Salão de Páscoa 2016 reúne maiores fabricantes do País

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A 27ª edição do evento da ABICAB apresenta em primeira mão novidades deliciosas de 11 marcas, dados econômicos exclusivos e curiosidades inéditas sobre a data mais doce do ano, que serão compartilhadas pelo jornalista Marcelo Duarte

A Páscoa, data mais importante para o setor de chocolate, já tem dia marcado no calendário deste ano: domingo, 27 de março. E, por isso, o Salão de Páscoa 2016, principal evento do ano para o setor de chocolate, promovido pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), acontece no dia 19 de janeiro, no Hotel Tivoli, em São Paulo (SP), para apresentar em primeira mão 147 lançamentos de Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate das 11 principais marcas do setor. Além disso, a 27ª edição do evento abordará o desempenho da categoria na Páscoa de 2015, com dados econômicos exclusivos, e trará uma novidade especial: curiosidades inéditas sobre como é comemorada a data em diferentes regiões do País, a partir de pesquisa de Marcelo Duarte, jornalista e autor da série O Guia dos Curiosos, em parceria com a ABICAB, que estará no Salão para compartilhar essas informações.

Produção – Em 2015, a Páscoa — considerada a principal data para o setor — foi responsável pelo acumulado de 19,7 mil toneladas de chocolate produzidas pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o País. “O total ficou estável se comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate”, afirma o vice-presidente de chocolate da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

Empregos temporários – Para atender a demanda de 2016, as indústrias e lojas especializadas geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo Brasil, de acordo com levantamento da ABICAB. As vagas são para produção, promoção e venda de produtos no período de outubro de 2015 a março de 2016. “Apesar da atual situação econômica do País, obtivemos um aumento de 10% nas contratações, visto que muitas empresas estão investindo em seus pontos de vendas para atrair o consumidor”, analisa Ubiracy Fonseca, que ainda complementa que “supermercados, armazéns, padarias e lojas especializadas oferecerão uma grande variedade de tipos de ovos de chocolate, preços e sabores para todos os perfis de clientes”.

Chocolate como presente – O presidente da ABICAB, Getúlio Ursulino Netto, destaca a importância da tradição desta data no Brasil: “reunir e presentear entes queridos com ovos de chocolate faz parte da cultura nacional. A nossa Páscoa é uma das maiores do mundo e o símbolo de renovação e carinho expresso pelos ovos é muito forte. Por isso todos os anos a indústria traz inovações que visam atender um mercado cada vez mais exigente, que quer conciliar o simbolismo da festividade com sabores e opções variados”. 

Mercado de chocolate – O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, com consumo per capita de 2,5 kg/ano. De janeiro a setembro de 2015, a produção apresentou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. “A retração é reflexo da atual crise econômica brasileira, que trouxe como consequências o aumento da inflação, PIB cada vez menor, aumento do preço de combustíveis e crescimento de desemprego”, conclui Ubiracy Fonseca.

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#SalãodePáscoa2016  –  #SDP2016   –  www.abicab.org.br

Sobre a ABICAB

A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Fonte: Perspectiva Comunicação – Aline Burgueno, Filipe Zampoli, Marina Correia e Gabriela Garcia – (11) 3706-3333.

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