Santos FC e Farofa Studios investem em ação para torcedores infantis

Primeira etapa do projeto apresenta clipe com novos personagens para as crianças em telão na Vila Belmiro, no jogo Santos FC e Corinthians

O Santos FC e a Farofa Studios se uniram para criar um projeto inovador no futebol brasileiro. A proposta foi desenvolver um trabalho de 360° para o público infantil, desenvolvendo novos personagens que irão, junto com a dupla de mascotes Baleinha e Baleião, aproximar o Clube das crianças. No desenvolvimento do projeto, cada um dos personagens tem uma personalidade e um pouco da alma do time.

Com o forte apelo com os pequenos torcedores, o Clube convidou a Farofa Studios – especializada em games, plataformas digitais para crianças – para ser a parceira exclusiva nesse projeto, que foi dividido em duas partes: o desenvolvimento do mundo infantil e o licenciamento de produtos com esses personagens. Essa parceria faz do Santos o primeiro time brasileiro a ter uma turma inteira para interagir em campo, com um hino exclusivo, animação e jogos digitais.

A primeira etapa já foi finalizada, e agora Clube e agência caminham para o segundo passo do processo. “Achamos que a Farofa tem o mesmo DNA que o nosso, entende a linguagem infantil e sabe se comunicar com esse público. O Santos é um time inovador em sua comunicação e tem o maior número de fãs (proporcionalmente ao tamanho de sua torcida) nas redes sociais, além de ter uma fortíssima audiência no YouTube e a maior quantidade de vídeos produzidos. Então, a parceria foi bastante planejada”, explicou Luciana Xavier, responsável pela área de Licenciamento do Santos FC.

Na plataforma digital estão previstos dois lançamentos, sendo um deles um dos ícones dos anos 80, o Aquaplay da Estrela, uma versão exclusiva para o Santos FC. “Não dá para pensar em comunicação infantil sem levar em conta o universo digital. De cara, os personagens serão as estrelas de um divertido game, também desenvolvido por inteiro na Farofa Studios. Mas, estarão muito presentes nas redes sociais como Facebook e Twitter”, diz Eduardo Azevedo, sócio da Farofa Studios.

Com isso, o Santos FC se torna o primeiro clube do futebol brasileiro a criar uma estratégia de marketing direcionada às crianças. Nos últimos anos, o time teve um grande aumento de torcedores mirins. A maioria desta geração foi atraída para o clube pelos “Meninos da Vila”, que desde a década de 70 encantam a torcida, e que nos últimos anos revelou jogadores como Robinho, Neymar e Gabriel. Atualmente, o time da Baixada Santista possui 7 milhões de torcedores no total.

“A Farofa Studios foi convidada para criar um time de personagens para compôr uma turma para o Baleinha e Baleião, que são os mascotes. Pegamos esse desafio e criamos uma estratégia completa para o público infantil, que é a nossa especialidade. A criação é muito contemporânea, com traços modernos e engraçados. É algo inédito no mundo da bola, temos muito orgulho de participar de um projeto pioneiro como esse. Desenhamos cada personagem com muita paixão. Nossa ideia é reforçar os laços do time com seus pequenos torcedores. Estamos super ansiosos para ver essa turma toda entrar em campo!”, explicou Saulo Ribas, sócio-fundador da Farofa Studios.

Na primeira etapa, o investimento foi feito na elaboração da estratégia que contará, entre outras propriedades, com a criação dos novos personagens e do videoclipe, que serão apresentados junto com o Baleinha e Baleião na Vila Belmiro, no dia 10 de agosto, no jogo entre Santos FC e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Na segunda etapa, o Clube e a Farofa Studios vão explorar o projeto de forma muito sustentável, incluindo o licenciamento de produtos infantis desses mascotes, como games, uma plataforma digital (no formato de aplicativo, brinquedos, camisetas e produtos de papelaria) – gerando uma nova fonte de receita para o clube com a nova marca.

Mundo infantil e UNICEF

A preocupação do Santos FC com o público infantojuvenil está também atrelada a causas sociais, de transformação da sociedade. Em abril deste ano, o Clube firmou uma parceria inovadora até 2016 com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Além da mobilização de recursos, o Santos FC também colabora na multiplicação das campanhas do órgão, utilizando o poder de comunicação com seus torcedores e admiradores.

“A criação do mundo infantil também irá nos ajudar no trabalho que vem sendo feito com o UNICEF. Com os nossos novos mascotes, eles poderão viabilizar ainda mais a nossa participação nas campanhas do órgão, já estabelecidas em nosso calendário como no apoio aos direitos das crianças e adolescentes ou à vacinação infantil. Com esses personagens, nós estamos fazendo também um investimento social”, explicou Montanha.

santosfc_mascotes_04

Crescimento da torcida

Um estudo realizado pelo Stochos Sports & Entertainment Brand Tracking constatou que a torcida santista cresceu 37,4% entre 2009 e 2012, tendo o maior percentual de crescimento no período, ficando à frente de Vasco (19%), Flamengo (14,3%), Fluminense (10,7%) e Internacional (8,8%).

Ainda sobre o aumento da torcida, o Santos FC teve um crescimento no número de torcedores de 24,3% no Estado de São Paulo; 45,6%, na capital paulista e 24,8% no interior do Estado.

Sobre o Santos FC

Fundado no dia 14 de Abril de 1912, o Santos Futebol Clube tem, como os títulos mais importantes da sua história, dois Mundiais, três Libertadores, nove campeonatos nacionais e 20 estaduais. Sua mística de revelar talentos e de ter sido o berço do maior atleta de todos os tempos, o Rei Pelé, tornaram o time conhecido mundialmente. A principal joia do Clube foi nomeado, em 1999, pelo Comitê Olímpico Internacional, o “Atleta do Século”. Além disso, o Clube foi eleito pela Federação Internacional de Futebol como a melhor equipe de futebol das Américas do século XX. É, também, o único clube brasileiro a conquistar, num mesmo ano, em 1962, um título estadual, um nacional, um continental e um mundial.

Sobre a Farofa Studios

Fundada em 2011 por Saulo Ribas, Marco Rossi e Eduardo Azevedo, a Farofa Studios é uma empresa de criação digital especializada no público infantil. A Farofa opera em um conceito inovador, resultado do cruzamento entre tecnologia e criatividade, integrando e transformando conteúdos infantis em estratégias multicanais.

A Farofa desenvolve jogos de grande qualidade e trabalha com os gigantes da área como a Estrela, o Click Jogos, maior portal de games do Brasil, e o canal infantil Gloob, das Organizações Globo.

A empresa conta com uma equipe experiente e reúne animadores profissionais, game designers, programadores, roteiristas e músicos para a realização de seus projetos. O resultado é fácil de perceber: os games são bons de jogar, ver e ouvir. “Somos três jovens sócios, apaixonados por games e com atuação mais ampla na área de entretenimento infantil. Temos desenvolvido animações, clipes musicais e está no horizonte a realização da nossa primeira série de animação, Cléo e os Encantados, uma abordagem criativa e inovadora do folclore brasileiro”, diz Saulo Ribas, que junto com Marco Rossi desenvolveu o maior mundo virtual infantil do Brasil, o Mundo do Sítio, quando surgiu a ideia de empreender.

A sede da Farofa reflete muito o espírito da empresa. O visitante é surpreendido logo na entrada pelas impressões 3D de vários personagens criados no estúdio. O espaço de trabalho não tem divisórias e barreiras e está num dos prédios mais interessantes de São Paulo, o edifício Viadutos, criado pelo arquiteto Artacho Jurado e tombado como um dos símbolos da cidade.

Fonte: Primeira Palavra Comunicação – Margarete Ricciotti – (11) 3807-8466.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui