Procura por chá de bebê on-line dispara e parcerias podem atrair o consumidor

iBabysite registrou aumento de 541% nas comemorações virtuais durante a quarentena

Por Jéssica Lima, do EP Grupo

Antes da pandemia causada pela Covid-19 e das medidas de isolamento social, as plataformas de chá de bebê on-line eram usadas para complementar a comemoração presencial, mas a situação atual do mundo forçou o cancelamento dos eventos e a migração total para o on-line. A ferramenta passou a ser usada para montar a lista de presentes e até marcar o evento por videochamada.

Procura por chá de bebê on-line dispara e plataformas fecham parcerias para atrair o consumidor. Crédito: Pixabay

Com o e-commerce em alta e buscando oferecer um serviço mais completo para atrair o consumidor, uma opção para as empresas pode ser a de usar os produtos para bebês já disponíveis no site da marca ou loja para que o consumidor monte sua lista de presentes e faça a comemoração virtual. Também dá para buscar parcerias com plataformas que oferecem o serviço de chá de bebê on-line.

Algumas marcas, lojas e plataformas já permitem que os pais montem a lista e a partir do que é comprado pelos convidados, a empresa entrega na casa ou permite que os pais retirem na loja física.

Plataformas e parcerias

No iBabysite, por exemplo, seja para aniversário infantil, chá de bebê, chá revelação ou chá de fraldas, a plataforma facilita para os pais e convidados na organização do evento virtual, sendo possível criar um “site” com a lista de presentes e ainda usar recursos como álbum de fotos, vídeo, mural de recados, convite virtual e adicionar o link da chamada de vídeo. Os pais têm a opção de receber os presentes em casa ou a soma em dinheiro.

Segundo Fabiano Macchione, fundador do iBabysite, de março a maio, houve um aumento de 541% na realização de comemorações pela plataforma comparado com o mesmo período de 2019. “Antes, 90% dos nossos clientes organizavam um evento presencial. Hoje, 100% dos eventos estão sendo virtuais”, revelou ao EP Grupo.

O iBabysite, que existe desde 2014, possui parceria com lojas pelo Brasil que disponibilizam cupons de descontos para os clientes e algumas utilizam a plataforma do iBabysite para a lista on-line. Nesse caso, o evento é criado através da loja que os pais estão montando a lista de presentes para o chá de bebê.

“O projeto B2B (business-to-business) iniciou com uma parceria com o Grupo Malwee. Os clientes ganham os presentes pela plataforma e resgatam o voucher para retirar ou receber em casa os produtos da loja onde criaram a lista”, disse Macchione. A Corita, que tem uma rede de sete lojas em São Paulo, e a Fralda & Cia, em São José do Rio Preto (SP), também são parceiras.

A solução de chá de bebê on-line da startup é implementada para a loja, (com a marca da loja) e a lista de presentes também é exclusiva dessa loja. Como explica o fundador, é uma solução de white label.

O iBabysite, então, administra toda a infraestrutura, o meio de pagamento, além de suporte técnico e comercial para o lojista ter a solução da lista virtual. “Estamos ajudando os lojistas a entrarem no on-line através da solução de lista de presentes para chá de bebê e aniversário infantil”, acrescentou Macchione.

Marcas e lojas

A Pom Pom também cria o convite, a lista de presentes com produtos deles, informa o dia e local do evento, e deixa uma mensagem para os convidados. A família e amigos dos anfitriões recebem o convite e conseguem se organizar para participar do evento, realizando a compra e entregando o presente na data programada. A plataforma foi lançada em maio deste ano.

“Desde o início da quarentena, sentimos que, como marca, poderíamos ajudar as futuras mamães a realizar esse marco na gravidez de uma maneira diferente, mas igualmente especial. O isolamento restringiu o contato físico, porém o mundo on-line surgiu como uma solução para este momento”, explicou Haeckel Almeida, gerente de marketing da Pom Pom.

Já a Tip Top monta a lista de chá de bebê e é possível escolher entre mais de 4 mil itens de puericultura ou roupas. Depois, através das lojas Tip Top Mega Store, é só usar os créditos.

Na Alô Bebê, dá para montar a lista escolhendo os produtos que desejar e compartilhar com os convidados para que eles possam presentear. Após a festa, os pais podem escolher entre receber os produtos em casa ou gerar um voucher para usar no site ou nas lojas físicas.

A Ri Happy Baby, marca especializada em bebês do Grupo Ri Happy, também possui um site com dicas para montar o evento on-line, fazer os convites, entender as ferramentas possíveis para vídeo conferência e preparar as brincadeiras tradicionais do chá de bebê. A gestante pode escolher entre os produtos do site, compartilhar a lista via WhatsApp com os convidados e cada compra se transforma em crédito para usar no site ou nas lojas físicas dentro de seis meses.

E na Drogaria Araújo, que fica em Belo Horizonte (MG), os pais conseguem montar uma lista personalizada ou escolher uma pronta assinada por marcas como Pampers, Nestlé, Huggies e Pom Pom, além de ser possível criar e mandar o convite do evento pelas redes sociais ou e-mail. O valor dos presentes pode ser transformado em crédito válido por um ano para usar em compras no site da drogaria ou os pais podem receber os presentes em casa.

Outros modelos

No caso da Nosso Chá, custa R$ 29,90 para criar cada lista. Dá para montar uma lista para o colegas de trabalho, com itens de menor valor, e outra lista para a família, com presentes mais sofisticados, por exemplo. Também é possível que os pais escolham as marcas dos produtos que querem receber entre Turma da Mônica, Pampers, Huggies, Granado, Chicco e Dove.

Há outras plataformas que fazem a lista, mas os produtos escolhidos pelos convidados são ilustrativos e, na verdade, os pais recebem a soma em dinheiro, que é o caso da Ufa Baby, EuNeném, Lá vem bebê, iVaiNascer, Bebê Chegou, Meu BbeeAbracadabra, BBchow (aplicativo) e o iBabysite, já citado.

Chá de fralda

Também existem marcas e lojas que promovem chá de fralda e a soma do valor dos presentes se transformam em crédito para trocar por produtos no site, como: HuggiesPampersFraldas DipanoPharmer’s.

Já a plataforma Chá Perfeito cria a lista de presentes, personaliza de acordo com as preferências dos pais, convida as pessoas virtualmente e os pais recebem notificações sempre que receberem um novo presente. Eles podem optar por receber os produtos em casa ou resgatar o valor em dinheiro.

Há também plataformas de chá de fralda em que os presentes se convertem em dinheiro, como é o caso da iFraldasQuero Presente Virtual.

Para uma grávida, todo cuidado é pouco e por isso não dá para correr o risco de estar no meio de uma aglomeração de pessoas com a Covid-19 no ar. Montar a lista virtual traz a vantagem aos pais de escolher entre produtos que precisam e marcas que confiam. Dar a chance de montar o convite do evento é um bônus. As empresas só precisam encontrar a melhor forma de atrair o consumidor ajudando a tornar a ocasião tão especial quanto seria se fosse pessoalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui