Shiko faz releitura ousada de personagem de Mauricio de Sousa

No Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte foram anunciados os próximos títulos da série Graphic MSP para 2014

Nesse mês de novembro, chega às bancas e livrarias de todo o País, Piteco – Ingá, quarto título do selo Graphic MSP, em que quadrinhistas convidados reinterpretam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa, em seus próprios estilos. O responsável pela releitura, desta vez, é o paraibano Shiko, dono de um desenho cheio de movimento e detalhes.

Na trama, o povo de Lem se vê obrigado a migrar porque o rio próximo à aldeia secou. Mas o valente caçador Piteco decide não ir, pois precisa resgatar Thuga, que foi raptada pela tribo dos homens-tigre.

Ingá, que dá nome ao álbum, é uma pedra que realmente existe no agreste da Paraíba e tem impressos hieróglifos ainda não decifrados gerando um mistério que persiste até hoje.

Nesta releitura inusitada e repleta de ação,  Shiko (pseudônimo do artista plástico e quadrinhista Francisco José de Souto Leite) mistura a sua origem nordestina à essência do homem das cavernas criado por Mauricio de Sousa.

O texto de quarta capa é do também paraibano Mike Deodato Jr., desenhista que trabalha há anos para editoras norte-americanas como Marvel e DC.

Além disso, o álbum traz esboços, uma carta raríssima de Mauricio para o pai, contando sobre a criação do Piteco, a biografia de Shiko e uma matéria com as primeiras aparições dos personagens no álbum, nas tiras e tabloides de jornal, todas escritas e desenhadas por Mauricio de Sousa, a partir dos anos de 1960.

Piteco – Ingá (formato 19 x 27,5 cm, 80 páginas) é uma publicação da Panini Comics e será vendida em bancas e livrarias de todo o Brasil, em duas versões: capa dura (R$ 29,90) e capa cartonada (R$ 19,90). O lançamento aconteceu no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, no dia 15 de novembro último e estará em banca e livrarias nessa semana.

Graphics 2014

 

Graphic MSP

Graphic MSP é uma linha de publicações que derivou do projeto MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, que começou em 2009, para comemorar o cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica. O sucesso de público e crítica foi tamanho, que vieram mais dois livros: MSP + 50 – Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas (2010) e MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas (2011).

Como ficou claro que os personagens de Mauricio de Sousa permitiam voos ainda mais ousados, surgiu o projeto Graphic MSP. Em novembro de 2011, foram anunciados os autores dos quatro primeiros álbuns: Danilo Beyruth, com o Astronauta; os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, com a Turma da Mônica clássica; Gustavo Duarte, com o Chico Bento; e Shiko, com o Piteco.

A primeira Graphic MSP foi Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth, lançada em outubro de 2012. Na história, o personagem criado por Mauricio de Sousa ganha uma releitura ousada, em que fica “náufrago” no espaço e luta não apenas pela sua sanidade mental, mas principalmente pela vida.

A segunda, que saiu em junho de 2013, foi Turma da Mônica – Laços, de Vitor e Lu Cafaggi. Na trama, o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece, deixando o garoto deprimido. É quando Cascão, Mônica e Magali decidem encontrar o cão. Juntos, eles vivem uma aventura em que superarão diversos perigos graças à amizade que os une.

Na terceira, Chico Bento – Pavor Espaciar, lançada em agosto de 2013, Gustavo Duarte faz Chico Bento, Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giselda serem abduzidos por extraterrestres cheios de más intenções, numa aventura hilariante.

Ambas foram enormes sucessos de público e crítica, e recentemente a Mauricio de Sousa Produções anunciou que, ainda em 2013, Astronauta – Magnetar já será publicado, pela Panini, em quatro países da Europa: Itália, França, Espanha e Alemanha.

Anunciados os novos títulos para 2014

Em um encontro emocionante, na última sexta-feira, com auditório lotado, no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, o principal da América do Sul nessa categoria, Mauricio de Sousa e Sidney Gusman anunciaram os próximos títulos da série Graphic MSP, para os anos de 2014 e 2015. Serão: Papa-Capim, escrito por Marcela Godoy e desenhada por Renato Guedes; Penadinho, que será feito pelo casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko Yamamoto; Turma da Mata, pelo trio Greg Tocchini, Davi Calil e Artur Fujita; Bidu, pela dupla Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho; Astronauta 2, por Danilo Beyruth; e Turma da Mônica 2, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi. Quase todos autores estavam no evento para acompanhar esse momento histórico para as HQs no Brasil.

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas.  Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de um milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.

Sobre a PANINI

O Grupo Panini, fundado há mais de 50 anos em Modena – Itália, com subsidiárias em países da Europa, Estados Unidos e América Latina, é líder mundial no setor de colecionáveis e a multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina com exportação para mais de 110 países. Publica desde 1961 álbuns de figurinhas de futebol e adquiriu direitos exclusivos para as coleções oficiais da Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014.   No Brasil, com sede em Barueri (SP), a empresa iniciou suas operações em 1989 e é líder em seus segmentos de atuação.

Fontes: Jal Comunicação [Mauricio de Sousa Produções] – José Alberto Lovetro.

Way Comunicações – Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.

Lítera – Construindo Diálogos [PANINI] – Maria Luiza Paiva e Olívia Acerbi – (11) 3673-7270.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×