Livro infantil Planeta Ice

A arquiteta Valeria Bijos acaba de lançar seu primeiro livro infantil, Planeta Ice (Editora Tachion, 40 pg), que surgiu a partir da necessidade de ajudar a filha Zuleica a superar o medo e a fase introspectiva causados pelas constantes mudanças de cidades. O problema passou a acontecer por causa do trabalho de Valeria, especializada em projetar aeroportos em todo o mundo. Em constante movimento, Valeria o marido e as duas filhas moraram nos Estados Unidos, além de Emirados Árabes (Dubai), Líbia e Ilha de Malta. A filha Zuleica, hoje com oito anos, foi quem mais ressentiu com as mudanças. “Ela se sentia “perdida” e “sem raízes”, já que ficava muito tempo longe dos familiares, que moravam no Brasil, e também dos amiguinhos que sempre eram deixados para trás a cada vez que mudávamos de casa”, conta Valeria.

Quando a família veio morar no Brasil, em 2012, foi que a autora percebeu o quanto as constantes mudanças haviam afetado a filha. Ela passou a ficar mais introspectiva, com dificuldades para se sociabilizar, associando qualquer evento a uma nova mudança. Por exemplo: nesta fase, ela não queria mais participar de qualquer evento da escola e nem mesmo comparecer aos aniversários dos colegas da classe ou viajar nos finais de semana. Ou seja, Zuleica somente se sentia segura dentro da sua própria casa. Ao perceber isso, a mãe Valeria Bijos resolveu escrever um livro para ajudá-la a superar o problema. “Pensei em escrever uma história infantil como alternativa à terapia, porque como mãe sempre acreditei que ninguém melhor do que eu para ajudá-la a driblar esta fase”, diz a autora. Resultado: todos que tiveram contato com a história criada por Valeria ficaram encantados e a publicação do livro contando a história do Planeta Ice e da protagonista Gelinha acabou sendo uma consequência natural.

Valeria Bijos sempre teve uma afinidade grande em relação ao mundo das artes, com atenção em especial para desenhos e contos. Por isso, imaginou um formato lúdico para a história do Planeta Ice, um lugar todo branco e gelado onde as cores teriam o papel fundamental de provocar emoções positivas nas crianças. Zuleica, que se interessou pela história criada, ajudou a mãe nas ilustrações e até batizou os personagens, o que também contribuiu no seu processo de superação.

Planeta Ice conta a jornada da pequena alienígena Gelinha e sua busca interior por uma vida feliz e plena de significados. No Planeta Ice só existia a cor branca e, por isso, seus habitantes, conhecidos como Ice-dudes e Ice-dudetes não podiam brincar e nem ouvir música ou ter amigos. Eles eram muito tristes. Inconformada com a realidade de seu planeta, Gelinha sai em uma andança pelo mundo com o objetivo de encontrar a alegria. Ao se deparar com um caminho repleto de pegadas coloridas, que lhe chamou atenção, Gelinha resolveu segui-las. Foi assim que Gelinha pôde vivenciar a maior aventura de sua vida, um caminho de aprendizado e descobertas.

O livro Planeta Ice expõe de forma leve, divertida  e bastante positiva que a vida é uma jornada e não uma separação e que cada um tem seu próprio caminho, mas que isso não é razão para tristeza. A intenção é justamente trazer para o pequeno leitor a ideia de que conhecer vários lugares e pessoas diferentes é um motivo de felicidade. “Na infância, o ser humano é mais sensível a mudanças, já que, nessa fase a personalidade e a vida social ainda estão em desenvolvimento”, explica Valeria.

A história também evidencia a importância do autoconhecimento, pois os personagens precisam fazer uma autoavaliação de si mesmos para alcançarem a felicidade. Planeta Ice ainda leva a criança a valorizar e respeitar as individualidades. Isso porque os habitantes do Planeta Ice só encontram a felicidade quando conseguem enxergar as cores e as diversidades. A autora também enfatiza a importância da família para o bem-estar da criança, assim como o valor das amizades verdadeiras. 

CAPA

Ficha Técnica:

PLANETA ICE (Editora Tachion, 40 pág.)

Tamanho: 23 x 20cm
Origem: 
Nacional
Autora: Valéria Bijos
Idioma: Português
Edição: 1
Ano: 2014
País de Produção: Brasil
Código de Barras: 9788565111232
ISBN: 8565111237
Encadernação: Brochura
Nº de Páginas: 40

Sobre a autora Valeria Bijos: nasceu em São José dos Campos e é formada em arquitetura. Mudou-se para os Estados Unidos, onde se casou e teve duas filhas. Por conta do trabalho, ela e a família moraram em muitos lugares maravilhosos, fazendo projetos em uma porção de países diferentes, até retornarem ao Brasil em 2012.

Fonte: Key Press Comunicação – Bia Marques e Caroline Fakhouri – (11) 3266-3638. 

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×