O Trade pelo Neuromarketing

A função do trade é colocar o consumidor/shopper no centro das decisões e quem são eles? Pessoas, 100% pessoas, a partir dessa ótica, faltava algo a ser explorado além de matérias de marketing, vendas e psicologia, era preciso entender como se comportam as pessoas e para isso a temática do cérebro pelo neuromarketing foram determinantes.

O neuromarketing permite entender a melhor forma de colocar um produto em linha e posteriormente em qual local da loja, seja ela física ou digital, alcançará resultados.

A grande evolução, na minha opinião, é saber como se comportam entendendo seus movimentos espontâneos e não direcionando perguntas, que é basicamente o que acontece hoje.

Dividindo as funções do trade entre marketing e vendas, a matéria é fundamental e explico com exemplos.

Para vendas B2B através de vendedores conseguimos criar uma leitura de nossos clientes através da cronobiologia, que resumidamente, é entender o perfil de cada pessoa e basicamente saber qual o melhor horário que devemos abordar para negociar, inclusive a melhor hora de contatá-los para um lançamento por exemplo. Todos temos um cronotipo.

Em marketing, uma das aplicações de neuromarketing é sair do “chamar a atenção” maior foco, mas afirmo que nem sempre chamar a atenção transmite o que realmente precisa.

Conhecer o público e como ele se comporta transforma atenção em conexão.

Para finalizar, as emoções interferem no processo de decisão, portanto o neuromarketing utiliza métricas e análises para otimizar a venda.

Estamos falando em entender como satisfazer a necessidade do indivíduo, considerando que para isso é preciso estudar o comportamento consciente e inconsciente e nesse foco que entramos dentro do trade marketing com a aplicação de neuromarketing.

Uma frase usada, o neuromarketing não é um botão na cabeça das pessoas para fazê-las comprarem mais.

Neuromarketing não é fórmula mágica, mas te possibilita entender o contexto e dentro da subjetividade que são as percepções, ser assertivo nas construções de produtos e serviços.

Leandro Masteguim

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