Corinthians fecha acordo de licenciamento com Meu Timão

Contrato é o primeiro do Brasil em que um clube de futebol licencia sua marca para um veículo de imprensa 100% dedicado à sua cobertura

O Sport Club Corinthians Paulista e a empresa A & D Web, que produz o portal Meu Timão (100% dedicado a noticiário do clube) chegaram a um acordo de licenciamento de marca, algo que revoluciona a relação do futebol com os sites de conteúdo segmentado. Trata-se do primeiro contrato em que um veículo se torna oficialmente licenciado de um clube de futebol no Brasil.
“Por sua tradição democrática, o Corinthians sempre respeitou o trabalho da imprensa, sem jamais deixar de valorizar as marcas do clube conforme as tecnologias evoluem na vida do torcedor. Este acordo é histórico porque avança a compreensão de que o conteúdo também é um produto. Quando uma empresa cria um produto inteiramente voltado a uma única torcida, fica claro que cabe licenciamento e que o clube, como detentor da marca, deve ser remunerado por isso”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, que se apressa em explicar que nada muda na relação jornalística entre o clube e o veículo. “Não se estabelecem nem privilégios, nem obrigações especiais. O que muda é a relação direta a respeito das marcas alvinegras, que a A & D Web reconhece e respeita”.
Com esse acordo, o Corinthians concede ao portal a licença temporária, durante a qual a empresa A & D Web vai remunerar o clube por isso. O Meu Timão manterá, por contrato, sua liberdade editorial e poderá fazer ações comerciais de patrocinadores do Corinthians, sempre dividindo receitas com o clube.
“O Corinthians é o motivo do Meu Timão existir e sempre será. Chegar num acordo com o clube, com completa independência editorial e jornalística, mostra o reconhecimento do nosso trabalho ao longo dos últimos 12 anos e pelos muitos que virão”, celebra Danilo Augusto Martins, criador do Meu Timão, reforçando a importância de se manter uma independência do clube no que diz respeito ao conteúdo que é levado diariamente aos torcedores corinthianos.
“Todo mundo quer a audiência da torcida do Corinthians, e o nosso torcedor exige de nós a valorização de nossas marcas”, diz José Colagrossi, superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação do clube. “Eu até gostaria de chamar a ideia de veículo oficialmente licenciado de inovação, mas nem posso, porque se trata de ponto pacífico em todo o mundo. Quem quiser produzir conteúdo a respeito de uma única marca, seja ela uma competição ou um clube, naturalmente tem de compartilhar parte das suas receitas com essa liga ou com esse clube”.
Essa ação reforça a política do clube de se aproximar e dar oportunidade para que parceiros que pretendem explorar sua marca possam fazê-lo de forma profissional, gerando segurança jurídica para o parceiro e novas receitas para o clube.  Com a celebração do contrato de licença de uso e de parceria comercial, automaticamente encerram-se as ações ajuizadas em 2020 sobre o direito de uso da marca “Timão”, cuja propriedade é reconhecidamente do Corinthians.
Fonte: Corinthians

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