Lojas Renner tem forte desempenho operacional no primeiro trimestre

  • Receita Líquida de Venda de Mercadorias de R$ 814,5 milhões, 12,1% maior
  • Vendas em Mesmas Lojas cresceram 5,4% no primeiro trimestre deste ano
  • Margem Bruta da Operação de Varejo de 51,8% (+0,6p.p)
  • EBITDA varejo cresceu 73,7%
  • Melhora da produtividade – proporção entre despesas operacionais e receita liquida das vendas de mercadorias teve uma queda de 2,4 pp, ficando em 41,5%

A Lojas Renner S.A. (LREN3) encerrou o primeiro trimestre com receita líquida de venda de mercadorias de R$ 814,5 milhões, um crescimento de 12,1% na comparação com igual período de 2013. A assertividade da coleção outono-inverno somada à mudança no mix da Camicado foram fatores determinantes para o desempenho operacional e os resultados alcançados pela companhia, entre eles, um crescimento de 135,6% no lucro líquido que ficou em R$ 50,9 milhões.

As vendas em mesmas lojas cresceram 5,4% no primeiro trimestre deste ano. Se excluídos os efeitos da contribuição previdenciária sobre o faturamento, esse indicador teria crescido 6,8% no trimestre. Da mesma forma, a margem bruta da operação de varejo passou de 51,2% no primeiro trimestre de 2013 para 51,8% no trimestre encerrado em março de 2014. Se excluídos os efeitos da contribuição previdenciária, a margem bruta teria sido de 52,5%.

A empresa conseguiu uma diluição das despesas operacionais entre o primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado, de 43,9% para 41,5% sobre a receita líquida das vendas de mercadorias. Esse desempenho foi beneficiado pelo rígido controle das despesas, pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e pelo efeito da desoneração da folha de pagamentos.

PRODUTOS FINANCEIROS

O resultado de produtos financeiros, no primeiro trimestre deste ano, atingiu R$ 61,4 milhões, um aumento de 29,1% na comparação ano contra ano. As Receitas, Líquidas de Funding e Impostos, cresceram 15,5% no período e refletem as maiores contribuições das vendas financiadas no cartão Co-branded. O bom retorno do saque rápido e a baixa inadimplência impactaram positivamente o resultado.

Em março, o total de Cartões Renner emitidos somava 22,8 milhões com uma participação de 49,0% nas vendas de mercadorias no trimestre. As vendas sem encargosrepresentaram 38,4% das vendas totais deste primeiro trimestre e a condição de 0+8 parcelas com encargos registrou 10,6%. O ticket médio do Cartão Renner no primeiro trimestre de 2014foi de R$ 155,62 ante os R$ 146,91 do mesmo período do ano passado.

O Meu Cartão totalizou 1,7 milhão de cartões emitidos, tendo a sua carteira alcançado a marca de R$ 207,9 milhões, o que contribuiu com uma geração de receitas no valor total de R$ 24,3 milhões ante os R$ 10,8 milhões do primeiro trimestre de 2013.

Tabela

INVESTIMENTO (CAPEX)

Os investimentos em ativos fixos somaram R$ 77,4 milhões contra os R$ 36,8 milhões no mesmo período do ano passado. Desse montante, R$ 37,7 milhões foram aplicados na abertura e preparação de novas lojas, e R$ 21,5 milhões nos Centros de Distribuição, principalmente no que está sendo construído em Santa Catarina. No trimestre, foram abertas 1 loja Renner e 2 Camicado. 

Sobre a Lojas Renner 

A Lojas Renner é a maior varejista de moda no Brasil, com 218 lojas Renner, 48 Camicado e 15 Youcom, sendo a grande maioria instaladas em shopping centers (mar.14). A Companhia desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima de qualidade para mulheres, homens, adolescentes e crianças sob 17 marcas próprias, das quais 6 são representativas do conceito de Lifestyle, em que cada uma reflete um estilo de ser e de vestir. A Renner também vende acessórios e cosméticos por meio de duas marcas próprias e oferece itens específicos sob marcas de terceiros.

A Lojas Renner adquiriu, em maio de 2011, a Camicado, uma empresa no segmento de casa e decoração, e, em 2013, lançou a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada.

O público-alvo da Renner e da Camicado são mulheres entre 18 e 39 anos de idade que estão na faixa de consumo médio-alto. Já a Youcom, atende ao segmento jovem entre 18 e 35 anos de idade.

Desde 2005, a Companhia passou a oferecer produtos financeiros, tais como vendas financiadas, empréstimos pessoais e seguros. Em 2010, lançou seu cartão Co-branded com Master Card e Visa.

Fonte: FSB Comunicações – Paula Barcellos – (11) 3165-9589. 

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