Nike é a marca de vestuário mais valiosa no BrandZ Global

– A marca que mais cresceu foi a Lululemon com aumento de 77%
– Consciência do consumidor sobre o custo ambiental do fast fashion está começando a impactar marcas
– Levi’s retorna ao ranking antes do IPO deste ano

Novos tecidos e designs inovadores que atuam como peças esportivas e casuais impulsionaram o valor de marca no setor de vestuário no ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas do BrandZ, divulgado neste mês pela WPP e Kantar na Bolsa de Valores de Nova York.

O BrandZ é o único ranking de avaliação de marcas que combina a análise do desempenho financeiro das empresas com as opiniões de milhões de consumidores pesquisados em mais de 50 mercados em todo o mundo.

A Nike, marca de atletas e formadores de tendências de moda, é a mais valiosa no setor de vestuário, mantendo a posição pelo segundo ano consecutivo, sendo avaliada em US$ 47,4 bilhões. Sua comunicação consistente e narração de histórias em todos os canais, incluindo sua campanha publicitária com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick. Ela desencadeou um debate social nacional, ajudando a reforçar as credenciais de liderança da marca, mesmo com uma reação inicial negativa de alguns consumidores. As pontuações da Nike nas medições BrandZ de Confiança, Advocacia, Justiça e Responsabilidade aumentaram constantemente nos últimos seis anos.

Adidas cresceu 7% chegando a um valor US$ 13,4 bilhões e garantindo o terceiro lugar. Tanto a Adidas quanto a Nike introduziram produtos de alta qualidade e edições limitadas em colaboração com marcas de moda de luxo – a Adidas criou coleções com Alexander Wang, por exemplo, enquanto as colaborações da Nike incluíram Ronnie Fief, varejista de tênis e streetwear de Nova York. Isso não só gerou receita adicional, como um efeito positivo na parte mais popular da linha de produtos.

Top 10 Marcas Globais de Vestuário Mais Valiosas BrandZ
Rank 2019 Marca           Valor de marca 2019 ($ Bi.)     Variação no ranking      Variação no valor
1                  Nike                 47,360                                      0                                   23%
2                 Zara                 22,581                                       0                                  -16%
3                Adidas              13,355                                       0                                  7%
4               Uniqlo                9,828                                       1                                   20%
5               Lululemon       6,921                                         1                                  77%
6               H&M                  6,380                                        -2                                 -28%
7              Under Armour  3,938                                      1                                   25%
8             The North Face   2,861                                     New                            N/A
9              Levi’s                      2,411                                     New                            N/A
10            Ralph Lauren     2,401                                    New                             N/A

Com um crescimento de 77% no valor da marca para US$ 6,9 bilhões, a Lululemon chegou ao 5º lugar e conquistou um dos maiores aumentos de qualquer marca de varejo neste ano. O fabricante de vestuário de yoga premium ganha muito em ser visto como diferente de sua concorrência e desenvolveu uma comunidade em torno da marca, incorporando ideias de clientes no desenvolvimento de produtos e usando locais físicos para vender roupas, realizar aulas de ioga e outros eventos relacionados à ao estilo de vida fitness.

A consciência do consumidor sobre o custo ambiental do fast fashion está começando a impactar os valores da marca para os varejistas de moda. A Zara (-10%, para US$ 22,6 bilhões) e a H&M (-39%, para US $ 6,4 bilhões) foram impactadas pela crescente preocupação com o custo de produção, transporte e venda de produtos descartáveis.

Levi’s, a lendária marca de denim, entra no ranking do setor de vestuário na n º 9, com um valor de marca de US $ 2,4 bilhões, precedendo seu IPO este ano. Depois de muito tempo com mulheres escolhendo calças de yoga sobre denim, o posicionamento da Levi’s voltou a focar no público feminino, o que levou a um forte crescimento em novos mercados, incluindo Itália e China.

Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da BrandZ na Kantar, afirma: “A mudança nos valores do consumidor em relação à sustentabilidade significa que levar as pessoas a comprar mais roupas é uma tarefa difícil. No entanto, o valor das marcas de vestuário neste ano subiu 1%, para US $ 118 bilhões, devido à força das marcas de athleure (combinação de esporte com casual) no ranking, que são vistas como proposital e social e ambientalmente responsáveis. Os varejistas que tentam alcançar uma pegada zero estarão entre as marcas mais amadas, já que as pessoas são atraídas por aqueles que assumem riscos e oferecem algo diferente e especial”.

O relatório e rankings BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, e muito mais informações sobre marcas para as principais regiões do mundo e 14 setores de mercado, estão disponíveis online aqui.

O relatório global, rankings, gráficos, artigos e muito mais também podem ser encontrados por meio do aplicativo BrandZ. O aplicativo BrandZ também contém os mesmos recursos e funcionalidades para todos os relatórios regionais do BrandZ e é gratuito para download no Apple IOS e em todos os dispositivos Android em www.brandz.com/mobile ou no BrandZ nas respectivas lojas de aplicativos do iTunes ou do Google Play.

Sobre o ranking As Marcas Globais Mais Valiosas BrandZ:

O Ranking de Marcas Globais Mais Valiosas do BrandZ™ Top 100 está em seu 14º ano e é comissionado pela WPP; a avaliação foi conduzida pela Kantar, especialista em pesquisa de brand equity.

O ranking combina dados de mercado rigorosamente analisados da Bloomberg com uma extensa percepção do consumidor de mais de 3,7 milhões de consumidores em todo o mundo, cobrindo mais de 166.000 marcas diferentes em mais de 50 mercados.

A capacidade de qualquer marca para impulsionar o crescimento dos negócios depende de como ela é percebida pelos clientes. Como a única classificação de avaliação da marca fundamentada na opinião do consumidor, a análise do BrandZ permite que as empresas identifiquem a força de sua marca no mercado e fornece orientações estratégicas claras sobre como aumentar o valor a longo prazo. Os critérios de elegibilidade são:

• A marca é de propriedade de uma empresa de capital aberto ou suas finanças são publicadas no domínio público.

• Marcas bancárias que obtêm pelo menos 20% dos lucros do banco de varejo.

• As marcas Unicorn que têm sua avaliação mais recente disponível publicamente (Em anos anteriores, apenas empresas de capital aberto ou auditadas eram elegíveis).

O conjunto de classificações e relatórios de avaliação da marca BrandZ inclui Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru), Holanda, África do Sul, Espanha, Reino Unido, NOS. Chegando em 2019; Canadá e Japão.

Sobre Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Sobre WPP
A WPP é uma empresa de transformação criativa. Construímos melhores futuros para nossos clientes através de uma oferta integrada de comunicações, experiência, comércio e tecnologia. Para mais informações, visite www.wpp.com.

Fonte: Tamer Comunicação – Karina Rodrigues da Silva – (11) 3031-2388 Ramal 233.

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