Noel Rosa para o público jovem

Em Ninguém aprende samba no colégio, Christina Dias conta a história da delicada relação entre uma adolescente e sua avó, enquanto apresenta um pouco da vida e da obra do Poeta da Vila 

Amélia mora com a avó e é uma adolescente comum: vai à escola, sai com os amigos, faz trabalhos em grupo no colégio e gosta de música. Um dia, no táxi, ouve uma samba de Noel Rosa e a canção não lhe sai mais da cabeça. Ela não sabe quando ou onde, mas tem certeza de que já ouviu aquela melodia antes e até se lembra de algumas palavras da letra.

A partir daí, uma série de coincidências aproxima cada vez mais a garota da obra do compositor carioca: a frase que o professor vive repetindo na sala de aula, o concurso de músicas antigas que vai acontecer na escola, os discos, fotos e histórias que a avó resolve compartilhar com Amélia e até a lembrança do cachorrinho Noel, seu companheiro de infância…

À medida que mergulha nos versos do Poeta da Vila, Amélia fica ainda mais em contato com a avó e descobre segredos de seu passado. Com as revelações que vêm à tona, as personagens têm a oportunidade de deixar para trás mentiras e culpas e escolher uma nova trilha sonora para suas vidas.

Ninguém aprende samba no colégio seduz o leitor com uma história sensível e poética sobre o delicado relacionamento entre avó e neta. Christina Dias conduz habilmente o leitor pela narrativa enquanto contextualiza a vida, obra e importância de Noel Rosa para a cultura brasileira.

No prefácio, o cantor Martinho da Vila destaca que o título do livro é um trecho de Feitio de oração, uma canção apaixonada de Noel, e comenta a falta de informação sobre o samba nas escolas. A obra traz ainda uma biografia de Noel Rosa e a letra de todas as músicas citadas na história. São dez grandes sucessos do artista, entre eles Conversa de botequim, Com que roupa?, Fita amarela, entre outras.

As ilustrações do livro são de Dave Santana, que recria a sutileza da narrativa em belas imagens em preto e branco.

A autora

Christina Dias nasceu em Porto Alegre, em 1966. Formada em Letras e especialista em psicopedagogia, é professora, escritora e se dedica a realizar palestras, debates e oficinas sobre literatura. Christina tem mais de dez livros publicados e já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil, o Prêmio FNLIJ e foi finalista do Prêmio Jabuti. Ninguém aprende samba no colégio é seu primeiro título lançado pela Globo Livros.

O ilustrador

Dave Santana nasceu na cidade de Santo André, São Paulo, em 1976, e cursou Publicidade na Faculdade de Belas Artes. Trabalha como chargista e caricaturista para diversos jornais e revistas e já ganhou vários prêmios em salões de humor do país. Além de ilustrador, é também autor de três livros infantojuvenis.

Noel Rosa

Noel de Medeiros Rosa nasceu em uma família de classe média no dia 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, bairro que ficou conhecido como “Terra de Noel”. Foi um dos maiores compositores brasileiros e contribuiu para a renovação do vocabulário do samba e para o fim do preconceito contra o músico popular. Trabalhou como profissional de rádio e cursou até o 3º ano de Medicina. Apaixonado pelo Rio de Janeiro, sua obra faz uma crônica da cidade nos anos 1930. Conviveu com a boêmia e o submundo carioca e transformou essas experiências em poesias requintadas. É considerado o pai do moderno samba urbano e teve uma carreira meteórica: compôs 259 músicas, algumas verdadeiras obras-primas, em sete anos. De saúde frágil, morreu de tuberculose em 4 de maio de 1937, aos 26 anos de idade.

foto

Ficha técnica 

Título: Ninguém aprende samba no colégio

Autor: Christina Dias

Ilustrador: Dave Santana

Gênero: literatura infantojuvenil

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 72

ISBN:978-85-250-5498-2

Preço: R$26,90

Editora: Globo Livros

Fonte: Globo Livros – Assessoria de Imprensa – Isadora Attab – + 55 11 3767-7450.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Os bichos invadiram a Feira Ópera
    24 Nov 20170 comentários

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×