Municípios paranaenses ganharão brinquedotecas

O programa Família Paranaense, coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, viabilizou a aquisição de brinquedotecas para municípios. A iniciativa teve como base uma pesquisa que revelou a necessidade de complementação dos serviços de convivência para crianças de zero a 12 anos de idade na área de assistência social.

“Temos o dever de olhar para todos os membros da família, especialmente para aqueles que ainda estão em desenvolvimento. A brincadeira é a primeira forma de expressão de todos nós e é por meio dela que começamos a estabelecer vínculos afetivos com o mundo a nossa volta”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

 

O projeto recebeu o nome de “Brincadeiras na Comunidade” e tem o objetivo de garantir o direito de brincar e propiciar à criança a oportunidade de socialização em um ambiente lúdico.

A brinquedoteca poderá ficar dentro de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em outras unidades da rede de proteção à criança e ao adolescente. Os artigos que compõe o acervo também podem servir de ferramenta para auxiliar profissionais em avaliações psicológicas e cognitivas de aprendizagem, explica a coordenadora do Programa Família Paranaense, Letícia Reis.

Os primeiros beneficiados serão os 130 municípios prioritários do programa Família Paranaense, que têm prazo até 20/12, para formalizar o Termo de Adesão ao projeto. A iniciativa foi viabilizada com o recurso do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (Fia), com a aprovação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

Cada município poderá acessar o valor de R$ 5 mil para adquirir uma lista de itens estabelecida por técnicos com formação em serviço social, psicologia e pedagogia. Entre os artigos estão brinquedos tradicionais e educativos, jogos, fantoches, livros e acessórios que auxiliam na execução de atividades lúdicas.

Capacitação

Além da brinquedoteca, a preocupação dos profissionais ligados ao projeto Brincadeiras na Comunidade foi maximizar a utilidade dos itens para a efetivação de um trabalho de qualidade. Para isso, cada município poderá indicar três profissionais do quadro efetivo para serem aperfeiçoados como ‘brinquedistas’. A formação será coordenada pela Secretaria da Família em 2014 e terá duração de dois anos.

 

Fonte: Promoview

 

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×