Newzoo: mercado global de games gerará US $ 175,8 bilhões em 2021

Na semana passada, foi publicado o relatório “Global Games Market,” da Newzoo, com as últimas estimativas do mercado de games. Ele prevê que o mercado global de jogos de 2021 gerará receitas de US $ 175,8 bilhões, uma ligeira queda anual de -1,1%. Até o final do ano, haverá 2,9 bilhões de jogadores em todo o mundo.

“Isso marca a primeira vez na história da Newzoo que prevemos um declínio no mercado de jogos. Neste artigo, exploraremos os motivos e porque esse declínio não é motivo de preocupação para as perspectivas de longo prazo do mercado de jogos” – Newzoo.

Ao contextualizar o mercado de jogos em 2021, é importante mencionar que 2020 foi um ano de crescimento ímpar. As medidas de bloqueio relacionadas ao COVID-19 geraram um enorme interesse em jogos em todas as regiões e plataformas.

O lançamento no quarto trimestre do PlayStation 5 e do Xbox Series X | S selou um ano de crescimento recorde. Estimamos agora que o mercado de jogos gerou US $ 177,8 bilhões em 2020, + 23,1% ano a ano, o maior crescimento do mercado desde que a Newzoo começou a monitorar as receitas em 2012.

O efeito do COVID-19 na sociedade e no trabalho perturba o mercado de jogos AAA em 2021

Embora o impacto do surto do COVID-19 sobre o envolvimento e os gastos em 2020 tenha sido positivo, também há uma desvantagem para o impacto da pandemia no mercado de jogos.

Os bloqueios no primeiro semestre de 2020 afetaram a forma de trabalhar de quase todos, e os estúdios de jogos não foram exceção. Além disso, a pandemia continua a perturbar as cadeias de abastecimento globais.

Agora prevemos que o mercado de jogos para PC cairá -2,8% ano a ano, para US $ 35,9 bilhões em 2021. Desses, US $ 33,3 bilhões serão gastos em jogos baixados / encaixotados e US $ 2,6 bilhões em jogos de navegador. Para os consoles, agora prevemos que o mercado cairá -8,9% para US $ 49,2 bilhões, já que os efeitos colaterais do COVID-19 moldarão o mercado de consoles este ano.

Atrasos no lançamento de jogos estão afetando o desenvolvimento e a publicação em todo o mercado. Ainda assim, o impacto mais pesado está nos jogos com altos valores de produção e grandes equipes trabalhando juntas, normalmente o mercado AAA para console e – em menor grau – jogos para PC.

A programação de jogos para consoles de próxima geração foi afetada pela pandemia e continuará a ser interrompida pelo resto do ano, com muitos lançamentos já adiados para o segundo semestre deste ano ou mesmo 2022.

O impacto negativo também afeta o hardware, já que a escassez global de chips significa uma escassez de suprimentos para muitos produtos eletrônicos de consumo, incluindo consoles de próxima geração e componentes necessários para jogos de PC de última geração.

Como os atrasos no lançamento de jogos, a Newzoo espera que a escassez de hardware e componentes afete negativamente os gastos do consumidor com jogos de PC e console. “Agora temos uma ideia mais clara de como será o mundo quando a pandemia estiver sob controle e ajustamos nossa previsão do mercado de jogos de acordo.

Embora esperemos que muito do aumento do engajamento permaneça, haverá um retorno de curto prazo aos níveis de engajamento e gastos anteriores a 2020, à medida que as pessoas desfrutam de maior liberdade e gastam sua renda disponível em atividades sociais não relacionadas a jogos.”

Jogos mobile

A previsão é que os jogos móveis gerem US $ 90,7 bilhões em 2021, crescendo + 4,4% ano a ano. Isso representa mais da metade do mercado global de jogos, já que o segmento é menos afetado pelos efeitos do COVID-19 do que jogos para PC e console.

A complexidade relativamente menor de desenvolvimento significa que o segmento não é tão afetado por atrasos no jogo resultantes de mudanças nas condições de trabalho. No entanto, a remoção do IDFA (Identifier for Advertisers) da Apple está se aproximando do mercado, o que afetará o número de empresas de jogos para celular que medem o sucesso de suas campanhas de marketing.

O peso do impacto dessa mudança recairá sobre a parte do mercado de jogos para celular monetizado por meio de publicidade (o que não está no escopo da Newzoo, já que olhamos para as receitas geradas pelos gastos do consumidor) e jogos que dependem fortemente da segmentação precisa do usuário.

Também esperamos um impacto na aquisição de usuários e nas medições de desempenho de marketing em que os editores mobile bem-sucedidos contam para aperfeiçoar sua estratégia, mas isso será ofuscado em escala global por outros impulsionadores de crescimento subjacentes.

Por exemplo, uma parte significativa do crescimento da receita de jogos para celular vem da China, onde os ecossistemas da Tencent e da NetEase são fortes sem o IDFA. Essa confiança nos dados do jogador primário é apenas uma maneira dos desenvolvedores e editores mobile contornarem a remoção do IDFA.

Estamos confiantes de que os desenvolvedores mobile podem se ajustar à nova regulamentação e retomar um caminho de crescimento com bastante rapidez, razão pela qual mantemos uma perspectiva positiva para jogos móveis em 2021 e nos anos seguintes.

Qual é a perspectiva do mercado global de jogos?

O mercado de jogos continuará crescendo nos próximos anos, ultrapassando US $ 200 bilhões no final de 2023. Até então, projetamos que o mercado de jogos cresça com um CAGR de + 7,2% entre 2019 e 2023 para US $ 204,6 bilhões.

Para ilustrar que 2021 é apenas um salto de velocidade no crescimento contínuo do mercado de jogos, revisitamos a previsão de receita do mercado de jogos publicada em abril de 2020, quando o efeito do COVID-19 no mercado de jogos estava começando a ficar claro.

Embora nossa perspectiva fosse um crescimento constante em direção a 2023, o impacto do COVID-19 no mercado de jogos significou que muito desse crescimento foi antecipado em 2020. Este ano será um ano corretivo; mesmo com uma ligeira queda, nossa projeção para 2021 ainda está acima do que era há 12 meses.

Olhando para o futuro, projetamos que o mercado de jogos em 2023 gere $ 204,6 bilhões, quase $ 4 bilhões acima da nossa previsão de 12 meses atrás:

Os jogos mobile serão o segmento de crescimento mais rápido nos próximos anos; no entanto, os jogos de console levarão esse título para 2022, quando a programação de lançamento estará sobrecarregada devido a atrasos e mais pessoas poderão comprar os novos consoles.

Fonte: NewZoo

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui