Feira de brinquedos destaca vendas de livros infantis

Além dos mais de 200 lançamentos e inovações de brinquedos, Expo Toys 2018, que começa no próximo dia 24 em São Paulo, traz inúmeras novidades em livros para crianças, como os interativos e os com personagens do cinema e da TV.

Os livros infantis ganham cada vez mais espaço e destaque no mercado brasileiro. O crescimento do gênero em 2016, se comparado a 2015, foi de 28% – dados de vendas no varejo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Nesse mesmo período, as vendas de livros em geral caíram 9,7%.

O levantamento “Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2017” – realizada pela Fipe, a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da SNEL, aponta que a literatura infantil ficou no top 5 da produção de obras nacionais. Mas mesmo com esse desempenho, os livros infantis ainda representam fatia pequena do mercado nacional de livros, em torno de 3%. Mas há potencial de crescimento.

Prova disso é que as editoras têm apostado em novos canais de divulgação e vendas. A participação de importantes editoras do segmento infantil na feira de brinquedos Expo Toys 2018 exemplifica isso. O evento acontece em São Paulo (SP) de 24 a 26 de junho, no pavilhão Pró Magno Centro de Eventos, e pretende atrair lojistas de diferentes partes do País para as compras do Dia das Crianças e Natal. Ao todo serão mais de 80 marcas expositoras nacionais e de importadoras. A expectativa de público é em torno de 3 mil visitantes/compradores.

Interatividade como diferencial
A Ciranda Cultural, uma das expositoras da Expo Toys 2018, apresentará novas marcas que serão suas grandes apostas para o mercado infantil este ano, como a PJ Masks, Peppa Pig, Masha e o Urso. Com cerca de 4 mil títulos nesse segmento, a empresa também terá lançamentos em áreas que considera tendência mercadológica atual, como a de livros com temas de unicórnios e livros com técnicas de colorir, entre eles, o da Patrulha Canina, intitulado “Patrulha das Cores”.

De acordo com Marcel Cleante, gerente comercial da empresa, o segmento de livros infantis no Brasil está crescendo em virtude de muitas famílias buscarem alternativas para concorrer com os meios eletrônicos e digitais. E uma dessas alternativas é presentear as crianças com livros. “Mesmo aqueles pais que não tiveram o hábito da leitura na infância agora incentivam os filhos a desenvolver esse costume. Além disso, os livros com interatividade chegaram para atualizar o produto e funcionam como diferenciais para que possamos introduzir os livros em novos canais de vendas, como em lojas de brinquedos”, destaca.

A diversificação dos canais de divulgação, como feiras, e dos canais de vendas, como lojas de brinquedos, é a estratégia que tem contribuído para o crescimento do segmento infantil. “Uma grande rede de lojas de brinquedos cresceu mais de 300% em vendas com os nossos produtos no primeiro trimestre deste ano. A projeção é ainda maior para o segundo. Tudo isso tem contribuído para o nosso resultado com crescimento acima de dois dígitos”, revela Cleante.

Com mais de 200 títulos na área infantil, a editora Todolivro é outra que também usará a Expo Toys 2018 como mídia de divulgação dos seus lançamentos: livros interativos, com sons e agregados. Entre suas novidades estarão títulos como “Conhecendo Nosso Corpo”, o livro Pad Gigante Batman (colorir e atividades), o Pad Gigante Winx Club (colorir e atividades), além dos livros com agregados, tipo “A Tartaruga. Vamos Tomar Banho!”, que traz uma tartaruga de borracha.

De acordo com Anselmo Schnaider, gerente comercial da Todolivro, um dos aspectos que ajuda o bom desempenho das vendas no segmento é a diversificação dos pontos de vendas dos livros infantis no varejo. “Hoje, há uma grande tendência em nosso País das lojas de brinquedos inserirem livros infantis em seu mix de produtos. Esses varejistas descobriram que podem aumentar suas vendas com essa estratégia”, destaca.

Livros embalados em lata
A Editora DCL – Difusão Cultural do Livro Eireli também apostará na feira Expo Toys como plataforma de divulgação dos seus títulos infantis. “Apresentaremos novos kits de histórias que acompanham canetinhas, adesivos, chaveiros, além de livros de atividades e máscaras com licenças da Disney”, explica Nilton Barbosa, gerente comercial da empresa.

Com a grande maioria de produtos licenciados, a Editora DCL terá também como destaque os livros embalados em latas, entre eles “Princesas”, licença da Disney, e “Meu Malvado Favorito”, da Universal Studios. Outras de suas apostas serão os livros de personagens da Disney e da Universal relacionados a filmes e séries de TVs, como o da Frozen e do Pica-Pau. Mas há também sucessos antigos que ganharam novo roupagem, como o kit com livro de mágica.

“O consumidor final percebeu que os livros infantis com personagens favoritos das crianças funcionam como forma de incentivá-las no processo da leitura. E isso tem contribuído para o nosso sucesso nesse segmento”, finaliza Barbosa.

2ª FEIRA DE BRINQUEDOS EXPO TOYS
Data: 24 a 26 de junho/2018
Local: Pró Magno Centro de Eventos – São Paulo (SP)
Horário: 24 e 25/06 – 10h às 20h
26/06 – 10h às 17h
Expositores: mais de 80 marcas da indústria nacional e importadores
Segmentos: brinquedos, puericultura, jogos, pelúcia, licenciados, entretenimento, educativos, livros, entre outros.
Público: em torno de 3 mil visitantes/compradores
Entrada: profissionais do setor mediante credenciamento online (expobrasilfeiras.com.br) ou na entrada do evento
Pacotes de viagem e hotéis: (11) 5033-3137
Organização e Promoção: Expo Brasil
Mídias Sociais: facebook.com/ExpoToys1 – instagram.com/expotoys
Informações: www.expobrasilfeiras.com.br

Fonte: IGP House Comunicação & Marketing – Ivaldo Gonçalves.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui