Viacom apresenta lançamentos para o mercado de licenciamento

Bob Esponja é um clássico que se reinventa e apresenta crescimento de 25% em vendas

A Viacom Brasil apresentou suas apostas e novidades para o mercado de licenciamentos, em evento no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, dentro da feira de licenciamento do Brasil, que aconteceu nos dias 29 e 30. Atualmente, a empresa atinge milhões de assinantes no país, em todas as plataformas, o que impacta diretamente no sucesso e repercussão dos produtos licenciados com os personagens de suas marcas.

Segundo Angela Cortez, diretora sênior de licenciamento da Viacom Brasil, “o clássico personagem Bob Esponja, continua sendo o grande sucesso dentre todas as propriedades da Nickelodeon e cresceu 25% em vendas, neste ano, se comparado ao mesmo período de 2014”. Dentre as categorias de produtos licenciados, o setor alimentício segue como principal destaque, seguido de perto pelo setor de vestuário, que em 2015, ganhou coleções com a indústria de confecções Kamylus e grandes varejistas de moda do Brasil. O último lançamento é com a carioca Reserva que chega às lojas, já nos próximos dias.

Para o ano de 2016, a Nickelodeon prepara novos guides de criação para aumentar as possibilidades de parcerias e licenciamentos, além de ganhar um musical do Bob Esponja na Broadway, em Nova Iorque. “O Bob Esponja é um personagem que possui um forte apelo promocional com possibilidade de ativação em todas as plataformas”, diz Angela. “É um personagem conhecido mundialmente, que agrada a todos os targets, fácil de trabalhar e atraente para todos os tipos de audiência”, finaliza.

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Angela Cortez, diretora sênior de licenciamento da Viacom Brasil. Ao lado, estande da Nickelodeon na Expo Licensing 2015

Em se tratando de liderança, As Tartarugas Ninja continuam sendo número um no ranking de preferência para meninos e já possuem a quinta temporada do desenho confirmada. Depois do sucesso de “As Tartarugas Ninja – o filme”, em 2014 com R$ 43 milhões em ingressos vendidos só no Brasil – maior bilheteria da América Latina -, o próximo ano já está preparado para receber uma nova continuação do longa metragem. Dentre as demais propriedades, Dora, A Aventureira e Patrulha Canina seguem com grande penetração nas linhas de bebê e pré-escolar.

“Patrulha Canina é o nosso mais recente sucesso mundial. Desde 2014 está no ar todos os dias na Nickelodeon e Nick Jr e, em julho, lançamos na TV Cultura”, aponta Angela. Dora, a Aventureira, que também é exibida todos os dias na Nickelodeon, no Nick Jr e na TV Cultura, além de estar em diferentes plataformas, segue com uma estratégia de segmentação para crescer ainda mais. Já as Fadas Winx são as preferidas entre os produtos licenciados para as meninas de 4-12 anos.

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Além da Nick, a grande aposta da Viacom, neste ano, é também a marca MTV. “Nossa estratégia é resgatar o valor da marca MTV através de seu reposicionamento no universo da moda porque os jovens enxergam moda como a melhor forma de expressar a sua personalidade”, diz Angela. “O foco é atingir tanto o público que cresceu assistindo ao canal como essa nova audiência de 15-24 anos que está conhecendo a marca agora”.

As artes da MTV são baseadas na identidade original dos anos 80 e 90 e a estratégia criativa do canal é utilizar o conteúdo integrando as tendências de moda e cultura pop para criar um design contemporâneo.

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A Nickelodeon é uma das marcas multimídia de entretenimento para crianças e família mais reconhecidas e amplamente distribuídas em todo o mundo. Ao longo dos anos construiu um negócio diversificado e global, colocando sempre as crianças em primeiro lugar. O portfólio da empresa inclui a programação de televisão e produção em todo o mundo, além de eventos especiais, produtos de consumo, serviços digitais, recreação, livros, filmes e iniciativas de responsabilidade social. Fora dos Estados Unidos, a Nickelodeon faz parte da Viacom International Media Networks, uma divisão da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB, VIA), um dos líderes mundiais em criação de conteúdo e programação em todas as plataformas de mídia.

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A MTV no Brasil tem como público-alvo os jovens Millennials, principalmente na faixa entre 15 e 30 anos. O canal traz uma programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Fazem parte de sua grade produções locais (como “Are YoutheOne? Brasil” e “Adotada”), reality shows, séries, programas de esporte e animações, entre outros. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da Viacom Internacional, como “Vampire Diaries” e “The Originals”, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, é um dos objetivos da MTV.

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A Viacom International Media Networks Américas, uma unidade da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB,VIA), é proprietária e opera as marcas de entretenimento do portfólio da companhia, que figuram entre as mais populares do mundo, as quais incluem a MTV, Nickelodeon, Comedy Central, BET, Paramount Channel, Channel 5 no Reino Unido, VH1, VIVA, COLORS, Spike, Game One and Tr3s: MTV, Música y Más, além de suas respectivas propriedades na América Latina (incluindo o Brasil).
As marcas Viacom atingem, em todo o mundo, um acumulado de mais de 3,4 bilhões de assinantes em cerca de 180 países e territórios através de mais de 200 operadoras locais e mais de 550 propriedades em mídia digital e TV mobile, em 40 idiomas. Fique pode dentro das novidades da VIMN através do canal VIMN PR no Twitter: www.twitter.com/VIMN_PR. Para mais informações sobre a Viacom e seus negócios, visite www.viacom.com, www.blog.viacom.com e a conta da empresa no Twitter (www.twitter.com/Viacom)

Fontes: Viacom Brasil – Natasha Szaniecki Novak e Felipe M. Reis.

Fundamento Produções – Ana Amaral e Luís Siciliano – (11) 5095-3862.

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