Epic Games provoca monopólio da Apple com vídeo de alusão a ‘1984’

A Epic também criou uma série de respostas para mostrar o monopólio da App Store através do movimento #FreeFortnite

A Epic Games, desenvolvedora do jogo Fortnite, fez uma campanha em alusão ao livro e o filme “1984”, como forma de provocar a Apple, que também já fez uma provocação a IBM, sua então rival, anos antes.

Segundo a Propmark, na versão original, Steve Jobs dizia que a empresa da maçã não seria igual a “1984”, em referência ao livro de George Orwell que narra uma distopia onde tudo é controlado pelo Big Brother (O Grande Irmão). Nessa versão da Epic, a Apple é o Grande Irmão por conta de uma nova modalidade de pagamentos lançada pela desenvolvedora.

Epic Games provoca monopólio da Apple com vídeo de Fortnite em alusão a ‘1984’. Crédito: Reprodução/ Youtube

Isso porque a promoção “Mega Drop” reduz o custo dos V-Bucks, a moeda do jogo, em 20%, mas para aproveitar o desconto em dispositivos móveis, seria necessário comprar diretamente com a produtora, mas isso vai contra os termos de uso da App Store.

Para vender dentro do aplicativo, o desenvolvedor (no caso, a Epic Games) é obrigado a pagar uma taxa de 30% à Apple a cada transação. Se vendesse por fora, a Epic estaria burlando essa cobrança. A Apple disse que planeja trabalhar com a Epic para “resolver essas violações”.

Além do vídeo, a Epic criou uma série de respostas para mostrar o monopólio da App Store através do movimento #FreeFortnite.

O Google também se irritou e retirou Fortnite de sua loja de aplicativos dizendo que o game viola as políticas da empresa e que para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, há políticas consistentes que “são justas para os desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários”.

Ainda é possível instalar o Fortnite pelo Android. A própria Epic direciona para seu site para baixar pelo aplicativo Epic Games ou pela Samsung Galaxy Store em dispositivos Samsung. Já no iPhone e iPad, por enquanto, ainda é possível baixar também.

A versão “1984” de Fortnite:

A versão da Apple:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui