Gucci lança coleção de tênis virtuais

[Internacional]

A marca italiana de luxo Gucci lançou uma linha bastante acessível na semana passada. Trata-se de uma coleção virtual, chamada Gucci Virtual 25, que está disponível em forma de um filtro para aplicativos em realidade aumentada. Há opções de tênis a partir de R$ 50.

Os modelos são comprados para serem usados de forma virtual em videogames e fotos em redes sociais, e fazem parte de um mercado novo que tem atraído a atenção dos jovens.

A coleção é bem diferente das coleções reais, que costumam ter cores discretas e preços altos. Esta, é colorida e “barata”. Ao todo, são 25 calçados digitais que trazem o símbolo da marca na sola e na orelha do calçado.

A coleção foi desenvolvida pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele, em parceria com a empresa de tecnologia Wanna, que já é conhecida neste segmento. Os filtros estão disponíveis por preços que vão de US$ 9 a US$ 12 (cerca de R$ 67).

A compra deve ser feita dentro do aplicativo da Gucci, que já trazia a função de AR para que clientes provassem os calçados antes das compras. Há ainda a opção de exibir os modelos em outros aplicativos de jogos, como Roblox ou VRChat.

A moda das peças digitais não se restringe ao vestuário. Nas últimas semanas, o mundo está acompanhando um movimento crescente dos NFT’s (token não fungível), que se restringe às compras de produtos virtuais. Dezenas de peças digitais já foram comercializadas por preços exorbitantes.

Um exemplo foi a primeira casa totalmente digital, vendida por mais de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,8 milhões). A Mars House foi criada pela artista digital Krista Kim em um arquivo 3D. Em seu Instagram, a americana escreveu que o objetivo da casa é “omitir uma atmosfera zen de cura”.

Fonte: CNN Brasil

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