Nova fase da campanha do Cartoon Network aborda agora o cyberbullying

Parte do Movimento Cartoon, iniciativa traz uma série de ferramentas para ajudar crianças, pais e educadores a encararem esse problema

Parte importante do Movimento Cartoon, braço de responsabilidade social do CARTOON NETWORK, a campanha Chega de bullying, não fique calado se expande e falará agora sobre o bullying virtual, com o objetivo de ajudar crianças, adolescentes, pais e professores a enfrentarem o crescente problema do cyberbullying no Brasil.

Em conjunto com as organizações Plan International e Visão Mundial, o Cartoon Network lança um pacote de recursos criativos e materiais didáticos para capacitar os jovens a se protegerem do bullying virtual, enquanto desfrutam os benefícios do uso seguro das tecnologias de informação e comunicação. Programa social do CARTOON NETWORK, o Movimento Cartoon vem promovendo a campanha Chega de bullying, não fique calado ao longo dos últimos três anos, com os seus parceiros multinacionais.

“Esta nova fase da iniciativa complementa o restante da nossa campanha, abordando agora o bullying no mundo virtual, não só em ambientes físicos”, diz Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente-geral do Cartoon Network América Latina. “Ambos os ambientes precisam oferecer segurança para as crianças e adolescentes”, acrescentou.

Cyberbullying é uma forma de intimidação, difamação ou assédio surgida mais recentemente, e geralmente ocorre entre colegas por intermédio da Internet, tablets e celulares. Pesquisas sugerem que, devido ao aumento do tempo que jovens ficam online, o bullying virtual está ultrapassando o assédio “cara a cara” nas escolas e que o cyberbullying pode ser ainda mais nocivo.

Em uma pesquisa recente, feita em nove países latino-americanos, mais da metade (52%) dos adolescentes afirmou ter sofrido algum tipo de discriminação em sites de redes sociais. Mais de 80% deles disseram que sabiam pouco ou nada sobre seus direitos e deveres online.¹

Alimentados pelo anonimato e a difusão viral oferecidos pela Internet, mensagens de texto maldosas, fotos embaraçosas cruéis e falsos rumores compartilhados em um instante podem sair do controle e produzir danos em longo prazo.

Dois novos spots de TV, feitos em animação e liveaction, foram produzidos pelo Cartoon Network, com a mensagem de que crianças e adolescentes devem pensar duas vezes antes de enviarem mensagens de texto ou postarem nas redes sociais. “Todos sofrem com o cyberbullying “, reforça a campanha. “Não deixe o monstro do cyberbullying falar por você!” As mensagens chamam as crianças a aprenderem mais sobre o tema visitando o site da campanha, onde podem juntar-se a mais de 600 mil estudantes e adultos que já assinaram o compromisso de prevenção ao bullying. Os spots podem ser vistos aqui: http://youtu.be/YDj8cmkkLyE e http://youtu.be/wxwoI66c1W0

Além disso, um novo módulo didático sobre cyberbullying está sendo adicionado às apostilas didáticas de prevenção ao bullying nas escolas, lançadas no ano passado, no âmbito da campanha. O módulo fornece aos adolescentes – bem como aos pais e educadores – dicas práticas, ferramentas e atividades sobre como se dar bem com seus colegas online e o que fazer se você se tornar um alvo de cyberbullying.

O Cartoon Network também está lançando mais uma plataforma para que o público possa se envolver na discussão e se informar sobre o tema: um aplicativo móvel interativo para dispositivos com iOS e Androidque pode ser baixado gratuitamente.

AppleStore

https://itunes.apple.com/us/app/basta-de-bullying/id908478161?l=es&ls=1&mt=8

Google Play Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.turner.cn.bastadebullying

Além de permitir acesso ao conteúdo do material didático, o app permite que os usuários testem seus conhecimentos sobre o bullying por meio de atividades e exercícios, além de se aventurar em um jogo divertido com o Gumball, de O Incrível Mundo de Gumball, um dos personagens mais populares do canal.  Todos os materiais são gratuitos e também podem ser acessados pelo site móvel da campanha: http://m.cartoonnetwork.com.br/bullying/index.html

Os materiais digitais lançados hoje complementam a campanha contra o bullying e os esforços de prevenção realizados pelas organizações parceirasPlanInternational e Visão Mundialem mais de uma dúzia de países da América Latina.

Cartoon Network

Cartoon Network, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System, Inc., traz os melhores personagens animados e live-action em desenhos, filmes, e games, por meio de diversas plataformas incluindo TV, internet, eventos, produtos licenciados e meios móveis. Proprietário do maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal conta com produções originais premiadas como Hora de Aventura, Apenas um Show, Ben 10, Ben 10: Força Alienígena, Ben 10: SupremaciaAlienígena, Ben 10: Omniverse, O incrível mundo de Gumball, e As Meninas Superpoderosas. O canal também vem desenvolvendo várias horas de conteúdo original local na América Latina, estreando títulos como a comédia live-actionLa CQ, uma coprodução com a Televisa International, e uma série animada com episódios inéditos da Turma da Mônica, produzidos no Brasil com a Mauricio de Sousa Produções. O Cartoon Network foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 55 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês. No Brasil, o Cartoon Network está disponível para mais de 15 milhões de pessoas nas operadoras NET (canal 104 – novo lineup), Sky (canal 101), Claro HDTV (canal 100), Oi TV HD (canal 93), Vivo TV (canal 25 ou 321) e GVT (canal 21).

cartoon

Movimento Cartoon

O Movimento Cartoon é o quadro do programa do Cartoon Network de responsabilidade social e corporativa na América Latina, incluindo a campanha Chega de bullying, não fique calado. Ela engloba parcerias pró-sociais, divulgação em comunidades, programação, publicidade e marketing. O Movimento Cartoon reúne espectadores do Cartoon Network, funcionários e outros da região que querem contribuir para mudanças positivas – e se divertir no processo.

PlanInternational

Plan International é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de organização comunitária. Trabalhamos em mais de 50 países em desenvolvimento na África, Ásia, América Latina e Caribe, e 12 países da América Latina, em busca de melhorias duradouras na qualidade de vida dos mais vulneráveis ​​e excluídos, sempre trabalhando com as famílias e comunidades. Em 2011, Plan chegou a 56,5 milhões de crianças em 58,053 comunidades.  “Aprender sem medo” é uma campanha mundial impulsionada pelaPlan, que visa contribuir para a eliminação de todas as formas de violência nas escolas. Plan é uma organização independente, sem filiações religiosas, políticas ou governamentais. Siga-nos no Twitter, @planamericas e na web http://plan-international.org/where-nós-work/americas.

World Vision

World Vision é uma organização cristã de ajuda humanitária, desenvolvimento e defesa empenhada em trabalhar com crianças, suas famílias e comunidades para superar a pobreza e a injustiça, não importando a sua religião, raça, etnia ou gênero. Funciona desde 1950 e atualmente, impacta as vidas de mais de 100 milhões de pessoas em 98 países ao redor do mundo. Em nível comunitário promove o processo de desenvolvimento em saúde, educação, desenvolvimento econômico, ajuda humanitária e a proteção da criança.  Para mais informações, visite: http://www.wvi.org/es/region/america-latina-y-el-caribe ou siga-nos no Twitter: @WorldVisionLAC

www.cartoonnetwork.com.br

www.chegadebullying.com.br

Facebook: cartoonnetworkbrasil

Twitter: @CartoonBrasil

Fontes: S2Publicom [Cartoon Network] – Micheli Nunes, Talita Cícero, Simone Luciano e Rafaela Cortina – (11) 3027-0218.

Lead Comunicação [Plan International ] – Luiz Soares e Janaina Franca – (11) 3168-1412

World Vision – David Muñoz e Victor Martínez  – (5255) 1500-2200.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EPGRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1 logo-sociais_r1_c2_s1 logo-sociais_r1_c3_s1 logo-sociais_r1_c4_s1 logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×