Higiene bucal: cuidado desde os primeiros dentes

A Trá Lá Lá conversou com a odontopediatra Gabriela Godoy e trouxe as dicas para os pais que estão na fase da educação da higienização bucal com as crianças

Manter a higiene bucal requer atenção e cuidado de todos os dias, inclusive quando se trata de crianças. Com o nascimento dos primeiros dentes, é preciso garantir que todo o processo, desde a escovação até o enxágue, seja feito da maneira correta, evitando cárie de mamadeira, placa bacteriana e outras.

É neste momento que as dúvidas surgem. Não é fácil saber quando começar a escovar os dentes dos pequenos, como ensinar a elas a forma correta de realizar o procedimento. Por isso, a Trá Lá Lá convidou a odontopediatra Gabriela Godoy, para ajudar os pais com informações importantes sobre a saúde bucal.

O nascimento dos dentes
Entre quatro e seis meses os primeiros dentes começam a ganhar vida na boca dos bebês, processo que pode se estender até os 3 anos de idade. A consulta com um profissional de odontologia é fundamental neste momento, pois ele pode auxiliar quais são os passos iniciais desta fase.

A higienização precisa ser feita após cada mamada do neném até os seis meses. Depois desta fase, a escovação com a escova de dentes já pode começar. Lembrando sempre que os produtos indicados para o público infantil deverão ser a primeira escolha, como os géis e cremes dentais, que mantém a saúde bucal do seu filho em dia”, afirma Gabriela.

A escovação
Para poder fazer a escovação da forma correta, é preciso entender que existe uma sequência de procedimentos. Todo cuidado é pouco neste momento, criar uma rotina é ideal para que a criança entenda que escovar os dentes é como tomar banho.

Posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca são os principais passos para higienizar a boca e ensinar seu filho ao longo do tempo como ele deverá fazer quando estiver sozinho. É importante escolher o sabor de creme dental que ele goste, isso torna este momento mais harmonioso tanto para os pais como para as crianças, como o uso de produtos e cremes dentais com diversos sabores que agradam a todos os pequenos”, conta a odontopediatra.

Fonte: A Fonte Comunica – Júlia Leite e Roberta Santo – (11) 3294-8621.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui