National Geographic apresenta ‘Mulheres que Inspiram’

Malala Yousafzai, Jane Goodall, Dian Fossey, Lizzie Velásquez, Gloria Steinem, Katie Couric, entre outras.

Sexta-feira, 8 de março, às 14 horas, na National Geographic.

Todos os conteúdos estão disponíveis no App da Nat Geo. 

National Geographic comemora o Dia Internacional da Mulher na sexta-feira, 8 de março, com uma programação destinada a mostrar histórias de mulheres que mudaram o curso da história: como Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz por sua luta pela educação de meninas por todo o mundo; as revolucionárias pesquisas científicas de Jane Goodall, a mulher que triunfou em uma área dominada por homens; o legado da expert em primatas Dian Fossey, que dedicou sua vida à proteção e conservação de gorilas em Ruanda; e as viagens pelo mundo da ativista e jornalista Gloria Steinem para estudar as desigualdades de gênero que mulheres de diferentes culturas enfrentam.

Eu sou Malala:

“Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo” 

O documentário apresenta a vida da jovem Malala Yousafzai e como, junto a seu pai, Ziauddin, e sua família, dedica sua vida à luta pela educação de meninas ao redor do mundo. Vemos a adolescente paquistã, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, como uma pessoa real, uma adolescente em perigo, mas corajosa, empática e divertida que insiste que o direito de viver e aprender é para todos. 

A vida dessa jovem extraordinária é apresentada, desde sua relação com seu pai, quem inspirou nela o amor pela educação, até seu discurso na ONU e sua vida diária junto a seus pais e seus irmãos.

Jane:

“Nesse momento, eu queria fazer coisas que os homens faziam e as mulheres não.”

Um retrato íntimo e sem precedentes sobre a história da mulher que conquistou uma área dominada por homens, cuja investigação sobre os chimpanzés desafiou o consenso científico do momento para revolucionar os métodos de investigação convencionais e a compreensão da natureza.

Em 1960, aos 26 anos e sem estudos científicos, Jane decidiu seguir sua paixão por animais e foi à Gombe, Tanzânia, onde começou um estudo nunca antes feito sobre os chimpanzés selvagens. Sua descoberta que os chimpanzés utilizam e criam ferramentas para sobreviver sacudiu o mundo científico e redefiniu a relação entre os seres humanos e os animais.

Jane é uma das conservacionistas mais admiradas do mundo, é Mensageira da Paz das Nações Unidas e Dame Commander do Império Britânico. Esse filme apresenta um lado dela nunca visto, focado em suas primeiras viagens à África, sua interação inicial com os chimpanzés e o impacto social e científico do seu trabalho.

Dian Fossey, morte na névoa:

“Quando você se dá conta do valor da vida, você se preocupa menos em discutir sobre o passado, e se concentra mais na conservação para o futuro”

Um relato íntimo da vida e do legado da expert em primatas 32 anos depois de seu violento assassinato. Graças a seu trabalho para a proteção da população de gorilas de montanha de Ruanda, um grupo de gorilas conseguiu sobreviver aos piores anos de caça furtiva e ameaças a seu hábitat.

Sua luta lhe custou a vida e seu assassinato nunca foi resolvido por completo.

Woman com Gloria Steinem:

“O maior indicador de estabilidade, riqueza e segurança no mundo é o status das mulheres”

A ativista feminista e escritora Gloria Steinem passou sua carreira viajando ao redor do mundo, investigando e chamando atenção para os problemas que afetam as mulheres de hoje em dia. Gloria é um ícone da luta das mulheres desde os anos 60 até a atualidade.

Essa série é um autêntico e revolucionário olhar sobre o que significa ser mulher em diferentes culturas, mostrando problemas diversos, como a violência sexual na República Democrática do Congo, os casos esquecidos de mulheres assassinadas e desaparecidas no Canadá, os feminicídios de El Salvador, as mulheres da FARC na Colômbia e o encarceramento de mães nos Estados Unidos.

A História de Lizzie:

“Um dia pensei: vou deixar as monstruosidades que dizem sobre mim me definir? E me respondi: Não. Serão minhas metas, minhas conquistas e meus êxitos que me definem. Não minha aparência”

O documentário conta a inspiradora história de Lizzie Velásquez, uma mulher de 26 anos com 27 kg, que passou de uma vítima de intimidação cibernética a uma ativista contra o assédio e a intimidação. Nascida com uma rara síndrome que a impede de ganhar peso, Elizabeth “Lizzie” Velásquez foi assediada quando criança na escola por sua aparência diferente e depois online, quando era adolescente e encontrou um vídeo no YouTube que a considerava a mulher mais feia do mundo.  No documentário, se contam histórias e detalhes inéditos da odisseia física e emocional que Lizzie teve que passar até chegar em sua palestra no TEDx, assistida por milhões de pessoas, e mostra seu caminho desde que se tornou oradora motivacional até Capitol Hill, onde fez o lobby por uma lei revolucionária contra a intimidação e o assédio.

Descoberta com Katie Couric:

“Acredito que o feminismo realmente é a igualdade política, social e econômica entre mulheres e homens”

Katie Couric viaja pelas cidades dos Estados Unidos para conversar com pessoas sobre a cultura estadunidense atual, e discutir questões como desigualdade de gênero. Em meio ao movimento #MeToo, Couric viaja a Hollywood para descobrir por que as mulheres de hoje seguem sendo tão vulneráveis a assédio e abuso, e como a desigualdade de gênero, o preconceito inconsciente e o assédio sexual estão vinculados. Couric se reúne com atrizes como Elisabeth Moss, que conta porquê é tão urgente reconsiderar a igualdade de gênero. 

Acompanhe as novidades do NATIONAL GEOGRAPHIC nas redes sociais:

Para mais informações, acessar nationalgeographicbrasil.com

Fonte: FSB Comunicação – Fabio de Paula – (11) 3165-9636.

 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui