Segurança em brinquedos é destaque de debate durante a CBME

Painel Setorial do Inmetro contou com a participação de diversos setores do segmento infantil

As percepções sobre a segurança em brinquedos, a partir da visão de representantes da indústria, área médica,  ongs e pais, foram apresentadas nesta quarta-feira (27/8) durante o Painel Setorial do Inmetro. O encontro integrou a programação do segundo dia da Feira CBME – Criança Bebê Maternidade Expo, que vai até esta quinta-feira (28/8) no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Na ocasião, foram abordados aspectos relevantes da regulamentação de brinquedos. De acordo com Luciane Lobo, da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, é fundamental ouvir a sociedade. “Este contato certamente contribuiu para o aperfeiçoamento do trabalho que estamos desenvolvendo”, destacou.

“O encontro foi bastante produtivo, pois todos os participantes demonstraram interesse no assunto e se mostraram envolvidos com o tema”, completou Jefferson Prestes, analista executivo do Inmetro, que aproveitou a oportunidade para convidar a todos a participarem das consultas públicas que estão sendo feitas sobre requisitos técnicos no site do Instituto a partir de sua base de dados.

Acompanhar esse cenário é de fundamental importância, tendo em vista que 830 mil crianças morrem vítimas de acidentes anualmente em todo o mundo. No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças na faixa etária de 1 a 14 anos – cerca de 4,6 mil por ano, em média 122 mil são hospitalizadas.

Os números do Ministério da Saúde – Datasus 2012 apontam que 40% da mortalidade por acidentes estão relacionadas ao trânsito, 25% ao afogamento, 16% sufocação, 6% queimaduras e outros, 5% queda, 2% intoxicação, e 0% armas de fogo.

Para Alessandra Françoia, da ONG Criança Segura, os pais são responsáveis pelas crianças, seus cuidados e direitos. “A preocupação com a certificação dos produtos que entregamos nas mãos de nossos filhos já é um grande passo na questão da segurança. Atenção à qualidade, a existência do selo do Inmetro e o respeito à faixa etária dos brinquedos, para evitar a sufocação com peças pequenas, por exemplo, garante a segurança de toda brincadeira”, pontuou.

O debate destacou o risco de alguns produtos para as crianças sob a ótica médica. De acordo com Renata Waksman, da Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais devem estar atentos aos brinquedos que possam provocar lesões como perfuração, cortes e contusões, sufocação/ asfixia, afogamento, intoxicações, queimaduras e acidentes de captação (dedos, roupas e cabelos). “A seleção dos itens, respeitando orientações de idade, capacidade e interesse, bem como supervisionar as brincadeiras e considerar questões como manutenção e armazenamentos dos produtos, podem evitar problemas”, aconselhou.

Com foco na indústria, Franklin Neto, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ, reforçou a importância do programa de certificação do Inmetro. “Essa medida contribui para viabilizar a produção nacional de brinquedos e importação dos produtos seguindo as regras e requisitos estabelecidos em segurança. Além disso, contribui para o crescimento do número de postos de trabalho no segmento. Nossa expectativa para os próximos dois anos é que o setor conquiste de 35 a 40 mil empregos produzindo itens de qualidade.”

1

Aprovação

Marcelo Caldeira, proprietário da Carapina Indústria  e Comércio de Brinquedos, aprovou o encontro. “Estou em processo de implantação da minha empresa de brinquedos de madeira. O que foi discutido reforçou o que eu já vinha colocando em prática, que é oferecer produtos de qualidade que estimulem o desenvolvimento das crianças”, comemorou.

“Sou 100% favorável à certificação de brinquedos. Todo conteúdo agregou muito para avaliarmos o atual cenário”, destacou Ines Mania, coordenadora de produtos Crayola Brasil – importadora e distribuidora.

Para Eliana Moura Rosa, da Intertek – laboratório de ensaios em artigos infantis, o Painel Setorial foi bastante produtivo. “Com este encontro foi possível analisar a visão de diferentes setores da sociedade, enriquecendo o debate sobre a certificação de produtos infantis”. 

Criança Bebê Maternidade Expo

Data: 26 a 28 de agosto de 2014
Horário:
10h às 18h
Local:
Transamérica Expo Center
Mais informações:
www.cbmesa.com.br

Fonte: Carla Bianchi Comunicação – Luciana, Naiana e Carla – (11) 4191-7140 / 4191-7141.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×