Livros interativos estimulam raciocínio em sala de aula

Série “Abremente” traz 400 perguntas e respostas para crianças de 3 a 11 anos e já vendeu mais de 50 milhões de exemplares no mundo

Como ter a atenção de uma geração que já nasce conectada? Ter atenção dos pequenos em sala de aula ou ainda desconectar pode ser desafiador para o professor. Por isso, buscar alternativas dinâmicas, que prendam a atenção das crianças e as desafiem podem ser boas opções para estimulá-las em sala de aula.

Esta é uma das propostas da série Abremente. Trata-se de livros que estimulam o raciocínio e a inteligência de crianças de 3 a 11 anos de idade. Desenvolvido por pedagogos e especialistas de educação, a série traz perguntas e respostas divididas por faixa etária para desafiar as crianças a adivinharem suas respostas.

Com uma média de 150 a 400 perguntas e respostas com níveis de dificuldade diferentes, a série é composta por 8 livros com forma de leque em box, o que os torna mais atrativos e portáteis. Com abordagem específica para o Brasil, diversos temas fazem parte da série, como conteúdos escolares e de cultura geral.

Nas páginas do Abremente, por exemplo, há Verdadeiro ou Falso, com frases dos mais variados temas; Quiz com diversas perguntas e respostas; O Intruso – são grupos de palavras do mesmo tema e apenas uma não pertence a ele; Quebra Cuca, com desafios divertidos que exploram a imaginação; e o Zoom, uma página com partes de objetos em tamanho ampliado, onde o leitor precisa adivinhar a qual objeto se refere.

Também faz parte da série as versões “escreve e apaga”, que possui outros seis livros, que visam estimular a escrita de letras cursivas, números, formas etc.

Abaixo, conheça mais sobre a série:
De 3 a 4 anos: O Abremente é composto por 150 perguntas e respostas em imagens, para que seja de fácil compreensão das crianças menores. Os pais devem ler a pergunta para os filhos e deixar que eles respondam indicando a resposta nas imagens.

De 4 a 5 anos: Também é composto por 150 perguntas e respostas em imagens, mas com um nível de dificuldade mais avançado, específico para essa faixa etária.

De 5 a 6 anos: Mesclando 150 perguntas e respostas em imagens com perguntas verbais, esse Abremente foi feito para crianças que já estão em ambiente escolar.

De 6 a 7 anos: Composto por 250 perguntas e respostas, essa edição já conta com perguntas de matemática, português e história.

De 7 a 8 anos: Com 300 perguntas e respostas, essa edição do Abremente possui perguntas mais complexas, como tempo verbal e geometria.

De 8 a 9 anos: 400 perguntas e respostas compõe essa edição que, além das matérias básicas, inclui questões de inglês, espanhol, italiano, francês, biologia, entre outras.

De 9 a 10 anos: Também com 400 perguntas, essa edição conta com todas as matérias da anterior, mas com perguntas mais complexas, como por exemplo, “Quantos eixos simétricos tem um quadrado?”.

De 10 a 11 anos: A última edição da série possui 400 perguntas e conta com todas as matérias das anteriores, mas com perguntas mais complexas, que podem ser difíceis até para quem tem mais de dez anos, como por exemplo, “O que coleciona um filatelista?”.

A série de livros Abremente é da Catapulta Editores e já bateu recorde de vendas em 2018, com 160 mil exemplares, além de 50 milhões de livros vendidos em todo mundo desde seu lançamento. Mais informações acesse www.catapulta.net.

Fonte: Agência Contatto – Bárbara Caleffo.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui