fabricação e importação de brinquedos

inmetro

Proposta de regulamento fica em consulta pública até o dia 4 de janeiro.
Sociedade pode participar, enviando sugestões e relatos.

A fabricação e a importação de brinquedos ganharão regras mais rigorosas a partir de 2015. É o que pretende o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com sua mais recente portaria, ao propor novos Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para a certificação compulsória de cerca de 120 brinquedos, número que pode variar de acordo com a participação da sociedade. Entre as novas proposições, em consulta pública por 60 dias, até 4 janeiro, está que se passe a avaliar a presença de formamida em produtos feitos de EVA (espuma presente em tapetes e jogos, por exemplo) e a fazer ensaios de mordida e fervura para brinquedos da primeira idade. Uma nova classificação de faixa etária também está sendo proposta para diversos tipos de brinquedos.

“Estamos sempre atentos às inovações que acontecem na indústria e na regulamentação em outros países, além de monitorarmos os acidentes de consumo. Estamos propondo melhorias para tornar o regulamento para brinquedos, vigente desde 1992, ainda mais seguro”, destaca Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro (Dipac).

Para a revisão do regulamento foi formada uma Comissão Técnica de Brinquedos, com a participação de integrantes da indústria (fabricantes e importadores), da Fundação Abrinq, de laboratórios e organismos acreditados pelo Inmetro e de organizações não governamentais ligadas à segurança da criança e órgãos de defesa do consumidor.

A partir da data de publicação da portaria definitiva, fabricantes e importadores terão 18 meses para se adequarem à nova regulamentação e mais seis meses para deixarem de comercializar produtos fora dos padrões. O varejo terá 48 meses, a contar da publicação da portaria, para escoar o estoque e somente comercializar produtos em conformidade.

Durante o período de consulta pública, além do site do Inmetro, a sociedade poderá também colaborar pelo e-mail dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou via carta para o endereço: Rua da Estrela, 67, 2º andar – Rio Comprido – CEP 20251-900 – Rio de Janeiro, RJ, A/C da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac).

Fonte: In Press Porter Novelli – Rafael Cavalcanti, Suzana Ribeiro e Tiago Araújo – (21) 3723-8088.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×