Isabel Fillardis é a personalidade da campanha da TV Cultura e Vila Sésamo 

A partir da próxima quinta-feira (1º/5), a TV Cultura, o portal cmais e a TV Rá Tim Bum! divulgam em sua programação vídeo em que a atriz e a personagem Bel destacam a importância da integração de crianças com deficiência no processo do brincar

No ar desde 17 de março na TV Cultura, na TV Rá Tim Bum! e no portal cmais, a campanha Incluir Brincando, da Sesame Workshop, vem chamando a atenção das pessoas para o direito que crianças com deficiência têm de brincar de forma segura e inclusiva. No mês de maio, a partir do dia 1º (quinta-feira), quem vai reforçar esta mensagem é a atriz Isabel Fillardis. Ela protagoniza um vídeo ao lado da personagem Bel, da série Vila Sésamo, no qual destaca o tema Brincando em Família. O programete vai ao ar ao longo da programação da Cultura e da TV Rá Tim Bum!, e ficará postado no site cmais.com.br/vilasesamo.

“Como educadora e mãe de um filho com deficiência, fico muito feliz de poder contribuir com importantes iniciativas como esta”, ressalta Isabel, que além de atriz, modelo e produtora é professora e ativista social. Ao lado do marido, o gestor ambiental Julio Cesar Chagas Santos, fundou as ONGs Instituto Doe seu Lixo, que gerencia resíduos sólidos, e A Força do Bem, responsável por prestar auxílio às pessoas com deficiência, como seu filho mais velho, Jamal Anuar, que tem síndrome de West. A atriz apresenta também o programa Ouvindo o Planeta, na rádio JB FM. Ao longo de sua carreira, participou de 13 novelas, três filmes, cinco peças de teatro e diversas campanhas publicitárias.

Antes de Isabel, participaram da campanha o ator Lázaro Ramos e o nadador paraolímpico Daniel Dias, respectivamente, nos meses de março e abril. As próximas personalidades da lista são a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, em junho; o cantor Daniel, em julho; a cantora Fernanda Takai, em agosto; e o multiartista Antônio Nóbrega, em setembro.

Isabel Fillardis e Bel_Foto de Fernando Gomes

Incluir Brincando

A TV Cultura e a Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos responsável pela criação e coprodução da série Vila Sésamo, se uniram para a realização do Projeto Incluir Brincando, direcionado à inclusão de crianças com deficiência por meio da conscientização do direito de brincar de forma segura e inclusiva.

O projeto conta com apoio da Fundação MetLife, parceria estratégica do UNICEF, e parceria institucional da Associação Laramara, do Instituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.

Ele é inédito na tevê brasileira ao incluir ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma campanha transmídia.Além de vídeos promocionais com a participação de personalidades, episódios especiais e conteúdos digitais exclusivos para a internet; a iniciativa promove aindao curso de formação de educadores e com a distribuição da Coleção Incluir Brincando (que reúne diferentes materiais de formação) em escolas públicas de Educação Infantil.

A iniciativa do programa faz parte da proposta institucional da TV Cultura. “Colocar no ar o Projeto Incluir Brincando é uma enorme satisfação e atesta a preocupação permanente da Fundação Padre Anchieta com a educação de qualidade e com a diversidade de conteúdos para todos os públicos”, afirma o presidente da FPA, Marcos Mendonça.

Para o diretor regional da América Latina da Sesame Workshop, Jorge Baxter, esta temática é parte do DNA da Sesame. “Estamos felizes por lançar um dos primeiros projetos transmídia sobre o assunto no Brasil e na América Latina. Acreditamos que conteúdos divertidos e de alta qualidade disponibilizados  em diferentes plataformas (TV, mídias digitais, mídias sociais, escolas e atividades comunitárias) podem aprofundar o envolvimento do público nesta questão tão importante”.

As estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais: brincar é um direito da criança, brincadeiras inclusivas, brincando em família, brincando na comunidade, brincando com os amigos, feira de brinquedos e brincadeiras do Brasil.

Campanha transmídia

A cada mês um dos temas transversais da campanha será promovido durante as programações infantis da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum!, no portal cmais (cmais.com.br/vilasesamo)  e no perfil oficial do programa no Facebook (www.facebook.com/VilaSesamoOficial), utilizando vídeos promocionais, episódios especiais, jogos digitais, atividades para imprimir, artigos e chamadas para ações no site e nas redes sociais.

Todos os vídeos contam com interpretação em Libras, recurso de audiodescrição e closed caption. Nos vídeos promocionais, personagens da Vila Sésamo interagem com as personalidades já mencionadas.

Nos episódios especiais, historinhas são centradas nos temas da campanha, protagonizadas pelos personagens da Vila Sésamo. Garibaldo e Bel ganham uma convidada especial para participar do projeto: Sivan, uma boneca cadeirante vinda diretamente da Vila Sésamo de Israel. Sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, inclusive as que possuem algum tipo de deficiência. Além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração e da criatividade durante o brincar inclusivo. Sivan tem sete anos de idade e adora se divertir. Inventa novas maneiras para brincar e nunca fica de fora. Ela tem um grande senso de humor e está sempre pronta para ajudar os seus amigos.

No portal cmais, os jogos digitais contam com conteúdo educativo; as atividades para imprimir trabalham conhecimento de si, reflexão, atenção, psicomotricidade, expressão artística e corporal. Há ainda os artigos, que são textos informativos sobre os temas da campanha para educadores, familiares e cuidadores, e as chamadas para ação no site e nas redes sociais.

Para educadores

O curso de formação e a coleção Incluir Brincando contam com a parceria das secretarias municipais de Educação de Paraty (RJ), Marechal Deodoro e Barra de São Miguel (AL). O objetivo é construir referenciais teóricos e práticos para o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar inclusivo e seguro, utilizando os diferentes recursos do Projeto Incluir Brincando. Até junho deste ano serão formados cerca de 200 participantes, entre professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e representantes da sociedade civil.

As pessoas interessadas pelo desenvolvimento inclusivo, brincar e infância poderão ter acesso gratuito à Coleção Incluir Brincando pelo portal  cmais (cmais.com.br/vilasesamo/colecaoincluirbrincando), além de suas versões com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. 

Fonte: Assessoria de Imprensa TV Cultura – Alexani Barbosa – (11) 2182-3543.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui