Desenhos ensinam as crianças a se protegerem do coronavírus

Produções explicam de forma lúdica através de vídeos e cartilhas

Por Jéssica Lima, do EP Grupo

Os personagens infantis estão fazendo a sua parte na luta contra o coronavírus no Brasil. As produções focaram em explicar aos pequenos de forma lúdica e didática o que é e como se proteger através de vídeos e cartilhas. Confira:

Lilica e Tigor

A Lilica produziu um vídeo mostrando ter aprendido que quando a gente se cuida direitinho e higieniza bem as mãos, é como se a gente prendesse o vírus em uma bolha de sabão.

Vila Sésamo

A Vila Sésamo está com a campanha “Cuidando um do outro”, com vídeos e cartilha sobre o vírus, além de ensinar como lavar as mãos e evitar o contágio.

Giramille

A Giramille lançou um vídeo especial para as crianças com dicas, cuidados e explica de forma lúdica o período que estamos passando. Os personagens da animação tiram dúvidas sobre a pandemia com o Dr. Paulo N. Telles pediatra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

O Diário de Mika

O Diário de Mika fez um vídeo para alertar as crianças sobre os cuidados que devemos tomar, sobre o isolamento e abrir caminho para que as outras dúvidas fiquem mais fáceis de serem explicadas também.

De Criança Para Criança

O canal De Criança para Criança fez um vídeo explicando como se prevenir de contrair o vírus.

Canal da Charlotte

O Canal da Charlotte mostrou como se defender do coronavírus de maneira leve e divertida. As crianças aprendem como se proteger lavando corretamente as mãos e fazendo a quarentena em casa.

Mundo Gloob

TV Globo, o Gloob e o Gloobinho somaram forças para apresentar a campanha “Ciranda da Limpeza” com personagens dos canais infantis, como o Clube da Anittinha, Escola de Gênios, Miraculous: As Aventuras de Ladybug e D.P.A – Detetives do Prédio Azul para  conscientizar crianças e famílias sobre a importância da colaboração de todos na prevenção da propagação do Covid-19.

Dorinha Pink

O canal da Dorinha Pink também fez um vídeo para explicar como surgiu e o que é o coronavírus.

Cartoon Network

A Cartoon Network Brasil produziu vídeos curtos para o Instagram com seus personagens para incentivar a lavar as mãos e a manter distância.

Galinha Pintadinha

A Galinha Pintadinha está promovendo, através das redes sociais da personagem, conteúdos que reforçam os cuidados no combate ao Codiv-19, como por exemplo, a ação com o vídeo já conhecido “Lava as Mãos” e explicando porque as crianças não podem ver os avós no momento.

Social Comics

O Social Comics, serviço de streaming para fãs de HQs, publicou uma história em quadrinhos que ensina como se prevenir, além de conscientizar as pessoas sobre o contágio de forma criativa e descontraída, chamada “Super poderes contra o coronavírus”, disponível no site.

O Social Comics publicou uma HQ que mostra como se prevenir do coronavírus. Crédito: Divulgação/ Social Comics

Mundo Bita

O Mundo Bita publicou, em suas redes sociais, o passo a passo de como lavar as mãos e de como é importante ficar longe dos avós, que fazem parte do grupo de risco, nessa fase.

Moranguinho

Nas redes sociais da Moranguinho, foi publicado um comunicado para ajudar na prevenção.

One Piece

Um vídeo oficial em japonês, com os dubladores originais, foi legendado em português para falar sobre prevenção.

View this post on Instagram

A pandemia de coronavírus está mobilizando todo o mundo e até mesmo os Piratas do Chapéu de Palha, de One Piece, estão engajados em frear a contaminação. Em um comercial lançado no Japão, Luffy e outros personagens pedem para que as pessoas fiquem em casas e alertam para a importância de se lavar as mãos com frequência, impedindo assim que o vírus se espalhe ainda mais. O vídeo mostra Luffy, Nami, Usopp, Chopper, Robin e Franky dando orientações para a população japonesa. As instruções são básicas, que falam sobre lavar as mãos, tomar cuidado para evitar aglomerações e, sempre que possível, ficar em casa, pelo menos enquanto a pandemia estiver ainda se espalhando. Confira o vídeo legendado! One Piece é um dos mangás e animes mais longevos da história e seus personagens são muito conhecidos no Japão. O fato de que a obra tenha sido relacionada à campanha de prevenção do coronavírus só mostra a importância do momento. Não é difícil que vejamos outros personagens de outros animes falando sobre o assunto em breve.

A post shared by Angelotti Licensing (@angelottilicensing) on

Dragon Ball Super

O vídeo foi dublado por fãs para falar sobre formas de combater a propagação do vírus.

Simon’s Cat 

A Simon’s Cat Brasil ajuda os humanos com o “Guia para a quarentena”, criado especialmente para o Covid-19.

Quintal da Cultura

A TV Cultura está exibindo 10 programetes com as personagens do Quintal da Cultura, que tiram dúvidas de forma didática sobre diversos assuntos que envolvem a pandemia do coronavírus.

Os vídeos abordam temas como: o poder do sabão para a higienização das mãos, o que é coronavírus, exemplos de como as crianças podem se divertir em casa e como cuidar dos idosos durante a pandemia.

Os programetes, que contam com tradução em Libras, também estão sendo disponibilizados no YouTube e Instagram do programa.

Hello Kitty

A Sanrio e a Hello Kitty estão usando as redes sociais para conscientizar o público
sobre a importância de seguir as orientações passadas pelos órgãos de saúde. Com posts fofos e interativos, a personagem aparece lembrando a importância de higienizar as mãos com o slogan “Lavar as mãos é sinal de amor e proteção”.

As postagens também remetem a necessidade de ficar em casa e manter o contato à distância com os familiares. Em uma das publicações, por exemplo, a Hello Kitty aparece fazendo o sinal de “namastê” com as mãos, mostrando uma nova forma de cumprimentar as pessoas sem contato direto.

O Show da Luna

O Show da Luna preparou uma cartilha que explica de forma lúdica aos pequenos o que está acontecendo e está divulgando pelas redes sociais, além de fazer outras postagens sobre o tema.

Turma da Mônica

A Mauricio de Sousa Produções fez um guia detalhado com os cuidados necessários para o uso e manuseio das máscaras.

Meu Malvado Favorito

Dublado por Leandro Hassum, a voz de Gru no Brasil, o vídeo apresenta dicas para manter o distanciamento físico, ser ativo em casa e ser gentil uns com os outros — todos voltados para garantir que pessoas de todas as idades permaneçam seguras e saudáveis durante esta pandemia.

Os Protetores

As ilustrações de Nestablo Ramos também estão ensinando cuidados básicos com a higiene, além dele ter desenvolvido uma série de tirinhas com o nome “Loopo e eu vs. coronavírus”.

Nick Jr.

O canal introduziu conteúdos educativos para evitar a propagação do vírus nos desenhos que exibe.

Discovery Kids

Assim como o Nick Jr., o canal aproveitou seus desenhos para mostrar como se cuidar.

Palavra Cantada

O canal usou dois vídeos para incentivar as crianças a lavarem as mãos.

Patati Patatá

Os personagens ensinam a fazer máscara e como se proteger. Tem até uma “etiqueta da tosse”.

Totoykids

O canal fez um vídeo para o Youtube sobre hábitos para ter em casa como: lavar as mãos, manter os ambientes da casa ventilados, passar álcool gel nas mãos, evitar aglomeração, ter cuidado ao espirrar e ficar em casa.

Bob Zoom

O canal publicou uma imagem com algumas dicas para prevenir a propagação do vírus.

View this post on Instagram

Olá amiguinhos! Como sabemos, o novo coronavírus (COVID-19) deve ser combatido com a prevenção. Saiba como se prevenir e proteger o próximo! 🧼 Lave as mãos regularmente com água e sabão ou utilize álcool em gel 70%. 🤝🚫 Evite abraço, beijinhos e apertos de mãos. 👨‍👨‍👦‍👦 🚫 Evite aglomerações. 🤧 Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço papel ou com o braço. 🤒 Se estiver doente, evite aproximação com outras pessoas, principalmente com quem está no grupo de risco. 🍴 Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, copos, pratos e toalhas. Protejam-se, amiguinhos! Recomendações: Ministério da Saúde. #BobZoom #Prevenção #CoronaVirus

A post shared by Bob Zoom (@bobzoomclub) on

Annie e Ben

Vídeo conta a história do vírus, como se cuidar e como se prevenir.

O Canal do Joãozinho

O canal resgatou um vídeo para reforçar a importância de lavar as mãos.

Zuzubalândia

Desenho também falou sobre a higienização das mãos.

ChuchuTV

Vídeo incentiva a lavar as mãos a todo o momento.

A Turma do Seu Lobato

Desenho fez uma série de postagens com dicas para se proteger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui