Maior uso da internet por crianças e adolescentes brasileiros é para contatar amigos e jogar

chicos

Estudo da Associação Civil Chicos.net, com o apoio da Disney, analisa impacto da tecnologia na vida de pais e filhos de 4 a 12 anos de idade

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Internet Segura – a campanha este ano acontece no dia 10 –, a Associação Civil Chicos.net apresenta os resultados da pesquisa realizada com o apoio da Disney. O estudo, que ocorreu entre junho e novembro de 2014, questiona o impacto da tecnologia na vida de garotos e garotas entre 4 e 12 anos na Argentina, México e Brasil, e o novo diálogo gerado entre eles e os adultos a partir do seu uso.

No Brasil, enquanto a maioria das crianças tem o contato com amigos (85%) e os jogos virtuais (64%) como principais motivos para acessar a internet, apenas 24% usam a rede para pesquisar informações para a escola. Nos três países pesquisados, o estudo indicou que 67% do público ouvido se conecta diariamente à web, número que ainda é maior no Brasil, chegando a 77%. Mais de um terço das crianças acessa a Internet na “privacidade” do seu quarto, com frequência maior no Brasil (41%).

Uma parcela importante das crianças tem uma estimativa de 2 horas por dia de navegação: sendo que a maior incidência é de, no máximo, 2 horas por dia. No México, 60% se conectam por menos de 2 horas por dia, enquanto nos demais países são aproximadamente 40%. Nos três países, observa-se que crianças mais velhas se conectam por mais tempo (3 a 4 horas diárias) e sem um padrão fixo. No Brasil, registra-se uma carga horária de navegação ligeiramente maior.

Ao perguntar sobre a regulamentação do uso da Internet, 83% dos pais brasileiros dizem elaborar regras para controlar o acesso dos filhos à rede. Eles ainda se consideram os principais responsáveis por promover o uso seguro da internet: 79% dos pais no Brasil consideram que sua responsabilidade está acima da escola e do Estado. Entre os aspectos que mais preocupam os pais brasileiros, estão a possibilidade de seus filhos serem abordados por um adulto (82%) e de sofrerem cyberbullying (78%).

Benefícios com menos riscos
A pesquisa integral, realizada pela consultoria de pesquisa e tendências Trendsity, dá apoio a iniciativas realizadas tanto pelo Chicos.net como pela Disney em relação à Cidadania Digital. “Os dispositivos tecnológicos são parte da vida cotidiana das crianças, e é necessário refletir sobre o papel dos pais para promover um uso seguro da Internet, permitindo aproveitar seus benefícios e minimizar seus riscos” afirma Marcela Czarny, presidente do Chicos.net. “Neste sentido, é essencial dispor de dados sobre a atuação dos pais e mães frente ao uso da Internet em suas casas, como percebem o vínculo de seus filhos com a tecnologia e como ela afeta as crianças em seu desenvolvimento como pessoas”, acrescenta.

Com uma capacidade multitarefa maior e inteligência visual mais desenvolvida, as crianças de hoje parecem ter aptidões e características diferentes das que seus pais tiveram na infância. A convivência de duas gerações distintas. Entre elas, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), se torna, em muitos casos, uma fonte de tensão na educação dos filhos. A pesquisa oferece conselhos para lidar com este desafio, apresentando uma descrição aprofundada de pais e filhos neste contexto.

“A Disney trabalha de forma proativa para incentivar as oportunidades decorrentes da tecnologia na vida das crianças e de suas famílias, sempre focada em proteger a sua segurança on-line e ajudando a construir e divulgar formas de prevenção e responsabilidade em seu uso. A pesquisa realizada com o nosso apoio pela organização Chicos.net é uma nova ferramenta para compreendermos o vínculo do nosso público com as tecnologias, permitindo assim planejar e construir propostas sobre uma base sólida de conhecimento”, afirma Claudio Chiaromonte, Vice-Presidente Executivo e Diretor Geral, The Walt Disney Company Latin America. “A divulgação destes resultados ajudará a conscientizar professores, famílias, pais e filhos sobre o uso responsável das tecnologias, fator essencial para o desenvolvimento e a segurança das comunidades em que vivem”, completa.

“A partir daqui, temos a intenção de promover um entendimento amplo do conceito de cidadania digital, onde todos os atores sociais – Estado, setor privado, meios de comunicação, escola e família – assumam suas responsabilidades e obrigações. Assim, crianças e adolescentes podem exercer plenamente os seus direitos, entendendo que o mundo “on” e “off” line, como uma fita de Möbius, são partes de um mesmo todo, com uma dinâmica constante entre o exterior e o interior”, diz Marcela Czarny, presidente de Chicos.net, e acrescenta: “Liderar este tipo de estudo em um nível regional é imprescindível para fornecer uma análise precisa sobre o tema na região. Assim, é possível desenvolver projetos e ações voltados para isso”.

Metodologia:

Abordagem Integral qualitativa e quantitativa

O projeto de pesquisa foi concretizado entre os meses de junho e novembro de 2014, e organizado em quatro etapas:
Etapa 1: compilação, análise e estudo de fontes secundárias: revisão de estudos existentes, observação constante de tendências da Trendsity e entrevistas com recursos internos.
Etapa 2: 12 etnografias grupais com garotos e garotas de 7 a 9 anos e pré-adolescentes de 10 a 12 anos em suas casas; 4 grupos focais com pais e mães de crianças de 4 a 6 anos (iniciantes ou não).
Etapa 3: 8 entrevistas com especialistas nacionais e internacionais, ativamente envolvidos com o tema, seja por trabalho profissional, curiosidade intelectual ou produção acadêmica, a partir de diversas disciplinas.
Etapa 4: pesquisas on-line com 1.200 casos (400 por região) em Buenos Aires, AMBA (Argentina), São Paulo (Brasil) e Cidade do México (México). O objetivo desta última etapa foi quantificar os principais aspectos do assunto investigado.
Para acessar a pesquisa completa: www.tecnologiasi.org.ar/chicosytecnologia/br.pdf

Sobre o Dia da Internet Segura
O Dia da Internet Segura (SID) é organizado pela Insafe durante o mês de fevereiro para promover o uso mais seguro e responsável da tecnologia on-line e de aparelhos móveis, principalmente entre crianças e jovens de todo o mundo: www.saferinternetday.org. A campanha deste ano será realizada no dia 10 de fevereiro e seu tema é “Let´s create a better internet together” -“Vamos criar uma Internet melhor juntos”-.

Sobre Chicos.net
Chicos.net é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao lado de organizações públicas, privadas -nacionais e internacionais- e áreas de RSE nas empresas, planeja e implementa iniciativas que promovam o cumprimento dos direitos da infância.
Seus projetos são focados na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadores de acesso à informação e conteúdos de qualidade, inclusão social e escolar, direito da expressão e participação e um uso seguro e responsável das mesmas. É sócia de Save the Children, organização internacional que luta pelos direitos da criança. A organização também coordena RedNATIC -Rede de Organizações Latino-americanas pelo Direito das Crianças e Adolescentes ao Uso Seguro e Responsável das TIC- e é o ponto local da Insafe e de Safer Internet Day. Para saber mais: www.chicos.net e y www.ciudadaniadigital.org

Sobre a The Walt Disney Company Latin America
A The Walt Disney Company Latin America é a responsável pela marca Disney e por seus negócios em toda a região. Tem escritórios na Argentina, no Brasil, no Chile, no México, nos EUA (Miami) e na Venezuela. Para mais informações, acesse nossos sites www.disneylatino.com e www.disney.com.br.

Sobre a Cidadania Corporativa da Disney
Ser um bom cidadão corporativo é uma prática antiga da Disney. Inspiração é a identidade dos esforços da cidadania corporativa da empresa, por meio da qual se estende o convite a todas as famílias de telespectadores, para viver de uma forma saudável, cuidar do meio ambiente, fortalecer as comunidades e incentivar a criatividade para construir um amanhã melhor. Por meio de doações, colaborações com organizadores locais, experiências de entretenimento, campanhas de bem-estar social e voluntariado empresarial, a Disney contribui para melhorar a vida de crianças, famílias e comunidades. Mais informações em: thewaltdisneycompany.com/citizenship; https://www.facebook.com/CompromisoDisney. Acompanhe a conversa com a hashtag #CompromissoDisney. A imprensa também pode obter informações adicionais no site especializado: www.disneyLApresspack.com.

Fonte: Concept PR – Daniela Mesquita, Milena Vendrasco e Juliana Guerra – (11) 4095-2900.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui