Tio Barnabé, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, conta histórias de Saci no Espaço de Leitura

Música, brincadeiras, jogos e atividade educativa complementam a programação cultural do Espaço de Leitura, nos dias 27 e 28 de setembro.

Pato, gato, galinha, pavão e saci… Saci? Isso mesmo, além dos bichos que vivem soltos pelo Parque da Água Branca, é possível encontrar muitos Sacis. Participe das atividades que o Espaço de Leitura realiza em homenagem ao simpático peralta do nosso folclore.

Aos finais de semana, o projeto maiúsculos & MINÚSCULOS, promovido pelo núcleo educativo do Espaço de Leitura, realiza atividades para toda a família. Por meio de propostas lúdicas são usados recursos como narração de histórias, leitura, brincadeiras, jogos e oficina de criação com o objetivo de aproximar os participantes dos livros e incentivar a leitura.

No sábado, 27/9, às 12h30, Carolina Velasquez e Stella Ramos comandam o jogo intervenção Tecedores de Caminhos. A proposta deste encontro é transformar o Espaço de Leitura e arredores em um grande tabuleiro: um jogo com peças, regras e desafios dispostos pelo parque. Os participantes serão jogadores que escolherão seus caminhos e regras em grupo. Em seguida, às 15h, o Grupo Racauí apresenta Cantigas Daqui e Dali, conjunto de músicas autorais que trabalha personagens, fantasias, sonhos e verdades, aproximando música, palavra e crianças em uma só brincadeira.

No domingo, 28/9, às 12h30, as educadoras Marília Carvalho e Camila Feltre realizam a gincana Onde está o saci?. As crianças e seus acompanhantes são convidados a caminhar por onde eles foram vistos e deixaram seus vestígios. Uma oportunidade única e desafiadora. Para fechar a programação, às 15h, o ator João Acaiabe conta A história do saci por tio Barnabé, na qual narra como foi o dia em que Tio Barnabé, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, viu o saci pela primeira vez.

Confira a programação! Todas as atividades são gratuitas e organizadas pelo Espaço de Leitura:

Sábado, 27 de setembro, às 11h
Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura 

Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos participam de brincadeiras, leituras, conversas e oficinas propostas pelo educativo do Espaço de Leitura. A cada edição, uma atividade diferente e divertida.

Sábado, 27 de setembro, às 12h30
Jogo de intervenção: Tecedores de Caminhos

Com Carolina Velasquez e Stella Ramos

A proposta deste encontro é transformar o Espaço de Leitura e arredores em um grande tabuleiro: um jogo com peças, regras e desafios dispostos pelo parque. Os participantes serão jogadores que escolherão seus caminhos e regras em grupo, trocarão impressões e decisões, criarão outros desafios para os próximos jogadores e visitantes do Espaço de Leitura e deixará seu rastro, como uma grande teia, produto testemunha do trajeto e conquistas percorridas.

Sábado, 27 de setembro, às 15h

Apresentação musical: Racauí – Cantigas daqui e dali

Com Grupo Racauí

Racauí é um grupo de músicas autorais que trabalha personagens, fantasias, sonhos e verdades, aproximando música, palavras e crianças em uma só brincadeira. O repertório contempla vários ritmos brasileiros e é resultado da pesquisa do grupo formado por três compositores, que tem como propósito expandir a música infantil.

Domingo, 28 de setembro, às 11h
Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura

Domingo, 28 de setembro, às 12h30 

Gincana educativa: Onde está o Saci? 

Com Marília Carvalho e Camila Feltre

Todos os domingos, o Espaço de Leitura propõe uma atividade percorrendo o Parque da Água Branca em busca dos sacis. As crianças e seus acompanhantes são convidados a caminhar por onde eles foram vistos, onde deixaram vestígios e onde suas histórias acontecem. Uma oportunidade única e desafiadora.

Domingo, 28 de setembro, às 15h

Narração de histórias: A História do Saci por Tio Barnabé

Com João Acaiabe

O ator João Acaiabe conta como foi o dia em que Tio Barnabé, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, viu o saci pela primeira vez. O relato divertido e alegre traz mais uma das peraltices do travesso de uma perna só!

Racaui (Divulgação)

EXPOSIÇÃO QUIOSQUE: O COLECIONADOR DE SACIS
De 6 de setembro até 1 de novembro

O Espaço de Leitura tem a honra de apresentar uma grande descoberta que amplia os horizontes sobre os estudos sacizísticos. No porão de uma casa do Parque da Água Branca, foram encontradas centenas de espécies de sacis engarrafados, além de um inventário e um testamento, comprovados como de autoria do professor Martins de Sá Sylva Pereira.

Esta coleção inédita revela a diversidade de sacis que foram encontrados e catalogados pelo professor Sá Sylva. Contemporâneo de Monteiro Lobato, os estudos do professor complexificam a realidade sócio-sacizística estimada inicialmente pelo autor do Sítio do Picapau Amarelo.

A catalogação se apresenta como uma grande e profunda pesquisa sobre os comportamentos, incidências, hábitos alimentares e culturais sacizísticos. Há espécies registradas desde o século XVII, herança de várias gerações da família do colecionador. A enciclopédia do Saci era um sonho do Professor Sá Sylva e um legado que contribui para o diálogo entre os homens e o encantado.

Nesta exposição é possível consultar a pesquisa do Colecionador de Sacis, observar as garrafas e, com um pouco de sorte, até enxergar alguns Sacis.

EXPOSIÇÃO PAINÉIS: SACI EM FOCO
Até 2 de novembro

Na tentativa de esclarecer e responder aos questionamentos sobre a presença de diversos sacis no Parque da Água Branca, foi selecionada uma série de reportagens de importantes veículos da imprensa nacional. Essas matérias estão expostas em 12 painéis onde o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo dos sacis.

CLUBE DE LEITURA
Toda sexta, das 13h às 14h

O Clube de Leitura está aberto a todos os interessados em prosear sobre contos, poesias e afins. A proposta é degustar o prazer de trocar opiniões e experiências literárias. A cada encontro, um texto diferente. Participe!
Quando: toda sexta-feira. Das 13h às 14h.

FEIRA DE TROCAS DE LIVROS
Quando: todos os domingos
Horário: das 14h às 17h

Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada.

NÚCLEO EDUCATIVO DO ESPAÇO DE LEITURA

O Espaço de Leitura atende crianças de entidades sociais de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão o aumento da autoestima.

AGENDAMENTO DE VISITAS EDUCATIVAS
Tel.: 11 2588-5777
educativo@espacodeleitura.org.br

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

É uma ação sociocultural e educativa sediada no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e, principalmente, proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo.
Terça das 10 às 17 horas e de quarta a domingo das 9 às 18 horas.
Parque da Água Branca Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes.
Tel.: 11 2588-5918
contato@espacodeleitura.org.br
facebook.com/espacode.leitura
www.espacodeleitura.org.br

Fontes: Assessoria de Imprensa – POIEISIS [Espaço de Leitura] – Dirceu Rodrigues, Karina Monteiro e Karina França – (11) 4096-9827.

Assessoria de Imprensa [Espaço de Leitura] – Claudiana Cabral – (11) 2588-5731.

Comentários via Facebook

  • SIGA A EP GRUPO

    logo-sociais_r1_c1_s1  logo-sociais_r1_c2_s1  logo-sociais_r1_c3_s1  logo-sociais_r1_c4_s1  logo-sociais_r1_c5_s1 logo-social-youtube


  • banner-galeria-fotos

  • btn-newsletter

  • Atuamos, por meio de publicações, ações direcionadas e eventos, com três principais segmentos: brinquedo, licenciamento e zero a três com a missão de informar, documentar, proporcionar encontro de negócios e estabelecer parcerias. Conheça mais sobre a EP GRUPO

    ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS!

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • Flickr
    • LinkedIn
    • Youtube

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    ÚLTIMOS TWEETS

    Leia todos os tweets

    © Copyright 2015 Espaço Palavra Editora e Arte.

    by: NHS INFO

    Cadastre-se

     
    Name

     
    E-mail*

     
    Empresa

     
    Endereço

     
    Complemento

     
    Bairro

     
    CEP

     
    Cidade

     
    Estado

       
     
    ×