O Menino Azul de Cecília Meireles

Cecília Meireles, organizadora da primeira biblioteca infantil do país, em sua cidade natal, o Rio de Janeiro, e um dos grandes valores de nossa literatura, tem um estilo voltado para a simplicidade da forma e marcado, ao mesmo tempo, pela riqueza das imagens e dos símbolos.

No livro O menino azul, relançado pela Global Editora com novo projeto gráfico, capa e formato, Cecília conta a história de um garoto que desejava ter um burrinho manso que soubesse conversar, que conhecesse o nome das coisas e que pudesse inventar histórias.

O menino quer um burrinho/ que saiba inventar/ histórias bonitas/ com pessoas e bichos/ e com barquinhos no mar. A suavidade de sua poesia encanta tanto criança como jovens e adultos. Em O menino azul, o imaginário infantil, tratado com leveza, é a tônica dos versos e as ilustrações de Elma casam perfeitamente com este singelo poema de Cecília Meireles.

Sobre a autora: Cecília Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, onde faleceu, em 9 de novembro de 1964. Publicou seu primeiro livro, Espectros, em 1919. Em 1938 seu livro Viagem conquistou o prêmio Olavo Bilac de poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Um dos poetas brasileiros mais amados pelo público, foi jornalista, cronista, ensaísta, autora de literatura infantojuvenil, professora e pioneira na difusão do gênero no Brasil. Em 1965, recebeu, postumamente, o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Sobre a ilustradora: Elma nasceu em Recife e mora há alguns anos em João Pessoa, capital da Paraíba. Estudou Serviço Social e Relações Públicas. Tornou-se ilustradora por acidente, incentivada pela família. Tem três filhos e dois netos. Sempre esteve envolvida com o universo infantil e a literatura sempre foi um elo na relação com eles. Gosta de brincar com o imaginário infantil e, quando partilham livros e leituras, sempre encontram algo que vivenciam na realidade ou na fantasia. É parecida com O menino azul e sempre está dentro de um livro que ilustrou ou escreveu.

livro

 

Título: O MENINO AZUL

Autora: Cecília Meireles

Ilustradora: Elma

Editora: Global Editora

Páginas: 24

Preço: R$ 27,00

Edição: 3ª edição

Gênero: Literatura infantojuvenil

Fonte: Assessoria Grupo Editorial Globo – Lucilene Faquim – (11) 3382-5802.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui