Licenciamento e moda: quando uma marca se torna tendência

Adaptação da matéria publicada na Licensing Magazine

O licenciamento tem o poder de combinar entretenimento e conteúdo para crianças e adultos e transformar isso em tendência através da moda para dar uma nova cara aos produtos. Nos últimos anos, a forma como ganha destaque e dita o foco do mercado ganhou credibilidade. As áreas de moda e de licenças trazem muitas possibilidades de colaboração e um projeto de licenciamento pode até mudar a sorte da empresa.

A união de atendimento online e offline, parcerias duradouras, segmentação da oferta e variedade de produtos faz nascer casos reais e bem-sucedidos de empresas que combinaram licenciamento e moda. A marca italiana GCDS, por exemplo, incluiu personagens como Pokémon e Hello Kitty em suas últimas coleções e o designer de moda americano Jeremy Scott elegeu as Meninas Superpoderosas, Bob Esponja e Olivia como desenhos que estão no auge da moda. Nos desfiles, as imagens ganharam destaque mundial, principalmente nas redes sociais, e deram mais visibilidade para marcas e empresas.

A marca italiana GCDS incluiu personagens como Pokémon e Hello Kitty em suas coleções. Crédito: Licensing Magazine

Outras empresas, como as italianas Benetton, Monnalisa e Iceberg, investiram em licenciar não só moda infantil, mas também para adultos as marcas como Pantera Cor-de-Rosa, Popeye e Peanuts (que tem o Charlie Brown e o Snoopy como desenhos principais). São personagens que originalmente foram criados para o entretenimento de crianças, mas têm ganhado cada vez mais espaço entre o público adulto.

A loja de brinquedos Kidult mostra uma tendência em que a idade não quer dizer nada: um adulto se reconhece e se liga a um personagem na infância ou adolescência e ele o acompanha pelo resto da vida. Jovens e adultos adoram encontrar seus personagens favoritos em roupas e acessórios porque aquilo fez parte da sua geração e faz parte da sua essência.

Com tantas marcas se tornando e outras que se mantêm como tendência, através do licenciamento, até os produtos eletrônicos da Nostalgia, dos anos 80 e 90, continuam atuais. Adultos e crianças acabam sendo “alvos” da mesma empresa e o licenciamento de personagens capturam a atenção, não só das crianças, como das mães.

Em Bolonha, na Itália, acontece uma feira de licenciamento que mostra as últimas tendências no setor e ajuda empresas a planejarem estratégias eficazes. Na edição de 2019, explorou aniversários históricos no mundo do licenciamento, como o 60º aniversário da Barbie e o 45º aniversário da Hello Kitty.

Para este ano, a feira promete ter um espaço dedicado para reunir empresas de moda e grandes marcas com o intuito de criar colaborações que tragam benefícios mútuos. A ideia dá destaque às marcas, mas em especial às empresas que desejam fechar parcerias de novos projetos de moda.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui