Licenciamento cresce na América Latina segundo relatório da Licensing International

O negócio de licenciamento global teve um ano de destaque em 2021, apesar da pandemia, crescendo 7% desde 2019 para atingir US$ 315,5 bilhões em vendas, de acordo com o “2022 Global Licensing Industry Study” que a Licensing International divulgou essa semana.

Um dos melhores desempenhos do ano foi a categoria de vestuário, que representou 14% da receita global de vendas de produtos e serviços de licenciamento em 2021, com US$ 45 bilhões. Mas o relatório também identificou videogames e softwares, artigos esportivos, utilidades domésticas, produtos para animais de estimação, brinquedos, decoração e alimentos e bebidas como as categorias de crescimento mais rápido nos últimos dois anos.

Em termos de crescimento internacional, houve um salto de 9,5% na receita de vendas gerada na América Latina para US$ 12,9 bilhões, ficando atrás apenas dos EUA/Canadá, que aumentou 9,6% para US$ 186,2 bilhões. E todas as regiões do mundo experimentaram um salto, incluindo o Oriente Médio e África (aumento de 3,53%, para US$ 5 bilhões) e Europa Oriental (aumento de 1,59%, para US$ 9,9 bilhões). Aprofundando por país, o Brasil deu o maior salto, subindo para oito no mundo, com um aumento de receita de 12,3%, para US$ 5,9 bilhões.

Grande parte das vendas globais mais fortes do Brasil em 2021 (quase US$ 6 bilhões) veio do segmento de entretenimento e personagens, que inclui licenciamento de TV, filmes e videogames. No entanto, o estudo também descobriu que consumidores e varejistas se apoiaram em propriedades perenes e marcas bem estabelecidas durante a pandemia. Os licenciados se concentraram nas categorias de celebridade, corporativo, arte e publicação no ano passado para preencher uma lacuna em novos conteúdos de entretenimento causados por atrasos/cancelamentos de lançamentos nos cinemas.

Por fim, o relatório destaca uma mudança fundamental nos hábitos de compra do consumidor. Em 2021, 66% dos consumidores compraram produtos em lojas físicas, enquanto 34% compraram online, em comparação com 78% para lojas físicas e 22% para online em 2019.

O “2022 Global Licensing Industry Study” é uma coleção de dados coletados de análises de mercado, uma pesquisa do setor e ligações para profissionais de licenciamento. A Licensing International não realizou essa pesquisa em 2020 por causa da pandemia, então o novo relatório oferece uma comparação com 2019. Está disponível no site da Licensing International.

Fonte: Kidscreen

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