O que é?

Apesar de envolver questões legais e burocráticas, o licenciamento de marcas é uma forma de marketing que fala diretamente com consumidores apaixonados por uma marca.
A definição básica de licenciamento de marcas é bastante direta: é um contrato entre um licenciado que aluga os direitos de uma propriedade intelectual de um licenciante para uso em um produto ou serviço.
O licenciante é, então, quem possui ou representa essa propriedade.
Desde grandes empresas até pequenas, de diferentes segmentos, podem fazer negócios dessa forma. Já do lado das marcas, há diversos tipos de propriedades: entretenimento, esportes, moda, corporativas, arte, publicações, ONGs, entre outros. Só no Brasil, são mais de 600 marcas disponíveis para licenciamento. O ideal é escolher uma que converse com o tipo de produto/serviço e que tenha fãs que irão se identificar com ele.
Por que Licenciar?

O uso do licenciamento como ferramenta de marketing e extensão de marca proliferou nos últimos 30 anos. Quando bem executado, o licenciamento traz benefícios para todas as partes do negócio – proprietários e seus agentes, licenciados, varejistas e, em última análise, consumidores. Cada uma dessas partes tem seus próprios objetivos e metas que agregam valor ao produto ou serviço final.

Há muitas razões para um proprietário de propriedade intelectual (IP) conceder uma licença. O mais óbvio é gerar receita com os pagamentos de garantias e royalties,mas o licenciamento também pode servir a vários outros propósitos. Em alguns casos, esses “outros” motivos para licenciar podem ser mais importantes para o licenciante do que o simples dinheiro que é ganho. Um exemplo é a promoção da marca, que começa a aparecer em diversos produtos e se torna mais conhecida.

Já para o licenciado, a grande vantagem é a possibilidade de atingir novos públicos, ganhar mercados e aumentar sua receita. A força da marca acaba passando para o produto, que se torna mais confiável e reconhecido.

Quer saber tudo o que acontece nesse mercado de licenciamento de marcas? Acompanhe nosso portal e nossas redes sociais!

 

Para ficar fácil:

 

Propriedade intelectual (PI): qualquer criação da mente humana, como personagens, obras artísticas e literárias, músicas e imagens de pessoas, eventos ou programas de TV e cinema.
Licenciador: Proprietário ou representante da propriedade intelectual.
Licenciado: Empresa a quem é concedido o direito de usar a propriedade – fabricante, varejista ou prestador de serviços.
Licenciamento: Direito concedido de utilização de propriedades intelectuais.
Licenciante: Quem autoriza o licenciado a usar sua propriedade.
Produto licenciado: O produto ou serviço com a propriedade do licenciador.
Consumer Products Licensing: Palavra muito utilizada no mercado principalmente por empresas internacionais. Refere-se ao produto licenciado.
Royalties: Valor pago pelo licenciado ao licenciador para usar determinada propriedade intelectual.

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