BIC patrocina Bienal do Livro Rio e lança concurso de incentivo à leitura

Para a edição 2021, a marca convida crianças de 5 a 10 anos a estimularem a imaginação com desenhos para ilustrar um livro de contos

A BIC, líder mundial em artigos de papelaria, acaba de anunciar o patrocínio de mais uma ação na Bienal do Livro Rio, o maior festival de cultura e literatura do país, realizado pela GL events em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Neste ano, o festival será híbrido, com 50% da capacidade do público, respeitando todos os protocolos sanitários.

Como forma de incentivo à leitura, criatividade e imaginação, a marca preparou o concurso Bienal do Livro Rio e BIC: entre cores e contos, voltado para crianças de 5 a 10 anos, que farão seus desenhos baseados no conto escrito por Otávio Junior, autor do conto infantil “Da Minha Janela” e vencedor do Prêmio Jabuti (2020). O desenho ganhador irá ilustrar a história escrita por Otávio, além de ganhar um mural exclusivo na Bienal. O conto está disponível no O Poder das Cores, uma plataforma digital gratuita, que traz atividades gratuitas visando estimular o ciclo de aprendizado das crianças, além de conteúdos informativos para que os pais participem ativamente do desenvolvimento de seus filhos. 

Frequentador da Bienal do Livro há muitos anos, Otávio espera a grande festa literária com ansiedade, e está muito feliz em participar da ação. “Sempre me envolvi com o ambiente literário, e é emocionante participar de um concurso tão especial, que incentiva as crianças a se aventurarem no mundo da imaginação. Estou animado para ver os desenhos propostos”, afirma o autor.

Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC, reitera a missão do concurso: “Está no propósito da BIC incentivar constantemente a imaginação das crianças. Por isso, acreditamos que seja tão importante participarmos de eventos como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O conto do Olavo e a plataforma O Poder das Cores possuem uma grande conexão e um papel muito importante no processo de educação e imaginação das crianças. Estamos muito felizes com a parceria e ansiosos para ver o resultado do concurso.” comenta Rodrigo.

Para Tatiana Zaccaro, diretora da GL events e responsável pela Bienal do Livro Rio, a proposta do concurso foi criada com carinho para a BIC, justamente por acreditarem no universo literário como um elemento de transformação. “Sabemos como é importante para as crianças estimular a leitura e a criatividade desde cedo. E os livros são a porta de entrada para uma infinidade de mundos, aprendizados e aventuras para a imaginação. Por isso, o concurso na Bienal é tão importante para continuarmos nossa missão, celebrando tudo o que a Cultura pode nos proporcionar”, explica Tatiana. 

A Bienal acontecerá em turnos, com limite de capacidade, seguindo todos os protocolos definidos pelos órgãos de saúde, como comprovante de vacinação, bilheteria virtual, distanciamento obrigatório entre os visitantes, espaçamento entre os estandes, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel disponível, entre outros. O festival será híbrido, com transmissão das sessões pela plataforma Bienal 360°, ampliando o alcance do conteúdo ali produzido. Para obter mais informações, visite https://bienaldolivro.com.br ou siga-nos no InstagramTwitter ou YouTube.

Inscrições do concurso

As inscrições poderão ser realizadas de 01 de outubro a 17 de outubro e, para participar, a criança deverá ser inscrita pelo seu representante legal no concurso Bienal do Livro Rio e BIC: entre cores e contos, por meio do link: https://biccolorir.com.br/entrecoresecontos/. Após a inscrição, é necessário guardar o desenho físico até o dia do resultado do concurso.

O vencedor será escolhido em duas etapas. Na primeira, um júri irá selecionar os três desenhos mais criativos de acordo com o conto. Por último, o grande vencedor será escolhido por voto popular, que terá o resultado anunciado em 19 de novembro no site O Poder das Cores.

Além do desenho no mural, a criança vencedora ganhará um kit com diversos produtos BIC, todas as despesas pagas para participar da Bienal do Livro no Rio, com seu representante legal, além de ser convidada para uma sessão de autógrafos com a sua arte premiada no primeiro dia do evento.

Confira aqui o regulamento do concurso: https://biccolorir.com.br/entrecoresecontos/regulamento.pdf

Programação

Inscrições: de 01 de outubro a 17 de outubro

Divulgação dos três desenhos finalistas: 04 de novembro

Período de votação popular: 06 a 13 de novembro

Divulgação do vencedor: 19 de novembro 

Sobre a BIC

Líder mundial em papelaria, isqueiros e barbeadores, a BIC traz simplicidade e alegria para a vida cotidiana. Por mais de 75 anos, a empresa honrou a tradição de fornecer produtos essenciais de alta qualidade a preços acessíveis, para consumidores de todos os lugares. Por meio dessa dedicação inabalável, a BIC se tornou uma das marcas mais reconhecidas e é uma marca registrada em todo o mundo. Hoje, os produtos BIC são vendidos em mais de 160 países ao redor do mundo e apresentam marcas icônicas como BIC Kids™, BIC FlexTM, BodyMark by BICTM, Cello®, Djeep, Lucky Stationery, Rocketbook, Soleil®, Tipp-Ex®, Us™, Wite-Out® e muito mais. Em 2020, as vendas líquidas da BIC foram de € 1.627,9 milhões. A empresa, que está listada na “Euronext Paris”, faz parte dos índices SBF120 e CAC Mid 60 e é reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a educação. Recebeu uma pontuação A em liderança do CDP. Para obter mais informações, visite www.bicworld.com ou siga-nos no LinkedInInstagramTwitter ou YouTube.

Sobre a Bienal do Livro Rio

Consagrada como o maior festival de cultura e literatura do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio integra o calendário oficial da cidade e chega à sua XX edição propondo uma reflexão com diferentes perspectivas sobre quem éramos, quem somos, e o que vamos ser daqui para frente neste novo horizonte que nos aguarda. Mais do que um encontro de histórias, onde o livro é o protagonista, a Bienal é uma plataforma de conhecimento e conteúdo exclusivos, que estimula a imaginação do leitor, aproxima o público dos seus escritores preferidos, além de lançar novos autores. Desta vez, com todo o cuidado necessário pelo atual momento, o festival será online e offline. Com a missão de incentivar o hábito da leitura para mudar o país, a Bienal traz este ano uma provocação: “Que histórias a gente precisa contar agora?”.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui