Dia do Brincar: relações entre brincadeira e o desenvolvimento infantil

fisher

Poucas coisas são tão confortantes como as lembranças da infância, das brincadeiras e dos momentos de diversão. Em 28 de maio o mundo comemora o Dia do Brincar. A brincadeira ajuda as crianças no aprendizado, desenvolve o lado criativo e expressa habilidades, sensações e percepções. A participação dos pais nas brincadeiras é também fundamental para o desenvolvimento da criança.

“É por meio do brincar, em qualquer ambiente, que a criança se constitui”, afirma Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price. Segundo ela, é diante da livre exploração de situações e contextos lúdicos que a criança estabelece, ativamente, a relação entre as experiências vividas e os seus significados. Essas relações são a base para a construção de qualquer conhecimento e aprendizagem significativa. Sendo assim, “permitir que as crianças expressem livremente, em suas brincadeiras, a natureza lúdica infantil é, sim, um dos meios mais potentes para promovermos saúde, qualidade de vida e um adequado desenvolvimento”, conclui a profissional.

Ao brincar livremente, a criança consegue expressar o que é mais precioso em toda a sua constituição física, emocional, cognitiva, afetiva e social. “Com um simples brincar ela consegue integrar todas essas partes e se demonstrar como um ser humano ativo, potente e capaz de ter a percepção de quais são os caminhos que podem garantir a criatividade, a imaginação, a autonomia, o bem estar e a saúde”, completa Teresa. Os caminhos podem ser potencializados pela ludicidade que, segundo a especialista, é o meio mais potente para manter viva a existência de cada criança e todas as suas mudanças diárias. A especialista ainda aconselha aos pais que proporcionem aos filhos momentos com muitas brincadeiras e que aproveitem, junto a eles, esse divertido meio de aprendizado.

Sobre Fisher-Price®
A Fisher-Price, empresa do grupo Mattel Inc., há mais de 83 anos desenvolve brinquedos infantis e pré-escolares e acessórios de puericultura que despertam nas crianças novas sensações e habilidades. Para garantir o padrão Fisher-Price, cada produto demora, em média, um ano para chegar ao consumidor final, pois antes de seu lançamento, ele é testado por crianças e especialistas de diversas áreas – o que comprova a preocupação da empresa em criar produtos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento infantil. O site (www.fisher-price.com.br) e o Facebook (www.facebook.com/fisherprice) da marca fornecem informações e recursos que auxiliam pais e avós em todo o mundo.

Sobre a Mattel do Brasil
Instalada no País desde 1998, a Mattel do Brasil atua no desenvolvimento de marcas infantis, líderes em quase todos os segmentos em que estão inseridas. Fazem parte de seu portfólio nomes amplamente conhecidos como Fisher-Price, Barbie, Polly, Monster High, Uno, Hot Wheels e Max Steel. Conhecida por atuar no desenvolvimento, fabricação, comercialização de brinquedos e acessórios, constantes investimentos em inovação, mídia, promoções e pela estreita parceria com seus clientes, a Mattel figura como uma das principais empresas do setor. Presente em mais de 25 mil pontos-de-venda, contribui para a geração de empregos no varejo, no setor logístico e na área de serviços em todo o Brasil. O licenciamento de marcas é outro importante foco de atuação da companhia no país. Atualmente, mais de 95% dos artigos licenciados com as marcas Barbie, Polly, Hot Wheels e Max Steel são produzidos localmente, por meio de uma rede de mais de 60 empresas de diferentes segmentos.

Fonte: In Press Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica – Luciana Vasconcelos e Renata Vasconcelos – (11) 3323-1565.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui