Licenciamento e moda: quando uma marca se torna tendência

Adaptação da matéria publicada na Licensing Magazine

O licenciamento tem o poder de combinar entretenimento e conteúdo para crianças e adultos e transformar isso em tendência através da moda para dar uma nova cara aos produtos. Nos últimos anos, a forma como ganha destaque e dita o foco do mercado ganhou credibilidade. As áreas de moda e de licenças trazem muitas possibilidades de colaboração e um projeto de licenciamento pode até mudar a sorte da empresa.

A união de atendimento online e offline, parcerias duradouras, segmentação da oferta e variedade de produtos faz nascer casos reais e bem-sucedidos de empresas que combinaram licenciamento e moda. A marca italiana GCDS, por exemplo, incluiu personagens como Pokémon e Hello Kitty em suas últimas coleções e o designer de moda americano Jeremy Scott elegeu as Meninas Superpoderosas, Bob Esponja e Olivia como desenhos que estão no auge da moda. Nos desfiles, as imagens ganharam destaque mundial, principalmente nas redes sociais, e deram mais visibilidade para marcas e empresas.

A marca italiana GCDS incluiu personagens como Pokémon e Hello Kitty em suas coleções. Crédito: Licensing Magazine

Outras empresas, como as italianas Benetton, Monnalisa e Iceberg, investiram em licenciar não só moda infantil, mas também para adultos as marcas como Pantera Cor-de-Rosa, Popeye e Peanuts (que tem o Charlie Brown e o Snoopy como desenhos principais). São personagens que originalmente foram criados para o entretenimento de crianças, mas têm ganhado cada vez mais espaço entre o público adulto.

A loja de brinquedos Kidult mostra uma tendência em que a idade não quer dizer nada: um adulto se reconhece e se liga a um personagem na infância ou adolescência e ele o acompanha pelo resto da vida. Jovens e adultos adoram encontrar seus personagens favoritos em roupas e acessórios porque aquilo fez parte da sua geração e faz parte da sua essência.

Com tantas marcas se tornando e outras que se mantêm como tendência, através do licenciamento, até os produtos eletrônicos da Nostalgia, dos anos 80 e 90, continuam atuais. Adultos e crianças acabam sendo “alvos” da mesma empresa e o licenciamento de personagens capturam a atenção, não só das crianças, como das mães.

Em Bolonha, na Itália, acontece uma feira de licenciamento que mostra as últimas tendências no setor e ajuda empresas a planejarem estratégias eficazes. Na edição de 2019, explorou aniversários históricos no mundo do licenciamento, como o 60º aniversário da Barbie e o 45º aniversário da Hello Kitty.

Para este ano, a feira promete ter um espaço dedicado para reunir empresas de moda e grandes marcas com o intuito de criar colaborações que tragam benefícios mútuos. A ideia dá destaque às marcas, mas em especial às empresas que desejam fechar parcerias de novos projetos de moda.

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