Viacom Brasil apresenta oportunidades de negócios para 2014

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Evento será realizado nesta quarta-feira, no Cinépolis do Shopping JK

A Viacom Brasil, distribuidora dos canais Nickelodeon, MTV, Comedy Central e VH1, realiza na manhã de quarta-feira, 29 de janeiro, um evento no qual serão apresentadas as oportunidades de negócios para 2014, projetos especiais e a nova programação dos quatro canais. O evento será realizado no Cinépolis do Shopping JK, em São Paulo.

Na ocasião estarão presentes as principais lideranças locais da companhia: Raul Costa, Gerente Geral e Vice-Presidente Sênior da Viacom Brasil, Tiago Worcman, vice-presidente de conteúdo e programação e brand manager da MTV no país, Jimmy Leroy, Vice-Presidente de Criação da Nickelodeon América Latina e Natalia Julião, Diretora de Programação dos canais MTV e VH1 na Viacom Brasil.

A Viacom Brasil faz parte da Viacom International Media Networks (VIMN), um dos maiores e mais conhecidos grupos de mídia do mundo, com marcas vistas mundialmente em aproximadamente 700 milhões de lares, em cerca de 170 países e em 37 línguas. Na Internet, a VIMN soma mais de 550 propriedades digitais e no cinema é considerada uma das principais produtoras e distribuidoras de filmes.

No Brasil, a Viacom tem um potencial de 40 milhões1 de telespectadores. A Nickelodeon, destinada ao público de 4 a 11 anos, está na lista dos top 102 canais mais assistidos da TV Paga (no total de indivíduos do mercado de pay TV), com animações como “Bob Esponja Calça Quadrada”, “As Tartarugas Ninja”, “Kung Fu Panda”, “Os Pinguins de Madagascar”, “Os Padrinhos Mágicos” e “Dora, A Aventureira”, além de live actions como “Sam & Cat”, “Wendell & Vinnie”, “A Família Hathaways”, “How to Rock”, entre outras.

A Nickelodeon tem ainda forte presença no ambiente digital, seja no site Mundonick.com (6.5 milhões de pageviews3 e 1,4 milhões de unique visitors3 – dados relativos ao mês de novembro) ou nas redes sociais: no Facebook4, são mais de 1,3 milhão de likes; no Twitter4, atualmente o canal tem 220 mil seguidores; no Instagram4, são mais de 32 mil fãs. Vale destacar, ainda, os jogos e aplicativos do canal que encantam as crianças.

A marca também promove, no Brasil, os eventos “Verão Nick”, realizado tradicionalmente no início do ano em praias brasileiras, levando atividades esportivas para a criançada, e o “Meus Prêmios Nick” – premiação considerada a maior do país para o público infantil e que chega à 15ª edição em 2014 depois de contar com 53 milhões5 de votos em toda a América Latina em 2013.

“Tanto o Verão Nick como o Meus Prêmios Nick oferecem oportunidades únicas para crianças, familiares e anunciantes, já que levam a marca Nickelodeon para além da televisão. Os patrocinadores têm forte exposição de marca em ambientes saudáveis e interativos”, diz Raul Costa. 

Outra relevante marca da Viacom para o público infantil é o Nick Jr, com uma faixa de segunda a sexta das 6h às 9h da manhã no canal Nickelodeon e uma programação 24 horas no próprio canal Nick Jr. O Nick Jr. tem como proposta ser o lugar inteligente para as crianças brincarem (“the smart place to play”). Sua programação educativa tem como target as crianças em fase pré-escolar, bem como suas mães. Em 2013, 4,2 milhões6 de pessoas assistiram à faixa Nick Jr. Os principais destaques de audiência7 foram os programas “Paw Patrol”, “Dora, A Aventureira”, “Bubble Guppies”, “Littlest Pet Shop” e “Team Umizoomi”.

“Nick Jr é um importante meio para as marcas que desejam se conectar aos pais de crianças em faixa pré-escolar. Tudo é feito de forma muito criteriosa e delicada, respeitando as demandas de pais e filhos”, diz Costa.

Já para o público adulto, a Viacom oferece o Comedy Central, com programação 24 horas 100% dedicada à comédia. O canal tem como missão surpreender a audiência com um novo jeito de fazer humor, de forma inteligente e criativa. Seu público é composto por homens e mulheres entre 18 e 49 anos, e seus pilares são séries, filmes, comédia stand up e animações. No Brasil, o Comedy Central exibe séries de humor de grande sucesso no mundo todo, como “O Show de Michael J. Fox”, “Last Man Standing” e “Men at Work”, entre outras, além de investir em produções nacionais com grandes talentos locais, como a versão brasileira do show de stand up “Comedy Central Apresenta” e séries como “Punch TV”.

“O interesse pelo gênero comédia vem crescendo no mundo todo e, se bem explorado, traz  excelentes oportunidades de expor marcas e oferecer produtos e serviços. A Viacom International realizou, recentemente, o estudo ‘Comedy Across Borders’. Mais de 6.000 pessoas, de 18 a 34 anos, em 13 países – sendo 1.000 delas da América Latina – responderam à pesquisa. Esse material nos deu um grande subsídio para compreender mais a fundo este gênero, oferecer o melhor conteúdo ao nosso público e desenvolver projetos especiais de publicidade relacionados à comédia”, avalia Costa.

Também destinado ao público adulto, a Viacom distribui o VH1, com uma programação focada em música e estilo de vida. O canal teve 9 milhões8 de telespectadores em 2013 com produções originais, videoclipes de diversos gêneros musicais, exibição de show e documentários, entre outros.

Finalmente, no ar desde outubro de 2013 está a MTV, destinada ao público jovem – os chamados Millennials. “A Viacom realizou um grande estudo sobre essa geração, batizado de ‘The Next Normal’9, que envolveu jovens de 24 países diferentes. Pudemos compreender melhor os Millennials, obter insights sobre suas atitudes, valores e aspirações, aplicar esse conhecimento no desenvolvimento de uma programação sob medida e também em projetos publicitários atrativos para este público, que falassem a sua língua”, explica Costa.

“Com a proposta de entreter, inspirar e celebrar a vida dos jovens, a MTV deseja ser a parceira número 1 para quem deseja conectar-se a eles”, completa. No Brasil – onde a produção local é a segunda maior da marca em todo o mundo, depois dos Estados Unidos –, a MTV busca proporcionar experiências significativas ao seu público, seja por meio da sua programação ou trazendo para cá grandes eventos que a marca faz em outros países. Sua programação é variada e multiconectada, seja na TV, no universo digital ou nos eventos que promove.

Há pouco mais de três meses no ar, o canal registra números expressivos: são mais de 12,6 milhões de assinantes10 e, no universo online, registrou um crescimento11 de mais de 54% no Facebook e mais de 57% no Instagram. Hoje, a MTV tem mais de 1,5 milhão de likes em seu perfil oficial no Facebook12, 1,3 milhão de seguidores no Twitter12 e mais de 52 mil seguidores no Instagram12 .

Fazem parte da grade da MTV no Brasil produções locais, como o programa diário de variedades “Coletivation”, reality shows, séries, programas de esporte, animações e videoclipes em faixas musicais temáticas, como “MTV Wake Up Hits” e “Playlist MTV: Brasileira”, entre outras.  Também fazem parte da sua programação local sucessos do portfólio da MTV Internacional, como “Catfish”, “Pranked”, “Young & Married” e “Awkward”. Mega shows, como o “MTV World Stage”, transmitido em todos os territórios onde a MTV está presente, também são destaques no canal que, no Brasil, ainda transmite ao vivo premiações mundialmente reconhecidas promovidas pela marca, como “MTV Video Music Awards”, “MTV EMA” e “MTV Movie Awards”.

“Durante o evento de quarta-feira, o mercado publicitário poderá conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de exposição de marca em nossos canais e atividades associadas a eles.  Todos os projetos são avaliados cuidadosamente com o cliente de modo a promover o melhor retorno de marca, priorizando sempre os atributos de cada canal” , finaliza Costa.

FONTES:

1Fonte: estimativa Viacom com base em 3,2 pessoas/domicílio, base IBGE.

2Fonte: Ibope MW – Brasil – 9 mercados – 2013 – 06/24:00 hrs – todos os dias – Total Ind. Pay TV : 21.970.400

3Fonte: Adobe Omniture. Novembro 2013.

4 Fonte: Facebook; Twitter; Instagram: Atualizados em 14/01/2014.

5 Fonte: mundonick.com/mpn

6 Fonte: Ibope MW – Brasil – 9M – 1º Jan a 29 Dezembro 2013. 06/09h. Segunda a Sexta. Total Ind Pay TV: 21.970.400/ Cobertura líquida: assistiu um minuto ou mais.

7 Fonte: Techedge – Brasil – 9M – 1º Jan a 29 Dezembro 2013. 06/09h. Pay TV P4-6: 890.940

8Fonte: Ibope MW – Brasil – 9M – 1º Jan a 29 Dezembro 2013. 6/30h. Total Ind Pay TV: 21.970.400/ Cobertura líquida: assistiu um minuto ou mais.

9 Fonte: Pesquisa Global: The Next Normal – VIMN.

10Fonte: Viacom/ base novembro de 2013.

11 Facebook Insights, Twitter Analytics e Instagram. Comparação entre Agosto/2013 e 14/01/2014

12 Fonte: Facebook; Twitter; Instagram: Atualizados em 27/01/2014.

A Viacom International Media Networks The Americas, uma unidade da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB,VIA), é proprietária e opera as marcas de entretenimento do portfólio da companhia, as quais incluem a  MTV, Nickelodeon, Comedy Central, Vh1 e suas respectivas propriedades na América Latina (incluindo o Brasil). O portfólio também inclui o canal Tr3s: MTV, Música y Más nos Estados Unidos, que tem como público-alvo uma ampla audiência hispânica dos Estados Unidos, e as parcerias de programação da VIMN no Canadá com a Corus Entertainment para a Nickelodeon, CTV Globe Media para MTV, Comedy Central e Vh1. Os negócios emergentes multiplataforma da companhia incluem MTVNHD e Red Viacom na América Latina, além de VH1HD no Brasil. A VIMN na América Latina, parte hispânica dos Estados Unidos e Canadá também atendem a um crescente número de Millennials conectados digitalmente por meio de seus websites mtvla.commtv.com.brmundonick.com, comedycentral.lacomedycentral.com.brvh1la.comvh1brasil.com.brtr3s.com,  mtv.ca e nickcanada.commtvrevolution.commundonick.com/nickturbomtvmusica.comneopets.com e mtvdemo.com.

Fontes: Viacom Brasil – Natasha Szaniecki Novak, Luciana Santos Tardioli e Breno Liguori. 

Agência Ideal – Natalia Marcelino e Carolina Massaro – (11) 4873-7940.

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