O “Pomo de Ouro” do Licenciamento


Por Igor Reis

Mesmo que os blocos de Carnaval já estejam nas ruas, creio que posso começar este primeiro artigo do ano com um feliz 2018! Sim! Ter um pensamento positivo, independentemente da época que se deseja, sempre é válido e muito importante. Ainda mais depois de um 2017 bem complexo (para economizar nas palavras) e, por isso, desejar um bom ano aos brasileiros é ponto-chave para começar bem o ano. Todos nós precisamos acreditar, torcer e, principalmente, trabalhar para que 2018 seja fundamentalmente um ano maravilhoso… Como há muito tempo não vivenciamos em nosso País!

Para ajudar, já aviso que o “meu” 2018 começou excelente! E uma das razões deste início empolgante é ter a honra de escrever mensalmente neste espaço, pois além de estar rodeado de profissionais que admiro, é emocionante (e de grande responsabilidade) dividir ideias, experiências e dissertar sobre temas dos segmentos de entretenimento e licenciamento, com o principal objetivo de fortalecer este setor que tanto amo. No meu entender, temos potencial para ser cada vez mais importantes no mercado como um todo.

Enquanto pensava no primeiro tema, talvez ainda impactado pelo enorme sucesso da Comic Con – CCXP -, feira realizada em dezembro no Brasil, me pareceu muito apropriado falar sobre o segredo para o sucesso de um produto licenciado.

O título do artigo representa uma alusão a esta questão, pois para aqueles “raros” leitores que talvez não saibam o que é o “Pomo de Ouro” (raros porque é um assunto corriqueiro do universo de Harry Potter), posso explicar de uma forma simplista que o Pomo representa a vitória no jogo… A vitória no seu mercado de atuação. Na saga de Harry Potter, os bruxos são fãs incondicionais de um jogo chamado de Quadribol, uma mistura de “Rugby” com “Queimada” e “Cricket” e alguns outros esportes. Tudo isso voando sobre uma vassoura! Pois é, o fato é que, neste jogo, independentemente do placar, se um jogador conseguir encontrar e apanhar o famoso “Pomo de Ouro” (uma esfera dourada com asas que voa livremente pelo campo), sua equipe vence a partida imediatamente!

Então, inspirado nesta saga de enorme sucesso, fica fácil fazer uma alusão de que todos nós, profissionais de Marketing, P&D e/ou Vendas, sempre buscamos em nossa empresa ou vida profissional: apanhar o nosso “pomo de ouro”. Em outras palavras, encontrar um produto que seja o campeão de vendas e que pode, em um momento mágico, por alguma razão cair no gosto dos compradores e, principalmente, dos consumidores.

Assim, como na saga dos bruxos, a questão é qual o segredo para apanhá-lo e vencer o jogo? Porém, imaginando que todos os participantes têm o mesmo objetivo, a corrida para achar o “pomo” antes dos demais é fundamental para vencer.

Sem dúvida, contar com os melhores jogadores de quadribol, ou no caso da vida real, contar com os melhores e mais bem preparados profissionais do mercado é uma boa vantagem para qualquer empresa. Mas posso garantir, baseado nos meus mais 20 anos de experiência profissional, que o sucesso está na maior parte do tempo escondido no desenvolvimento de produto, na embalagem e/ou na campanha de marketing.

Garantir que um produto seja bem produzido em termos de qualidade, tenha uma boa embalagem, um preço adequado, uma boa distribuição e uma campanha de lançamento adequada são elementos da lição de casa básica. Nada muito diferente dos famosos (e já ultrapassados) 4Ps do Marketing.

Porém, no caso do licenciamento, um produto de sucesso tem que ter mais do que isso. Mesmo que muitas vezes a força do personagem consiga “esconder” algumas falhas desta lição de casa, quando se aproveita bem seus atributos e se alia um desenvolvimento que leva em conta o storytelling do personagem, ou criando uma embalagem que efetivamente conquiste o olhar do consumidor (chegando ao ponto de ter cuidado ao abrir, para não estragá-la). A chance dessa empresa estar muito próxima de pegar o pomo de ouro é efetivamente grande!

Muitos profissionais envolvidos neste processo, talvez pela correria do dia a dia, esquecem que também são consumidores (ou pelo menos já foram) de seus produtos. Estes devem ter em mente que são o primeiro ponto de contato, ou o primeiro termômetro do impacto do produto junto aos consumidores. Se esse determinado produto encantar esse profissional, se despertar nele o desejo de ter um exemplar para si, na maioria dos casos, o produto está no caminho certo para o sucesso… Ou até, mais adequado ainda, que este profissional está no caminho certo para pegar o seu pomo de ouro tão desejado.

A verdade é que no mercado de licenciamento, os profissionais envolvidos no processo de lançamento de um produto devem se colocar no lugar de seus consumidores. Esses profissionais têm que dominar o campo de quadribol, se transformando magicamente em jogadores que conhecem a história da partida, os atalhos do campo, que às vezes tem que se transformar em crianças para entender o contexto ou pensar como “geeks” para captar os detalhes mais profundos.

Somente um jogador consegue pegar o pomo de ouro em uma partida de Quadribol. E posso garantir que, quando isso ocorre, ele se sente o melhor jogador do mundo!

 

Igor Marto Reis é diretor de Marketing, Retail & Themed Entertainment da Warner Bros. Consumer Products no Brasil. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado em Administração de Marketing pela mesma instituição, o executivo também possui MBA de Gestão Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e atualmente é membro efetivo do Comitê de Marketing da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Com mais de 25 anos de atuação no mercado, Igor acumula passagens por importantes empresas como Cia Cervejaria Brahma, Caloi e Nestlé.

Contato: Igor.Reis@warnerbros.com

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