As maçãs da Turma da Mônica…como tudo começou!

No começo dos anos 90, Maurício de Sousa passeava em uma plantação de macieiras quando viu pequenas maçãs caídas no chão, ignoradas pelos produtores. Intrigado, questionou qual seria o destino daquelas frutas e teve como resposta: “São descartadas porque não atendem ao padrão de consumo”.

Inconformado com o desperdício, recomendou: “Essa maçãzinha é saborosa, suculenta, cabe na mochila escolar e nas pequenas mãos das crianças. É do tamanho certo para comer, sem desperdício”. Daí nasceu a ideia de licenciar a Turma da Mônica para produtos de hortifruti, que, hoje, tem uma produção de 1,6 mil toneladas da fruta por mês.

Hoje, Maurício e a filha Mônica Sousa comemoram os 25 anos deste licenciamento. Os fornecedores estão nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. São cerca de 3.500 hectares de plantação de serviços aos produtos licenciados pertencentes a 15 empresas que podem estampar as imagens da turminha nas embalagens.

Todo o volume de maçã é produzido pela empresa Fischer, que também tem o licenciamento para comercialização do kiwi. Segundo a assessoria da Maurício de Sousa Produções, a Alfacitrus oferece laranja lima e tangerina. Já a Trebeschi produz o tomate Sweet Grape e o milho adocicado. A Morena Frutas, as bananas; a AGC fica com a categoria de mamão, tanto mamão quanto formosa. A produção de uvas sem sementes, com cinco cultivares diferentes, fica a cargo da Agrivale, enquanto as mangas são fornecidas pela Agrodan e o mini abacate é cultivado pela Tsuge.

O licenciamento foi estendido para além das frutas, chegando a hortaliças e legumes. O Sitio Hiromi e a Go Green são responsáveis pelas alfaces, espinafre, couve, e a cebolinha, ilustrada pelo próprio Cebolinha. A linha de leguminosas, como cenoura, inhame e mandioquinha, é conduzido por Mais Verdes e há ainda o licenciamento da Avine para comercializar ovos de galinha e codorna.

Mônica, que, atualmente, está à frente dos negócios da Maurício de Sousa Produções, informa outros números de produtividade: “Da melancia redonda menorzinha e sem caroço são 400 toneladas por mês vendidas pelo Brasil e 264 toneladas de tomate mensalmente”. Neste ano, ela conta, que foram lançadas plantas com ervas para cozinhar em casa, sob a estampa do personagem Chico Bento.

Comemorando o sucesso do negócio, Maurício de Souza revela ainda ter recebido dos produtos um agradecimento. Além de viabilizar o escoamento de produtos que antes eram descartados, estimulou novos cultivos. “O investimento que os produtores fazem é um absurdo, como tecnologias para evitar o uso de agrotóxicos. O plantio da

melancia, do tomate, da maçã… É de primeiro mundo! Então, é um agradecimento mútuo”, declara Maurício.

Fonte: revistagloborural.globo.com/

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