Novo projeto da ABRIN usa visual merchandising para ensinar a vender

Arquiteta, mestranda em Comunicação e Semiótica – PUC/SP, Cintia Lie Matuzawa (www.invarejob.com) vai apresentar aos lojistas, no projeto Arruma Loja e na Abrin Talks, soluções criativas e inovadoras para maximizar as vendas.

Estudos mostram que cerca de 70% da decisão de compra do cliente passa por uma vitrine atrativa, organizada e bem iluminada, fatores que levam o consumidor a entrar na loja e, consequentemente, comprar mais. Pensando nisso e com o objetivo de oferecer soluções práticas ao varejo de brinquedos, a ABRIN idealizou o projeto ‘Arruma Loja’, uma instalação prática e moderna que vai ensinar aos lojistas como construir um ambiente motivador na loja que resulte em mais vendas por meio do visual merchandising.

É parceira do projeto a especialista em visual merchandising e retail design Cintia Lie Matuzawa, premiada arquiteta e professora de faculdades como o IED BRASIL, a ESPM e FAAP. Matuzawa lida com plantas baixas, displays tridimensionais, entre outras técnicas como soluções inovadoras para encantar o cliente na loja, daí o sugestivo nome ‘Arruma Loja’ para o projeto da ABRIN.

O visual merchandising reúne técnicas do Marketing que transmitem a mensagem ao público consumidor da forma mais efetiva possível”, conta Matuzawa. “O propósito também é agregar valores onde se pode aguçar os cinco sentidos, tornando o ponto de venda encantador, charmoso e organizado”, explica.

A arquiteta diz que as lojas desde há muito tempo sempre buscaram atrair e encantar o cliente, mas a necessidade de se destacar com o aumento da concorrência e a globalização fez com que o visual merchandising, que usa o Marketing e a Comunicação essencialmente, se tornasse fundamental para o varejo.

Seres sensoriais que somos, nos sentimos atraídos ou repelidos por estímulos”, argumenta. Uma padaria que exale um cheiro agradável de café e pãozinho fresco, por exemplo, pode reter o cliente por mais tempo e fazê-lo comprar algo a mais. Já uma música de estilo que o consumidor não goste ou tocada muito alta, segundo a especialista, pode promover o efeito contrário – afastar o cliente. Portanto, levar em conta sons, cheiros, iluminação, organização e até temperatura fazem parte da lista de dicas que ela vai apresentar aos varejistas de brinquedos durante a ABRIN.

Na instalação ‘Arruma Loja’, além de visualizar as técnicas de VM, os lojistas poderão participar das Oficinas de Visual Merchandising e ter uma experiência interativa com a arquiteta, que vai detalhar as técnicas de visual merchandising aplicadas no espaço. As oficinas duram no máximo 15 minutos com horários pré-definidos. Ela ainda fará a palestra especial, no primeiro dia da ABRIN,18/03, às 13h com o tema “Visual Merchandising na dinâmica da Loja”.

SERVIÇO
Instalação ‘Arruma Loja’: ABRIN 2019 – Rua D/E
Oficinas de Visual Merchandising: dia 18/03, às 14h30 e 16h; 19/03, às 11h e 14h; e dia 20/03, às 14h e 16h, no ‘Arruma Loja’.
Palestra Especial “Visual Merchandising na Dinâmica da Lojas: dia 18, às 13h, na Abrin Talks.

ABRIN 2019 – 36ª FEIRA INTERNACIONAL DE BRINQUEDOS
Data: 18 a 21 de março
Horário: 10h às 20h (dias 18, 19 e 20); 10 às 18h (dia 21)
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Realização: ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos e Francal Feiras
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100 Site: www.abrin.com.br
Facebook: FeiraAbrin Twitter: @feiraabrin Google +: Feira Abrin

FEIRA DE NEGÓCIOS RESTRITA A PROFISSIONAIS DO SETOR.
PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS.

Fonte: Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos – Rochelle Sanchez – (11) 5908-8210. 

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